Marca britânica será representada por cinco equipes e cinco protótipos MINI John Cooper Works Rally na 41º edição da competição.

A MINI Motorsport, divisão esportiva da marca britânica, e sua parceira X-raid anunciaram a intenção de participar da 41ª edição do Rally Dakar, com cinco veículos MINI John Cooper Works Rally. Considerada a prova de off-road mais longa e severa do mundo, o Rally Dakar será realizado entre os próximos dias 6 e 17 de janeiro, no Peru. A MINI será representada por cinco equipes, sendo quatro times X-raid MINI JCW Rally e a ORLEN X-raid, que contará com a dupla campeã do Rali do Marrocos 2018, formada pelo piloto polonês Jakub “Kuba” Przygonski e pelo navegador belga Tom Colsoul.

Os cinco veículos MINI John Cooper Works Rally, que já concluíram seus testes preliminares para a disputa do Dakar, seguem agora rumo ao Peru, país escolhido para sediar a edição 2019 da principal competição do calendário de ralis da temporada. Os cinco carros MINI JCW Rally e suas equipes estão mais do que preparados para o desafio a ser disputado entre o deserto e trechos montanhosos do país andino. Ao longo da temporada de ralis de 2018, as equipes apoiadas pela parceira X-raid registraram uma sequência de sucessos. A vitória no Rali Rota da Seda 2018, realizado em julho último na Rússia, foi uma das duas conquistas notáveis ​​do piloto cazaque Yazeed Al-Rajhi e seu navegador alemão Timo Gottschalk. O outro triunfo foi em casa no Rali do Cazaquistão, em junho.

A dupla espanhola formada por Joan “Nani” Roma e Alex Haro assegurou três vitórias em 2018 – 32º Baja Portalegre 500, em outubro; Corrida do Deserto do Turcomenistão, em setembro; e o 15º Baja da Hungria, em agosto. Como bicampeão do Rally Dakar – em 2004, na categoria Motocicletas, e em 2014, na categoria Carros –, Roma ainda está sedento por outro triunfo na competição. O terceiro MINI JCW Rally ostenta a bandeira da Argentina, com a dupla Orlando Terranova e Ronnie Graue. A vitória dos argentinos no Desafio Inca, rali disputado no Peru em setembro e que integra o Dakar Series, os coloca em boas condições para encarar o Dakar 2019, onde o bom desempenho diante do calor e da areia será fundamental para determinar a vantagem diante dos rivais ainda nos estágios iniciais.

A dupla formada pelos experientes Boris Garafulic, do Chile, e Filipe Palmeiro, de Portugal, se juntará aos outros três times X-raid MINI JCW Rally. O quinto protótipo MINI JCW Rally correrá o Dakar sob as cores da equipe ORLEN X-raid, de Jakub “Kuba” Przygonski e Tom Colsoul. Com quatro vitórias em nove etapas do Mundial de Rali da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) ajudaram Przygonski a garantir o título de campeão da temporada 2018 – e com isso em mente, a jovem estrela polonesa está mais do que preparada para enfrentar o próximo Rally Dakar.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Ford Ranger 2020 chega ao Brasil em quatro versões

A versão flex deixa de ser oferecida na linha, como reflexo da baixa procura no mercado A …