Veículo de número 55.555 é um eCitaro que representa tecnologia mais inovadora da família de ônibus Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz atingiu, no final do mês de novembro, o marco histórico de produção de 55.555 ônibus urbanos da linha Citaro na Europa. Essa expressiva conquista foi representada pelo modelo “eCitaro”, a versão totalmente elétrica e livre de emissões dessa família de veículos e que foi entregue à empresa Bergkvarabuss, da cidade portuária de Trelleborg, no Sul da Suécia.

Roman Biondi, chefe de vendas da Daimler Buses, afirma que o Citaro é uma referência na história mundial do ônibus. “Com o lançamento do eCitaro, o desenvolvimento dessa linha entrou em uma nova fase. O modelo elétrico é a nossa resposta à necessidade de ônibus urbanos silenciosos e livres de emissões. Como resultado, ele está fazendo com que nossas cidades se tornem lugares muito melhores para se viver”.

O ônibus que alcançou esse marco histórico faz parte de uma encomenda de 10 unidades do eCitaro para operação em Trelleborg. Essa é a segunda encomenda do modelo elétrico da Mercedes-Benz pela Bergkvarabuss. Equipado com doze grupos de baterias e com capacidade total de 292 kWh, o veículo atinge níveis de autonomia viáveis mesmo no clima severo dos invernos da Escandinávia.

A Bergkvarabuss atua em todas as áreas de transporte por ônibus, seja em serviços regulares urbanos, escolares, rotas rodoviárias e traslados para navios de cruzeiro em cidades portuárias. Com matriz na cidade sueca de Kalmar, a operadora conta com mais de 30 filiais na Suécia, Dinamarca e Alemanha, com uma frota de mais de 1.000 ônibus, o que a torna a maior empresa privada do segmento na Europa.

Empolgante história do Citaro da Mercedes-Benz

O Citaro de número 55.555 é destaque na empolgante história de sucesso desses ônibus urbanos de piso baixo da Mercedes-Benz. Na estreia mundial de sua primeira geração, em 1997, os inovadores designs externo e interno, além das inéditas tecnologias de bordo, assinalaram o início de uma transição rumo ao transporte urbano amigável, econômico e seguro.

Depois de vender mais de 32.000 unidades, a segunda geração do Citaro chegou em 2011 e continuou a ter as mesmas qualidades, só que mais aprimoradas do campeão de vendas original. Foi também o primeiro ônibus urbano do mundo a atender a norma de emissões Euro 6, já em 2012.

Seja quanto à proteção do meio ambiente, tecnologia de segurança ou conforto, o Citaro tem estabelecido cada vez mais marcos de progresso e assim segue desempenhando um papel pioneiro no mercado – como recentemente, com a introdução do eCitaro totalmente elétrico e livre de emissões. Apresentado no ano passado, o eCitaro já está operando com sucesso em várias cidades europeias.

Ao longo de sua carreira, o Citaro da Mercedes-Benz também recebeu muitos prêmios. Foi eleito o “Ônibus do Ano” em várias edições, incluindo 2019, como modelo híbrido, econômico e de baixas emissões. Desde 1998, também tem sido o tradicional vencedor de “Melhor Veículo Comercial” em sua categoria.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Suzuki Jimny vem com novidades na linha 2022

Disponível em quatro versões, SUV traz atualizações estéticas e mantém o mesmo DNA 4×…