A Volkswagen está presente na 17ª edição da Expodireto Cotrijal, uma das exposições agropecuárias mais importantes do país, que ocorre até sexta-feira, dia 11, na cidade de Não-Me-Toque, na região do Planalto Médio do Rio Grande do Sul. O estande da Volkswagen apresentará a linha 2016 da picape Amarok, a mais avançada do mercado brasileiro.
Realizada desde o ano 2000, a Expodireto é promovida pela Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial. O evento tem a presença de mais de 530 expositores das áreas de máquinas e implementos agrícolas, produção vegetal e animal, serviços e pesquisa, apresentando lançamentos e tecnologias para todos os tamanhos de propriedade.
A Cotrijal conta com mais de 5.500 associados e foi fundada em 1957. No ano passado, a feira recebeu mais de 235 mil visitantes e a expectativa para este ano é que o número possa passar de 250 mil. Em 2014 a feira movimentou aproximadamente R$ 3,2 bilhões em negócios, valor que poderá ser superado este ano graças à perspectiva de boas safras.
Tecnologia e alta robustez
O destaque do estande da Volkswagen na Expodireto será a Amarok Highline, versão topo de linha da picape média da marca. Para possibilitar aos visitantes um panorama da linha Amarok, também estarão expostas as versões Amarok Trendline Série Dark Label, Amarok Cabine Simples, Amarok Chassi Cabine e Amarok SE.
A Amarok Linha 2016 é a picape mais avançada tecnologicamente disponível no mercado brasileiro. Ela é a única na qual todas as versões são equipadas de série com sistema de freios ABS Off-road (exclusivo na categoria) com  distribuidor eletrônico da força de frenagem EBD, sistema de assistência à frenagem (BAS), sistema de frenagem sob chuva (RBS), sistema de controle de tração (TCS), bloqueio eletrônico do diferencial (EDL), controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em subida (HSA), controle automático de descida (HDC) e faróis de neblina.
 
Com tração integral 4MOTION e câmbio automático de oito marchas (exclusivo na categoria), a Amarok Highline tem desempenho fora de estrada extraordinário, grande capacidade de carga e excelente conforto de rodagem – comparável ao de um automóvel. Entre as novidades presentes na Amarok Highline se destacam a disponibilidade, como opcionais, de faróis bixênon com luz de condução diurna em LED e de airbags laterais, além do duplo airbag frontal de série. As bolsas dos airbags laterais, que protegem simultaneamente o tórax e a cabeça dos ocupantes, estão localizadas na lateral externa do encosto dos bancos dianteiros.
Outro recurso da versão topo de linha é o rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores, que facilita estacionar em vagas estreitas, reduzindo a largura total do veículo em 17 cm. Há também o aquecimento dos retrovisores externos (nas as versões que possuem o ajuste elétrico do retrovisor), que facilita as manobras e a condução em dias chuvosos. Como recurso adicional, a Amarok Highline dispõe de câmera de ré de série.
Ainda entre os itens inéditos de série das versões Trendline e Highline estão os  faróis de neblina com luz estática para conversão e o sensor de estacionamento dianteiro.
 
A Amarok é oferecida em sete opções de configuração, entre carroceria cabine simples e cabine dupla, com ou sem caçamba, tração 4×4 selecionável ou permanente, transmissão manual de seis marchas ou automática de oito marchas.
Na versão S da pick-up – oferecida em configurações de cabine simples (com tração 4×4) e de dupla (tração 4×4) – o motor 2.0 TDI conta com um turbocompressor e tem potência de 140 cv, que surgem a 3.500 rpm. O torque é de 34,7 kgfm, disponível a partir de 1.600 rpm.
 
Nas versões SE, Trendline e Highline, o motor 2.0 TDI tem dois turbos, o que eleva sua potência para 180 cv. O torque máximo é de 40,8 kgfm a 1.500 rpm, com o câmbio manual de 6 marchas. Com o câmbio automático de 8 marchas (recurso opcional para a versão Trendline e de série na Highline), o torque máximo é de 42,8 kgfm a 1.750 rpm.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Veja quem são os vencedores do Prêmio Top Car TV 2020

O Prêmio Top Car TV de 2020 foi realizado de forma virtual, devido a pandemia, da Covid-19…