Empresa voltará a produzir caminhões e ônibus na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) a partir de 11 de maio

Em proteção aos seus colaboradores na retomada das atividades, e de maneira inédita entre os fabricantes de veículos comerciais, a Mercedes-Benz construiu um ambulatório de campanha para tratamento específico de funcionários com sintomas do Coronavírus. Instalada dentro das instalações da Companhia em São Bernardo do Campo (SP), esta unidade dispõe de leitos, ventiladores mecânicos e outros equipamentos, com cerca de 30 profissionais da área médica no atendimento.

“Essa iniciativa faz parte de uma série de medidas preventivas que estamos tomando para voltar a produzir caminhões e ônibus no País a partir de 11 de maio com segurança e garantindo a saúde de todos”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “O retorno dos colaboradores será gradual, inicialmente com metade do pessoal de produção, havendo depois um revezamento. A fim de evitar aglomerações, os funcionários de atividades administrativas continuam, na grande maioria, em home office. Queremos todos seguros e protegidos na volta ao trabalho. Na pandemia, estamos enfrentando muitos desafios, num cenário sem precedentes no mundo. Tempos difíceis exigem de nós flexibilidade, resiliência e, acima de tudo, colaboração. Essa é a nossa missão”.

Além desse inédito ambulatório de campanha, a Mercedes-Benz do Brasil dispõe de um ambulatório interno para outras especificidades. Isso aumenta a proteção e os cuidados médicos e de saúde aos colaboradores.

“Para oferecer mais proteção ainda ao nosso pessoal em seu retorno, cada colaborador receberá um kit com cinco máscaras laváveis e reutilizáveis”, informa Schiemer. “A recomendação é para que esse EPI seja utilizado na ida ao trabalho, durante suas atividades na empresa e na volta para casa, reduzindo assim o risco de contato dos funcionários e de seus familiares com o vírus”.

Campanha informativa prepara a volta à fábrica

Com base em recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), a Mercedes-Benz preparou uma cartilha de prevenção e proteção contra o Coronavírus com uma série de informações, orientações e dicas que irão ajudar a todos na volta à fábrica. Este material se destina a colaboradores e terceiros de todos escritórios e fábricas da Empresa, do Banco Mercedes-Benz e da Rede de Concessionários, além de ajudar a prevenir fornecedores, visitantes e familiares.

A cartilha ensina como usar a máscara de forma adequada, o modo certo de colocar, retirar e higienizar. Também orienta sobre quando se deve lavar as mãos e como. E principalmente, o que fazer em caso de sintomas da Covid-19, tanto em casa, como no trabalho, seguindo sempre as orientações do serviço médico.

As dicas envolvem ainda os cuidados com transporte na ida e na volta ao trabalho, especialmente para quem utiliza ônibus, metrô e trem, respeitando as regras de distanciamento de 1,5 metro e o uso de máscara.

A cartilha destaca também as medidas que a Empresa tomará na entrada e na saída da fábrica, como monitoramento de temperatura de funcionários e terceiros, além de mais um monitoramento ao longo do dia. Quem for identificado com temperatura acima de 37,5 graus C não poderá acessar a planta. Na volta às atividades da fábrica, o controle de visitantes será mais rigoroso, recomendando-se a redução de visitas.

A limpeza e desinfecção de máquinas, equipamentos e ferramentas será realizada nos intervalos e trocas de turno. Além disso, cuidados especiais serão observados com os itens compartilhados durante o processo, assim como as limpezas periódicas adicionais durante o turno de trabalho.

Kits de limpeza serão disponibilizados nas áreas para que os colaboradores possam cuidar de forma adequada dos seus locais de trabalho. Haverá também recomendações e cuidados específicos para áreas de produção e escritórios, restaurantes, banheiros, vestiários, elevadores e áreas comuns.
“As orientações vitais de saúde e segurança devem ser seguidas por todos da família Mercedes-Benz e em todas as fábricas. Cada um de nós tem um papel importante nessa jornada. Juntos, venceremos essa batalha”, conclui Schiemer.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Mercedes-Benz inaugura a primeira fábrica 4.0 de chassis de ônibus do Brasil

Com investimento de mais de R$ 100 milhões, nova linha de produção de chassis de ônibus é …