Fruto da iniciativa estratégica para o futuro “adVANce”, a Mercedes-Benz Vans apresenta ao mercado a Vision Van, um estudo de veículo comercial leve revolucionário para o espaço urbano. Como parte de um sistema completo na cadeia de fornecimento, ela agrupa uma grande variedade de tecnologias inovadoras para entrega de encomendas, definindo requisitos de performance e soluções para as futuras gerações desses veículos.
Com a adVANce, a Mercedes-Benz Vans está evoluindo em seu papel de apenas fabricante de vans para um fornecedor de soluções completas para o sistema. A Vision Van dá respaldo a esta estratégia, constituindo uma prova concreta da capacidade de inovação da Empresa. Como resultado, a Vision Van se destaca por um grau de interconectividade de informações e tecnologias sem precedentes. Trata-se da primeira van do mundo a apresentar um conceito abrangente para uma cadeia de processos totalmente interconectada por meio digital, desde o centro de distribuição até o destinatário.
 
A Vision Van dispõe de um compartimento de carga totalmente automatizado, drones integrados para entrega autônoma pelo ar e um moderno comando por joystick. Graças a um potente propulsor elétrico de 75 kW com autonomia de até 270 km, a entrega de encomendas é feita sem emissão de poluentes. Além disso, como o propulsor elétrico funciona praticamente sem ruído, a Vision Van facilita as entregas mesmo à noite, até em áreas residenciais, na opção Same Day Delivery.
 
“Com a Vision Van, estamos apresentando o veículo comercial leve totalmente interconectado, limpo e inteligente do futuro”, afirma Volker Mornhinweg, Head da Mercedes-Benz Vans. “Ela reúne muitas soluções concretas para o futuro das entregas urbanas, por exemplo, um compartimento de carga totalmente automático, drones de entrega que voam autonomamente e inovadores sistemas de comunicação”.
Vision Van interliga numerosas tecnologias inovadoras
A Vision Van se torna o elemento central inteligente em uma cadeia de distribuição totalmente conectada. Novas ferramentas controlam a expedição de encomendas, a gestão totalmente automatizada do compartimento de carga e até o planejamento de rotas para o veículo e os drones de entrega. Além disso, elas calculam os percursos ideais para os entregadores. Por exemplo, os pacotes enviados são monitorados automaticamente no centro de logística. Veículos automáticos carregam as prateleiras num procedimento automatizado de carga de uma só vez, o chamado One Shot Loading. Para a entrega manual no ponto final, a gestão inteligente do compartimento de carga fornece os pacotes automaticamente ao entregador por meio de uma saída específica para essa finalidade no interior do veículo.
 
Paralelamente, o sistema abastece dois drones, cada um com uma carga útil de dois kg, que podem entregar encomendas autonomamente num raio de 10 km.
A interação de um software de comando baseado em nuvem com um hardware ideal gera ganhos significativos em termos de tempo e eficiência, elevando a qualidade e flexibilidade dos serviços de entregas urbanas a um novo patamar. Por exemplo, o tempo de entrega por encomenda e o tempo de parada do veículo junto à via diminuem consideravelmente. Além disso, o veículo oferece novos meios para que a entrega ocorra no próprio dia em que é efetuada a encomenda, no momento exato selecionado pelo consumidor final. Ou seja, a tecnologia garante que as falhas na entrega praticamente deixem de existir.
“Com a Vision Van, nós integramos a inteligência de um moderno centro de logística a um veículo”, realça Volker Mornhinweg. “Segundo nossas previsões, isso permite aumentar a produtividade da entrega em até 50%”.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Nissan comemora 20 anos de uma história de sucesso no Brasil

Da importação de carros à fabricante nacional de automóveis, marca consolida sua presença …