O Mercedes-Benz C 300 Sport passa a ser o modelo topo de linha da família Classe C no Brasil. Com motor turbo de 2 litros com injeção direta de terceira geração e 245 cv. O novo modelo traz uma novidade importante, que passa a ser adotada por todas as versões do Classe C: o câmbio 9G-TRONIC, com nove velocidades, que contribui para um comportamento ainda mais dinâmico, ao mesmo tempo em que aumenta significativamente o conforto de rodagem e a eficiência energética.
 
As diferentes versões do Classe C são produzidas no Brasil desde março de 2016, na fábrica de automóveis da Mercedes-Benz localizada em Iracemápolis, no interior do estado de São Paulo. O modelo é líder em vendas no segmento dos sedãs premium no País e também o mais vendido da marca no Brasil. Nos primeiros quatro meses deste ano, foram vendidas 915 unidades do Classe C no mercado brasileiro.
Vários itens dão ao C 300 Sport uma personalidade muito especial. Visualmente, o modelo conta com acabamento interior e exterior AMG Line e vem com o pacote Night que contempla retrovisores, frisos de para-choques e da grade frontal todos com acabamento em preto, além das novas rodas AMG de 18 polegadas com cinco raios e fundo preto brilhante, garantindo uma aparência diferenciada e muito mais esportiva. Um toque especial do C 300 Sport é a possibilidade de o condutor escolher o som do motor que mais lhe agrada por meio do sistema DYNAMIC SELECT: é possível optar por desfrutar do sistema de som para escutar suas músicas preferidas praticamente sem escutar o motor no trânsito urbano ou, ao curtir a dirigibilidade esportiva do veículo em uma estrada sinuosa, por exemplo, ouvir pelo mesmo sistema o desempenho sonoro do motor de 245 cv.
 
O motor 2,0 litros do C 300 Sport combina rapidez de resposta e alta potência com os mais altos níveis de eficiência e excelente desempenho em emissões. Ele leva o veículo de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos e permite atingir 250 km/h (velocidade limitada eletronicamente). O sistema de injeção direta com combustão dirigida por aspersão utiliza um processo de injeção múltipla de precisão controlado eletronicamente, capaz de realizar até cinco injeções por ciclo, conforme a necessidade.
 
A sofisticada tecnologia de injeção direta é complementada pela “ignição múltipla rápida”: após a primeira descarga da vela de ignição, a bobina é recarregada rapidamente e ocorre outra descarga. O sistema possibilita até quatro descargas sucessivas em um milésimo de segundo, criando um plasma no interior da câmara de combustão com maior rapidez de expansão que a obtida pela ignição convencional, proporcionando maior desempenho com menor consumo e menos emissões.
A função ECO start/stop, que há mais de dez anos já equipa toda a linha de automóveis Mercedes-Benz, desliga o motor quando o veículo para, dando a partida automaticamente assim que o motorista toca no acelerador novamente. Ela conta com um recurso especial que agiliza a partida: quando o motor é desligado, um sensor registra a posição do virabrequim e seleciona o pistão melhor posicionado para receber a primeira ignição na partida. 
 
A chegada ao mercado brasileiro do C 300 Sport marca também a introdução da eficiente e dinâmica transmissão automática 9G-TRONIC em todos os modelos Classe C. Com nove velocidades, a 9G-TRONIC é a primeira transmissão automática do segmento premium com conversor de torque hidrodinâmico e sua moderna concepção permite uma redução no consumo de combustível de até 4,5% (dependendo das condições de uso e modo de dirigir). Ao mesmo tempo, proporciona um nível inédito de conforto e dinamismo.
 
Três programas de condução (Comfort, Sport e Sport+) permitem ao motorista pré-selecionar as características das trocas de marchas ou realizá-las por meio das borboletas posicionadas no volante. Quando solicitada de forma esportiva, a 9G-TRONIC pode “saltar” marchas nas reduções de velocidade, indo da 5ª para 3ª velocidade, por exemplo.
 
As nove marchas da transmissão 9G-TRONIC permitem uma condução com alta eficiência em baixas rotações, com trocas suaves e quase imperceptíveis proporcionadas pelos reduzidos intervalos entre as marchas. A redução do atrito interno e a maior amplitude de redução, incluindo marchas mais longas, aumentam o conforto e reduzem os níveis de ruído e o consumo de combustível.
Apesar das duas marchas a mais, em comparação com o câmbio 7G-TRONIC PLUS anteriormente usado no Classe C, a transmissão 9G-TRONIC tem tamanho tão compacto como a de sua antecessora e é até mesmo um quilograma mais leve, graças ao alojamento do conversor de torque de alumínio e à carcaça de liga de magnésio extremamente leve da caixa de engrenagens. Três sensores de rotação monitoram o funcionamento, transmitindo ao controle eletrônico os dados necessários para selecionar as marchas mais adequadas e executar as trocas de modo altamente eficiente.
 
A suspensão esportiva do C 300 Sport proporciona reações ágeis e diretas, oferecendo ao mesmo tempo o mais alto padrão de conforto de rodagem do segmento. O eixo dianteiro com quatro braços desempenha papel importante nas ágeis características de dirigibilidade, reagindo de forma mais sensível ao comando do volante e permitindo uma condução mais esportiva.  A suspensão independente traseira com cinco braços garante qualidades de controle insuperáveis e suprema estabilidade em linha reta.
 
 
Entre os vários sistemas de assistência ao condutor, o C 300 Sport conta com o ESP® CURVE DYNAMIC ASSIST, que proporciona mais estabilidade e melhor dirigibilidade em curvas por meio do reconhecimento da necessidade de equilíbrio de forças nas rodas, distribuindo a tração via diferencial para as rodas de fora.
O Cross Wind Assist (assistente de ventos transversais) reduz o esforço do condutor nas estradas e aumenta a segurança, em especial em altas velocidades. O sistema detecta golpes de vento súbitos e fortes que poderiam influenciar na trajetória do veículo e ajuda a evitar que ele seja empurrado para os lados aplicando de forma seletiva os freios nas rodas do lado em que há ação do vento, sem perder velocidade. Essa ação também é importante ao cruzar pontes altas ou na ultrapassagem de veículos mais pesados.
Outro importante sistema de segurança é o ATTENTION ASSIST, que atua com mais de 40 parâmetros de reconhecimento e detecta quando o motorista demonstra sinais de fadiga ao volante, alertando-o por meio de sinais sonoros e visuais, além de sugerir uma pausa para descanso. O C 300 Sport é também equipado com airbag de joelhos do lado do motorista, que auxilia na proteção das pernas em caso de colisão e oferece estabilidade adicional para todo o corpo.
Ainda em relação aos sistemas de segurança, o ao tirar o pé do acelerador repentinamente, o condutor pode contar com a ação do PRIMING (pré-carregamento), que mantém as pastilhas dos freios automaticamente em contato com o disco, de modo que a distância de frenagem seja diminuída. Outro destaque é o BRAKE DRYING (sistema de secagem dos freios), que em condições de pista molhada, diminui a umidade dos discos de freio em intervalos regulares, de modo que a potência de frenagem esteja disponível.
 
O novo Classe C 300 Sport chega ao mercado com preço sugerido de R$ 241.900,00.
 
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Programa de estágio da Hyundai tem vagas para São Paulo e Piracicaba

Prazo para se candidatar às vagas vai até 30 de novembro A Hyundai Motor Brasil está com i…