Home Notícias Kawasaki mostra como a eletrônica é sua aliada

Kawasaki mostra como a eletrônica é sua aliada

Comentários desativados em Kawasaki mostra como a eletrônica é sua aliada

Motocicletas se tornam mais eficientes e seguras à medida que a eletrônica ganha espaço e se populariza com o desenvolvimento de novas tecnologias que auxiliam na pilotagem.

Lá se foi o tempo em que ajustar a suspensão exigia uma série de ferramentas, horas de oficina e a experimentação de diferentes tipos de óleo até encontrar o acerto ideal… e isso só para um tipo de terreno ou percurso, claro. Com o advento da eletrônica, os engenheiros da Kawasaki criaram o sistema KECS (Kawasaki Electronic Control Suspension).

Disponível como equipamento padrão nos modelos Kawasaki: Ninja ZX-10R SE, Ninja H2 SX SE, Ninja ZX-10R, Versys 1000 Grand Tourer, o KECS é um sistema de suspensão semiativa, onde os sensores ligados às válvulas que regulam o fluxo de fluido dentro da câmara realizam uma leitura precisa do terreno e enviam sinais para ajustar o nível de amortecimento e manter o máximo de aderência e contato dos pneus com a superfície.

Na canela esquerda da suspensão fica o sensor que faz a leitura e envia os sinais para a unidade ECU e na direita as válvulas solenoides que ajustam automaticamente a calibragem da suspensão, dando segurança e estabilidade ao piloto nas mais diversas situações de pilotagem e piso. Comparada à versão anterior, ao adicionar a parte eletrônica na suspensão, a Showa conseguiu aperfeiçoar e tornar linear a curva de ajuste, minimizando os efeitos sentidos no guidão, além de proporcionar respostas ultrarrápidas, em apenas 0,001seg.

Na prática, com a moto sendo conduzida por uma estrada pavimentada e que repentinamente se torna irregular, com buracos e partes do piso soltas, são emitidos impulsos elétricos da suspensão para a CPU que devolve numa fração de segundo os parâmetros que ajustam o melhor curso, compressão e retorno através do aumento da pressão hidráulica, mantendo a estabilidade da moto. Tudo de forma automatizada, sem a necessidade de ativar nenhum botão, um sistema de segurança ativa que é nativo dos modelos topo de linha da Kawasaki.

Controle total até nas curvas

O ABS, sigla que já se tornou comum entre motociclistas e motoristas e que dá nome a um dos itens de segurança obrigatórios nos veículos a motor atuais, no caso da Kawasaki, alguns modelos contam com um ingrediente extra. O KIBS (Kawasaki Intelligent Anti-Lock Brake System) monitora a pressão hidráulica da pinça dianteira e várias informações da ECU do motor (posição do acelerador, rotação do motor, acionamento da embreagem e posição de marcha), é um sistema que vai muito além dos sensores de velocidade das rodas dianteira e traseira, padrão em qualquer sistema ABS.

A função básica do ABS todos já conhecem, evitar o travamento da roda e a perda de aderência do pneu com o solo, mas no caso do KIBS há uma conexão com outro importante dispositivo de segurança, o KCMF.

O KCMF (Kawasaki Cornering Management Function), ou Função de Gerenciamento de Curvas é um avançado pacote eletrônico nativo nos modelos Kawasaki: Ninja ZX-10R, Ninja H2 SX SE, Ninja 1000 e Ninja 1000 Tourer que monitora os parâmetros do motor e do chassi durante as curvas, modulando a força de frenagem e potência.

Funcionando em conjunto e na prática, ao se aproximar da curva e acionar as alavancas de freio, o KIBS entra em ação com a prevenção de RL (stoppie), mantendo as duas rodas em contato com o solo, em seguida entra em ação a eletrônica inteligente da IMU (Unidade de Medida Inercial), que analisa em uma fração de segundo os dados de potência do motor, torção do chassi e força de frenagem para ajustar, quando necessário, o controle de frenagem na curva, proporcionando uma transição suave desde a entrada até a saída da curva, permitindo ao piloto manter sua trajetória desejada e sem sustos. Também entra em ação o controle de tração, na tangência da curva, evitando algum excesso na aceleração e eventual deslize da motocicleta e, já na saída da curva é ativado o controle de empinamento (wheeling), funções que fazem parte do KTRC (Kawasaki Traction Control).

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

BMW amplia exclusividade com edições especiais Dark Edition

745Le M Sport, M135i xDrive e M235i xDrive Gran Coupé são as apostas da marca para uma exp…