Uma das falhas graves que podem acontecer na segurança em barras de direção, para veículos pesados é quando a coifa protetora da mesma se rompe, com isto ocorre a contaminação da graxa lubrificante por impurezas.
 
Estas impurezas em contato com o produto acentuam o desgaste do pino esférico do terminal podendo até ter o sacamento e, consequente, perda de dirigibilidade do veículo, podendo provocar acidentes de grandes proporções.
 
“É importante verificar a cada 5.000 Km se a coifa não está rasgada em toda a sua circunferência, e também verifique se o produto não tem folga”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
 
Outa recomendação é que seja verificado se a barra está empenada ou ainda se existe folga e desgaste. “Peças soldadas ou recondicionadas podem acarretar acidentes graves, pois qualquer movimento brusco ou buracos nas vias podem romper a peça, ocasionando a perda da direção. A folga na direção é facilmente percebida pelo motorista sendo necessária a verificação completa do sistema”, alerta.
 
O sistema de direção é composto pelas seguintes peças: Caixa de direção, coluna, barra lateral, barra de ligação, terminais de direção. Todos esses itens devem ser checados e trocados conforme a necessidade.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Renault inaugura carregador solar público em Fernando de Noronha

Os primeiros carros 100% elétricos de Fernando de Noronha foram entregues pela Renault em …