O Jaguar de quatro portas com desempenho mais extremo é capaz de fazer 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e chegar a uma velocidade máxima limitada de 320 km/h

O Jaguar XE SV Project 8, sedã de quatro portas mais veloz do mundo, acrescentou um novo recorde à sua crescente lista de conquistas globais. O sedã com configuração padrão de quatro lugares rodou o circuito de 5,39 quilômetros do Autódromo de Dubai em 2:18,81 minutos, tornando-se o mais rápido carro de quatro portas em todo o circuito.

O XE SV Project 8 é o mais extremo sedã da Jaguar já produzido. Baseado no premiado Jaguar XE, o SV Project 8 é a versão mais preparada para pista, projetada e montada à mão pela Divisão de Operações de Veículos Especiais da Jaguar. Para preservar a exclusividade e a colecionabilidade do mais potente e ágil Jaguar de estrada, a marca irá construir e vender não mais do que 300 exemplares em todo o mundo.

O sedã com desempenho de um genuíno superesportivo já quebrou dois recordes de velocidade anteriores: o desafiador Nürburgring Nordschleife, de 20,8 quilômetros, na Alemanha em novembro de 2017, seguido pelo circuito Laguna Seca, na Califórnia em setembro do ano passado.

O novo recorde foi realizado pelo piloto de testes e engenheiro da Jaguar Land Rover, Xavi Barrio Duato. Ele traz consigo uma rica experiência de condução adquirida na Espanha e na China ao longo de décadas.

Salman Sultan, Gerente Regional de Relações Públicas e Mídias Sociais disse: “Nürburgring é um teste bastante usado para os fabricantes se desafiarem contra a concorrência, mas é apenas uma pista. Com o Jaguar XE SV Project 8, nosso objetivo é provar definitivamente que é o sedã de quatro portas mais rápido do mundo, estabelecendo recordes em várias pistas ao redor do mundo, sob diferentes condições climáticas e superfícies”.

“Estamos entusiasmados por ter o carro nos Emirados Árabes e sentimos que é importante que o Autódromo de Dubai – que é um grande circuito mundialmente reconhecido – tenha sido adicionado à lista de recordes definidos por este potente carro. Este registro de volta do Autódromo de Dubai é outra demonstração poderosa das credenciais de alto desempenho do Jaguar XE SV Project 8”, completa o executivo.

Sua emocionante mistura de potência explosiva, agilidade dinâmica e tração nas quatro rodas é o resultado de aprimoramentos significativos realizados pela SVO, que incluem painéis externos de alumínio e fibra de carbono leves, combinados com um motor V8 supercharged de 5.0 litros sob o capô.

O resultado é o desempenho de superesportivo do sedã da Jaguar, atingindo os 320 km/h e fazendo de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos.

Com produção limitada, o Jaguar XE SV Project 8 é o primeiro carro totalmente montado à mão por artesãos especializados da Divisão de Operações de Veículos Especiais, no novo Centro Técnico da SVO em Warwickshire, no Reino Unido.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Rio Grande do Sul teve 1.670 mortes causadas por acidentes de trânsito em 2018

Mais da metade das vítimas eram condutores ou motociclistas; especialista dá dicas para ev…