Modelo é o único crossover de luxo de entrada a oferecer motorização exclusivamente híbrida em todas as versões

A Lexus do Brasil, marca de luxo da Toyota, anuncia a chegada às concessionárias do País do primeiro crossover compacto da marca, o UX 250h. Com design inovador, itens de luxo e recursos segurança e um sistema híbrido ultraeficiente, para muitos clientes o UX não será apenas seu primeiro Lexus, também será seu primeiro veículo de luxo.

O nome UX descreve o conceito de desenvolvimento do veículo: Urbano + Crossover (X-over) = UX.

Carregado de atitude dinâmica, o Lexus UX foi projetado para proporcionar uma condução rápida e envolvente com um comportamento suave da Lexus, tornando-o um representante único no segmento crossover compacto de luxo.

O UX é o primeiro Lexus desenvolvido sobre a nova plataforma de Arquitetura Global Compacta (GA-C: Global Arquitecture – Compact). Uma estrutura leve, porém, super-rígida, com baixo centro de gravidade e um ajuste refinado da suspensão, proporcionando ao UX uma agilidade e conforto ao dirigir únicos, além de uma personalidade distinta em design.

A Lexus, líder mundial em veículos híbridos de luxo, usou sua larga experiência em motorização híbrida com o desenvolvimento da quarta geração do sistema Lexus Hybrid Drive. Com 181 cv de potência combinada, o UX 250h alia alta eficiência energética a desempenho. Este híbrido proporciona uma condução arrojada com alta velocidade de resposta e uma sensação de aceleração suave e natural. O UX 250h está disponível com tração dianteira.

Este sistema híbrido combina o novo motor a gasolina de quatro cilindros de 2.0L acoplado a um motor elétrico em um transeixo híbrido de nova geração mais compacto, mais leve e com menos atrito interno do que os sistemas híbridos anteriores da Lexus. Comparada ao híbrido Lexus de tamanho similar, a unidade de controle de potência do UX é mais poderosa e, ainda assim, 20% menor e 10% mais leve.

O novo transeixo possibilitou a montagem de componentes do sistema híbrido em eixos separados, não em linha. O conjunto menor e mais leve reduz as perdas por atrito em 25% em comparação com os híbridos anteriores da Lexus.

A otimização do nível de assistência do motor elétrico e das rotações do propulsor a combustão produz uma sensação de aceleração contínua sem que o conjunto tenha que operar em altas rotações. A velocidade do propulsor é sincronizada com a velocidade do veículo para criar uma sensação de aceleração imediata e contínua.

A transmissão Hybrid Transaxle oferece força de frenagem responsiva do motor em seis estágios com uma sensação de troca semelhante à transmissão manual, usando os paddle shifts – alavancas de troca de marchas no volante (versão F-SPORT) ou a posição S na alavanca de troca.

A localização da nova bateria leve e compacta de níquel-hidreto metálico (NiMH) e do sistema de resfriamento compacto abaixo do assento traseiro ajuda a maximizar os espaços da cabine e da área de carga e dá suporte ao baixo centro de gravidade do veículo.

O Lexus UX 250h é equipado com o Seletor do Modo de Condução da Lexus, que permite ao condutor adaptar a experiência de dirigir escolhendo dentre quatro modos de direção.

O modo Normal proporciona o equilíbrio ideal entre o desempenho de condução e a eficiência de combustível; o modo ECO maximiza a economia de combustível em todas as condições de condução, suavizando a resposta do acelerador e controlando a operação do ar-condicionado; enquanto o modo Sport oferece uma resposta mais rápida do acelerador e uma sensação maior de direção assistida. O modo Sport S+ muda drasticamente a dinâmica da condução (exclusivo para a versão F-SPORT).

O Lexus UX 250h 2019 conta com nove opções de cores para o mercado brasileiro. Dentre elas, uma foi desenvolvida exclusivamente para o UX e está disponível nas três versões – Dynamic, Luxury e F-SPORT: a Laranja Terra. Esta cor proporciona vivacidade e uma sensação de profundidade usando um processo de pintura de camadas múltiplas que combina uma de base vermelha com uma de mica de incidência amarela.

As outras cores que podem ser encontradas nas três versões são Cinza Mercúrio, Cinza Titânio, Prata Platinum e Preto Grafite. O UX 250h Dynamic e Luxury ainda contam com a opção Branco Sônico (perolizada), enquanto a F- SPORT possui as exclusivas cores Branco Super Nova, Vermelho Rúbio e Azul Olímpo.

No Brasil, o modelo está disponível com motorização exclusivamente híbrida em todas as versões, como parte de estratégia da marca de contar com um portfólio exclusivamente híbrido no País. A quarta geração do sistema Lexus Hybrid Drive (LHD), desenvolvido especificamente para a nova plataforma GA-C combina a eficiência do motor a gasolina 2.0L a um motor elétrico.

O modelo 2019 já pode ser encomendado na rede de concessionárias Lexus de todo o País, nas versões Dynamic, Luxury e F-SPORT a preços que variam de R$ 169.990,00 a R$ 209.990,00, já com pintura metálica inclusa.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Rio Grande do Sul teve 1.670 mortes causadas por acidentes de trânsito em 2018

Mais da metade das vítimas eram condutores ou motociclistas; especialista dá dicas para ev…