Dos mais variados tipos e com as mais diversas combinações, o café arrebata fãs em todas as partes do mundo. Em homenagem a este grão tão aromático, a Organização Internacional do Café elegeu o dia 1º de outubro como o Dia Internacional do Café. Nós, da Mercedes-Benz, também oferecemos o efeito despertador que muitos buscam em uma xícara de café através de uma tecnologia que completa uma década.

Há dez anos, a Mercedes-Benz apresentava ao mundo o seu sistema de alerta de sonolência ATTENTION ASSIST, como o primeiro no mundo. Este sistema consegue detectar sinais típicos de fadiga e sugere que motoristas sonolentos façam uma pausa na direção, garantindo mais segurança no trânsito. Para isso, um símbolo intuitivamente reconhecível de uma xícara de café é mostrado no painel de instrumentos do automóvel. O convite para uma pausa não poderia ser mais simples e internacionalmente identificável.

Como funciona a tecnologia

O ATTENTION ASSIST mede mais de 70 parâmetros e os avalia para detectar sonolência. Esse monitoramento contínuo é necessário para registrar a transição da vigília para a sonolência e para alertar o condutor em tempo. Com base nestes dados, o assistente cria um perfil de motorista individual durante os primeiros minutos de cada viagem. Esse perfil é, então, comparado com os dados atuais do sensor e a situação de direção predominante pela unidade de controle eletrônico do automóvel. Além da velocidade e aceleração, o sistema também registra, por exemplo, a operação dos indicadores e dos pedais, assim como influências externas, como ventos laterais ou ondulações da estrada.

Para a Mercedes-Benz, prevenir acidentes relacionados ao estresse e elevar os níveis de segurança do motorista é um dos principais objetivos do nosso desenvolvimento de novas tecnologias.

O assistente já é um equipamento padrão em todos as séries de modelos da Mercedes-Benz e, até hoje, mais de 14 milhões de veículos já foram entregues aos nossos clientes munidos desta tecnologia, garantindo mais segurança na condução por meio de um educado “convite para um café”.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias

Veja também

Fiat divulga condições especiais no Dia do Supernegócio

Só neste sábado (19), a Fiat fará um esforço jamais visto para compartilhar preços imbatív…