Muito se sabe sobre a importância da revisão e manutenção preventiva antes de pegar a estrada, mas pouco se fala sobre os cuidados com o veículo após uma temporada na praia, que é um dos destinos mais procurados no Brasil para as férias de fim de ano. Líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, a Monroe dá dicas para conservar a aparência e os componentes metálicos do automóvel antes e depois da viagem. 
“A lataria e as peças de metal do veículo, incluindo o conjunto da suspensão e os amortecedores, sofrem com a ação corrosiva da maresia, que acelera o processo de oxidação”, informa o coordenador de Treinamento Técnico da Monroe, Juliano Caretta.
O especialista diz que para minimizar e eliminar esses efeitos é recomendado polir o automóvel antes de colocá-lo na estrada, pois a cera atua como película contra a corrosão. Porém, o mais importante é a lavagem pós-viagem, preferencialmente no mesmo dia da volta. 
Segundo Caretta, a melhor forma de limpar as peças é utilizar shampoo automotivo ou água e sabão neutro. Não é necessário recorrer a serviços especializados, desde que seja possível realizar a limpeza por baixo do veículo. Vale ressaltar que alguns estabelecimentos utilizam materiais alcalinos ou derivados de petróleo, que podem prejudicar os componentes de borracha. 
Outra situação bastante comum é a entrada de areia em peças articuláveis, como haste e retentor, se estiverem com a coifa de proteção danificada ou rasgada. Sujeira, terra, pó e outros agentes similares provocam danos irreversíveis, reduzindo a vida útil dos componentes. 
Manutenção preventiva
Aconselha-se a revisão das condições da peça quando o veículo atingir aproximadamente 40 mil quilômetros rodados e, após este período, a realização de checagens periódicas ou, ainda, conforme orientação da montadora. A inspeção do equipamento também é recomendada quando o motorista notar problemas de dirigibilidade, independentemente da quilometragem do veículo. Ruídos na suspensão, solavancos, balanços excessivos e falta de contato dos pneus com o solo são alguns dos principais sinais de desgaste.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Nissan comemora 20 anos de uma história de sucesso no Brasil

Da importação de carros à fabricante nacional de automóveis, marca consolida sua presença …