Fruto de uma parceria exclusiva com a Grunner, o Axor 3131 já opera de forma regular com direção autônoma na colheita da cana no interior de São Paulo.

O extrapesado Axor 3131 é o primeiro caminhão Mercedes-Benz com direção autônoma a ser utilizado numa operação diária regular no Brasil. Fruto de uma parceria exclusiva com a Grunner, empresa de tecnologia para o campo, esse inédito modelo fora de estrada já opera 24 horas por dia na colheita da cana-de-açúcar no interior de São Paulo, região considerada a maior produtora do País.

Esse lançamento foi anunciado por Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, juntamente com Stefan Buchner, chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks, na abertura do Salão Internacional de Veículos Comerciais – IAA 2018, maior evento mundial do setor, que está sendo realizado em Hannover, na Alemanha.

“Esse inovador Axor 3131 se destaca pela tecnologia e conectividade, que desenvolvemos em conjunto com a Grunner”, informa Philipp Schiemer. “A direção autônoma é controlada por um sistema que inclui piloto automático, GPS e georreferenciamento, sendo utilizada exclusivamente nos trechos mapeados da fazenda onde acontece a colheita”.

Segundo o executivo, dois caminhões Axor 3131 já estão em operação. “Unimos o conhecimento agrícola da Grunner e a expertise da Mercedes-Benz em caminhões fora de estrada para desenvolver um produto de avançada tecnologia e excelente desempenho e produtividade no transbordo de cana picada”, afirma Philipp Schiemer. “Como resultado, a solução da Grunner é aplicada com exclusividade nos caminhões da nossa marca, que atenderam plenamente às demandas do nosso parceiro. Ou seja, não somente As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve. A Mercedes-Benz ouve também o campo. Aliás, ela ouve, faz e entrega o produto e a tecnologia que o cliente nos pede”.

Para Stefan Buchner, chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks, a unidade brasileira dá mais um passo decisivo rumo à introdução dos caminhões autônomos no Brasil. “Nossa equipe no Brasil desenvolveu esse excelente recurso de conectividade, que prova nossa liderança indiscutível no campo de condução e conectividade. Esse veículo mostra que a Mercedes-Benz do Brasil está no caminho certo. Nossa equipe está preparada para a chegada de tecnologias avançadas – quando o mercado estiver pronto e os clientes solicitarem esses recursos, estaremos prontos para entregar”.

“A operação do Axor com direção autônoma reforça o compromisso da Mercedes-Benz na introdução de novas soluções para os clientes no mercado brasileiro”, diz Philipp Schiemer. “Estamos alcançando assim um novo marco histórico no desenvolvimento de caminhões no Brasil”

O novo Axor 3131 atua lado a lado com as colhedoras de cana, também de condução autônoma, que fazem a colheita e o corte, já lançando a cana picada diretamente na carroçaria do caminhão. A velocidade média dos veículos gira em torno de 6 km/h na área da colheita.

Terminado o carregamento, o motorista assume o controle do Axor para a etapa de transbordo aos treminhões, ou seja, o descarregamento da carga nos caminhões de maior capacidade, que completam o ciclo de transporte levando a cana às usinas de açúcar e etanol.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Di Grassi inicia no sábado (16) campanha pelo bicampeonato

Em temporada de muitos recordes e vitórias, Lucas pode ampliar marca extraordinária na Fór…