O ministro das Cidades, Bruno Araújo, lançou na última terça-feira (13), no Palácio do Planalto, o Programa de Renovação de Frota do Transporte Público Coletivo Urbano (REFROTA 17). Na presença do Presidente da República, Michel Temer, o ministro afirmou que por meio dessa inciativa será possível gerar empregos, renovar a frota e contribuir para o aumento da qualidade de vida das pessoas que utilizam o sistema. “Estamos atendendo todas as recomendações do presidente Michel Temer, nesse momento em que o Brasil procura de forma unida sair de uma profunda crise econômica, ajudando com ações que possibilitem reformular a situação do país”, disse. 
O Programa estabelece linha de financiamento de R$ 3 bilhões em recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o financiamento de 10 mil ônibus. “O REFROTA 17 significa a modernização de 10% da frota nacional estimada em 107 mil unidades. O setor gera 540 mil empregos diretos. Vamos ativar toda uma cadeia de produção e serviço”, reiterou Araújo.
O presidente Michel Temer falou sobre a iniciativa do ministro. “Parabenizou Bruno Araújo pelo lançamento do REFROTA 17 e pela implementação de medidas que contribuam para o aquecimento da economia nacional”, ressaltou.
Mobilidade – O Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte) visa financiar projetos de mobilidade urbana com recursos do FGTS. 
Atualmente, a frota nacional de ônibus do Sistema de Transporte Coletivo tem 1.800 empresas atuantes. Ao todo, mais de 30 milhões de brasileiros são transportados diariamente, segundo a Associação Nacional de Transportes Urbanos.
Outros atrativos como prazo de carência e garantias ainda serão discutidos entre o MCid, representantes do FGTS e demais interessados. O agente financeiro poderá ser escolhido pelo interessado no financiamento. A contrapartida mínima permanece em 5% do valor total do investimento.
O evento contou ainda com a presença do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, do presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi e do secretário nacional de Mobilidade Urbana, José Roberto Generoso.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Nissan Frontier bate recorde de participação de mercado no Brasil em fevereiro

Picape média teve 11,9% de participação de mercado no segmento A Nissan Frontier segue ace…