Tecnologia EQ Boost gera 22 cv para melhores arranques e retomadas.

O Mercedes-AMG CLS 53 4MATIC+ chega ao Brasil, introduzindo o conceito de coupé com quatro portas, a terceira geração do automóvel que apresenta uma combinação única entre design esportivo, performance e eficiência. Traz uma grade frontal caracterizada pela dupla lâmina horizontal, a saia dianteira com design A-wing (o defletor aerodinâmico tem o aspecto da letra “A”), soleiras laterais exclusivas da AMG, a traseira com difusor e o acabamento das ponteiras redondas do escapamento em cromo de alto brilho.

A energia para o sistema elétrico embarcado de 48 volts é gerada pelo motor de arranque/alternador EQ Boost. A rede convencional de 12 volts também á suprida pelo novo sistema por meio de um conversor de tensão. Com isso, a capacidade total das baterias do veículo foi aumentada, disponibilizando mais energia elétrica e, assim, permitindo também que novas funções inovadoras sejam introduzidas.

O motor de arranque/alternador EQ Boost é um componente-chave do sistema de 48 volts e não serve apenas como alternador – também é responsável por funções híbridas. Isso permite economias de combustível anteriormente restritas apenas a tecnologias híbridas de alta voltagem.

Essas funções híbridas incluem um impulso extra, dado diretamente pelo motor elétrico, com 22 cv de potência e 250 Nm de torque, recuperação de energia, mudança do ponto de carga, modo ‘deslizamento’ (roda livre) e a religação do motor virtualmente imperceptível com a função start/stop.

A síntese de exclusividade e esportividade é reforçada também pelos bancos esportivos com visual integral, com acabamento com layout exclusivo AMG e logotipo de marca, cintos de segurança vermelhos e elementos de acabamento em fibra de carbono ou fibra de vidro em prata fosco. O interior reforça a esportividade do modelo com o novo volante AMG Performance de série em couro nappa.

O novo motor em linha de 3,0 litros é acoplado à transmissão AMG SPEEDSHIFT TCT 9G, que impressiona pelos tempos de troca de marchas extremamente curtos, rápida resposta aos comandos das aletas de mudança, função de dupla debreagem e múltiplas reduções de marchas. Seja de forma automática ou comandadas pelo motorista utilizando as aletas de comando no volante, trocas de marchas ascendentes e descendentes são realizadas instantaneamente. Nos modos “Sport+” e condução manual, especialmente, a transmissão é muito reativa.

A força do motor é transmitida à estrada pelo sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+. Esse sistema inteligente combina as vantagens de diferentes conceitos de tração: a distribuição de torque totalmente variável entre os eixos dianteiro e traseiro assegura não apenas uma tração otimizada, mas o motorista também pode desfrutar de alta estabilidade de condução e alto nível de segurança em quaisquer condições, em piso seco, molhado ou na neve. A transição entre a tração nas rodas traseiras e nas quatro rodas e vice-versa acontece sem intervalos, pois o controle inteligente está integrado à arquitetura geral de sistemas do veículo.

Nos modelos 53, a direção eletromecânica sensível à velocidade tem redução variável. Ela impressiona por sua sensibilidade precisa. A assistência da direção é disponibilizada nos modos “Comfort” ou “Sport”. As características correspondentes a cada modo são ativadas automaticamente, com base no programa de condução DYNAMIC SELECT. No modo “Sport”, há maior sensibilidade quanto ao status do veículo.

O CLS 53 4MATIC+ apresenta a última geração de sistemas de condução oriunda da Classe S. A gama de sistemas de assistência e segurança tem estrutura modular. São equipamento de série o Assistente de Frenagem Ativo, Lane Keeping Assist, ATTENTION ASSIST, Speed Limit Assist e o sistema de proteção dos ocupantes PRE-SAFE Plus.

O modelo também conta com nove airbags no total, considerando os dianteiros para condutor e passageiros, os laterais para condutor e passageiro dianteiro, os laterais nos bancos traseiros, os de cortina e o que está presente na altura dos joelhos do motorista.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Público poderá acompanhar as 24 Horas de Le Mans ao vivo do cockpit dos Ford GTs

Os quatro Ford Gts da equipe Ford Chio Ganassi em Le Mans: retorno ao circuito onde a marc…