Os modelos serão programados para seguir rotas que reduzem o impacto do enjoo de movimento em passageiros

A Jaguar Land Rover está desenvolvendo um software pioneiro que vai reduzir o enjoo de movimento de ocupantes de veículos, adaptando o estilo de direção dos carros autônomos do futuro, sem deixar de entregar a seus clientes uma viagem mais refinada e confortável possível.

Durante a fase de testes do projeto, uma “pontuação de bem-estar” personalizada foi desenvolvida para que o impacto do enjoo de movimento tenha redução de até 60%. Engenheiros do time de especialistas em software da Jaguar Land Rover do laboratório em Shannon, no Reino Unido, conseguiram implementar essa pontuação nos sistemas de direção autônoma.

O sistema inteligente combina 20 mil milhas percorridas no mundo real e em simuladores, a fim de de calcular um conjunto de parâmetros para dinâmicas de dirigibilidade, que serão avaliadas entre si. Um equipamento de machine learning avançado garante que o carro otimizará seu estilo de pilotagem baseado nas informações coletadas em cada milha percorrida com a frota autônoma.

Essa tecnologia pode, na sequência, ser utilizada para ensinar cada veículo da Jaguar Land Rover a dirigir de forma autônoma, mantendo as características individuais de cada modelo, como a performance de um Jaguar ou a capacidade lendária de um Land Rover. Tudo isso ajudará a Jaguar Land Rover a desenvolver a melhor experiência em cabine em um futuro autônomo, elétrico e conectado.

De acordo com estudos realizados na Universidade de Oxford, na Inglaterra, o enjoo de movimento afeta mais de 70% da população mundial e é causado, na maioria dos casos, pela observação, através dos olhos, de informações diferentes das que ouvidos, pele e corpo estão recebendo – por exemplo, quando passageiros leem livros durante longas viagens. Usando esse novo sistema de controle de aceleração, frenagem e posição em faixa – fatores que contribuem para o enjoo de movimento –, será possível reduzir a sensação de náusea dos passageiros.

Como resultado do projeto, engenheiros puderam desenvolver características mais refinadas para os sistemas de assistência ao motorista, como o controle de cruzeiro adaptativo e o sistema de monitoramento de faixa. Esse conhecimento mais profundo sobre o assunto está ajudando, inclusive, outras áreas da Jaguar Land Rover, como design e manufatura, para projetos atuais e futuros.

Esse é mais um passo da Jaguar Land Rover em sua jornada ao Destination Zero: uma ambição de transformar nossa sociedade em um local mais seguro e saudável, e fazer com que nosso meio ambiente fique mais limpo, por meio da inovação. Com a missão de aumentar a qualidade da vida urbana do futuro, a Jaguar Land Rover apresentou também o Project Vector, um conceito avançado para o futuro autônomo da mobilidade.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Groupe PSA recompra 10 milhões de suas próprias ações da Dongfeng Motor Group

Conforme os termos do Acordo de Recompra de Ações assinado em 17 de dezembro de 20191, e d…