A Jaguar Land Rover anuncia que está trabalhando no desenvolvimento de uma nova tecnologia de conectividade para permitir a um veículo identificar a localização e a gravidade dos buracos, valetas e tampas de bueiros quebradas em vias públicas. Tais informações poderão ser compartilhadas em tempo real com outros veículos e com as autoridades locais pela nuvem de informações. Além de proporcionar mais segurança e evitar quebras e acidentes, essa tecnologia permitiria às autoridades a execução de reparos mais rapidamente.
Se um carro puder receber um aviso de outro veículo sobre buracos de grande proporção ou bueiros quebrados logo à frente, os motoristas então seriam capazes de diminuir a velocidade e evitar um acidente. Além disso, seria possível que o próprio carro ajustasse rapidamente as configurações de suspensão para reduzir o impacto e proporcionar mais conforto aos ocupantes.
 
A próxima etapa do projeto do Centro de Pesquisa Avançada da Jaguar Land Rover no Reino Unido é a instalação de nova tecnologia de sensor de superfície de estrada no veículo de pesquisa Range Rover Evoque, incluindo uma avançada câmera estéreo frontal digital.
 
A equipe de pesquisa da Jaguar Land Rover também estará trabalhando com o Conselho Municipal de Coventry, parceiro de inovação, para entender como a informação do estado das vias poderiam ser compartilhadas com as autoridades rodoviárias, e exatamente quais dados seriam mais úteis para suas equipes de manutenção de estradas identificar e priorizar os reparos.
 
 
Para Rachel Lancaster, conselheira e membro do Gabinete de Serviços Públicos na Câmara Municipal de Coventry, “como parte do nosso projeto ‘Cidades Inteligentes’, investigaremos como esse sistema de alerta da Jaguar Land Rover poderia nos fornecer dados em tempo real. Isso poderia nos dar um quadro muito preciso, minuto a minuto de danos nas superfícies de estradas, bueiros e esgotos.
Rachel informa que “já foram coletados uma grande quantidade de dados que monitoram cuidadosamente as imperfeições das vias na cidade, mas ter esse tipo de informação extra permite também melhorar ainda mais os programas de manutenção, o que economizaria o dinheiro do contribuinte”. 
O projeto também vai investigar se uma câmera experimental da Jaguar Land Rover poderia fotografar a imagem do buraco ou bueiro danificados – e compartilhar isso com as autoridades rodoviárias, em conjunto com uma localização GPS.
 
“Estamos apenas começando a explorar como podemos usar essa tecnologia, mas os dados que inclui a gravidade do problema, sua localização exata e uma imagem do local tem um enorme potencial”, acrescentou Lancaster. “Este é exatamente o tipo de informação que pode nos ajudar a identificar a causa do problema, priorizá-lo e entrar em contato com o responsável do bueiro ou rede de esgoto para consertá-lo mais rapidamente.”
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Ônibus VW moderniza frota argentina de transporte público

Como motorização MAN D08, esses dois Volksbus têm sistema EGR de tratamento de emissões, d…