Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

 

 
A MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, e a Petrobras vão iniciar estudos de novas tecnologias em combustíveis e motores com testes em bancada. Os primeiros ensaios serão realizados em laboratório recém-inaugurado pelo Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), localizado em Curitiba (PR) e  desenvolvido com investimento de R$ 6 milhões da Petrobras.
 
O projeto é o primeiro resultado do convênio tecnológico firmado entre a MAN Latin America e a Petrobras, no fim de 2011. Com a parceria, testes realizados pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) utilizarão motores MAN como base para pesquisa e desenvolvimento de novos combustíveis. Nesta fase, os motores adotados são o MAN D08 e o MAN D26, que equipam grande parte dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN.
 
Entre as frentes de trabalho, as engenharias das duas empresas vão se dedicar a desenvolver combustíveis e motores capazes de atender às demandas de uma mobilidade sustentável, incluindo novas legislações. Os esforços vão se concentrar na pesquisa de soluções que propiciem aumento de eficiência energética e diminuição dos níveis de emissão de poluentesa, além da otimização no uso de fontes renováveis de energia.
 
Laboratório tem tecnologia de última geração para teste de motores
 
O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) construiu o laboratório de teste de motores para veículos pesados já adaptado às normas previstas na fase P7 do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). A nova bancada de testes está instalada dentro do Laboratório de Emissões Veiculares (Leme), tornando-se a estrutura independente mais completa do Brasil no que diz respeito ao cumprimento da nova legislação.
 
\"\"
 
A bancada será usada como ferramenta para o teste de motores de última geração, para o desenvolvimento de novos combustíveis e adequação dos atuais, incluindo diesel de baixo teor de enxofre, misturas de diesel com biodiesel e outros combustíveis alternativos para o segmento de veículos pesados. Entre as atividades previstas, estão estudos de desempenho dos motores com uso de diversos combustíveis; avaliação dos sistemas de tratamento e pós-tratamento de gases de escape; testes de desempenho mecânico dos motores Euro 5; além de pesquisas tecnológicas e científicas. A bancada está preparada para testar motores de até 440 kW de potência.
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Fiat Argo Sting reforça esportividade do modelo

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.Novo kit bicolor da Mopar permite…