Entrega marca a conclusão de licitação vencida pela Mercedes-Benz para fornecimento de 1.600 unidades do chassi LO 916 R para cidades de todo o Brasil

Mais um lote de 168 ônibus escolares Mercedes-Benz foi enviado para os municípios paulistas por meio do programa Caminho da Escola do FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação). Os veículos doados pelo Governo do Estado de São Paulo serão utilizados para o transporte de estudantes em zonas rurais.

Todos os veículos são equipados com carroçaria Caio e atendem às especificações do modelo ORE 2 (Ônibus Rural Escolar – Categoria Médio) com 44 assentos, mais o banco do motorista. Os chassis de micro-ônibus possuem suspensão dianteira e traseira adequadas à aplicação severa, bloqueio de diferencial automático, pneus mistos (terra/asfalto), para-choques elevados e itens de acessibilidade como porta larga e DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), que permite acesso prático e seguro aos alunos que têm dificuldade de locomoção.

Os ônibus disponibilizam dois assentos reservados a alunos com deficiência física e os cintos de segurança têm quatro pontos. Além disso, a carroçaria dispõe de porta-pacotes vazados para acomodação de mochilas. O layout do salão de passageiros permite transportar 44 crianças sentadas confortavelmente.

Como todo chassi de ônibus da marca, o LO 916 R se destaca no mercado pela melhor acessibilidade, força, robustez e resistência para as mais variadas aplicações do transporte de passageiros em rodovias e situações off-road.

Micro-ônibus ORE 2 foi desenvolvido para o Caminho da Escola

“Vocacionado para operações em estradas rurais e vias não pavimentadas, a versão R do LO 916 foi desenvolvida especificamente para o Caminho da Escola, atendendo às especificações do FNDE”, diz Gustavo Nogueira, Gerente de Vendas Governo.

Os balanços dianteiro e traseiro curtos facilitam a circulação em solos acidentados. Além disso, o LO 916 R oferece excelente manobrabilidade, característica notadamente importante em estradas e locais com reduzido espaço para a movimentação do veículo.

O bloqueio de diferencial melhora a tração em terrenos de baixa aderência, muito comum em estradas não asfaltadas. A atuação automática desse sistema facilita o dia a dia do motorista, que pode se concentrar ainda mais na condução do ônibus.

Os pneus de maior banda de rodagem (235/75 R 17,5) são específicos para uso misto em terra e asfalto. Além disso, o LO 916 R para aplicações rurais se destaca por itens como filtro de ar com elemento de segurança, limitador de velocidade de 70 km/h e tacógrafo digital.

O LO 916 R vem equipado com DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), que assegura um acesso prático e seguro aos alunos quem têm dificuldade de locomoção. Isso significa transporte acessível e seguro para todos.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Martin Daum, CEO da Daimler Truck AG, é o novo presidente do Conselho de Veículos Comerciais da ACEA

Associação Europeia de Fabricantes de Veículos Comerciais reúne os CEOs dos fabricantes eu…