Home Destaques Jaguar I-PACE completa trajeto com inclinação equivalente à subida do Everest

Jaguar I-PACE completa trajeto com inclinação equivalente à subida do Everest

Comentários desativados em Jaguar I-PACE completa trajeto com inclinação equivalente à subida do Everest

O Jaguar I-PACE totalmente elétrico completou o Everesting Challenge subindo 8.848 m (altura do Monte Everest) com uma única carga

O Jaguar I-Pace, veículo 100% elétrico da marca, completou o Everesting Challenge, enfrentando uma série subidas até atingir o equivalente a uma elevação de 8.848 m, que corresponde à altura do Monte Everest, com apenas uma carga. Elinor Barker, cliclista profissional experiente no desafio, foi a convidada para pilotar o veículo, que utilizou a tecnologia de frenagem regenerativa do I-PACE para gerar aproximadamente 60% de energia extra disponível ao longo das 16 descidas do percurso.

O local escolhido para o desafio foi a Great Dun Fell, também conhecida como “Mont Ventoux da Grã-Bretanha”, numa referência à assustadora etapa de montanha alpina do Tour de France. O local abriga a estrada mais alta de superfície do Reino Unido, composta por uma estreita faixa de asfalto definida por uma série de curvas e gradientes de até 20%, à medida que sobe 547 m desde o ponto de partida utilizado para o desafio até um pico de 8.848 m.


A chave para a conclusão do Everesting Challenge foi o sistema de frenagem regenerativa do I-PACE. Desenvolvido utilizando tecnologia do programa de Fórmula E da Jaguar Racing, o apelidado “regen”, é um capacitador essencial para o sucesso na pista. Em uma corrida média, o I-TYPE 5 gera cerca de 30% de energia adicional a partir do regen. Sem ele, o carro simplesmente não conseguiria completar a prova e chegar até a bandeira quadriculada do final.

Como preparação para o desafio, o I-PACE foi pré-condicionado utilizando o aplicativo Jaguar Remote App. Enquanto o veículo está conectado, o pré-condicionamento aquece ou resfria automaticamente a bateria para atingir sua temperatura ideal de operação. A temperatura desejada da cabine é estabelecida a partir da energia da rede elétrica cujo uso substitui a extração de energia da corrente da bateria do veículo, o que otimiza o alcance da direção, especialmente em tempo frio.


Outra característica que aumenta a eficiência do I-PACE é o Smart Climate, que usa os sensores do cinto de segurança para determinar quantos ocupantes estão viajando no interior. De acordo com a quantidade de passageiros, o sistema aquece ou refrigera as áreas relevantes da cabine, mantendo o conforto enquanto minimiza o uso de energia.

O Jaguar I-PACE oferece desempenho excepcional com aceleração de zero a 100 km/h em 4,8 segundos e até 470 km/292 milhas de alcance. A carga em viagens mais longas é facilitada pois o sistema de navegação Pivi Pro do I-PACE é capaz de localizar conexões adequadas e dados de rota apenas com alguns toques da tela inicial. Em apenas 15 minutos, carregadores de 50 kW DC e 100 kW DC podem somar, respectivamente, até 63 km e 127 km de alcance, respectivamente.

Artigos Relacionados
Leia mais em Destaques
Comentários estão fechados

Veja também

BMW i4 e iX são antecipados para Europa e confirmados para o mercado brasileiro

Modelos foram construídos sobre novas plataformas elétricas. O BMW i4 M50 é o primeiro car…