Extreme E anuncia a chegada de Nico Rosberg ao campeonato com equipe própria – Rosberg Xtreme Racing (RXR) – que fará sua estreia em 2021 e marcará o retorno de uma antiga rivalidade com Lewis Hamilton que também tem sua própria equipe na série pioneira de off-roads elétricos.

Liderada por Nico Rosberg, campeão mundial de Fórmula 1 em 2016 e empresário de sustentabilidade, a equipe é uma evolução da Team Rosberg, fundada em 1994 pelo pai de Nico e também campeão mundial de F1 em 1982, Keke Rosberg. A RXR se baseia no sucesso da equipe no Campeonato Alemão de Carros de Turismo (DTM), bem como na carreira pós-F1 de Nico Rosberg como empresário no campo da mobilidade sustentável.

Desde que se aposentou da Fórmula 1, Rosberg investiu em várias empresas de sustentabilidade e também é um dos primeiros investidores e acionistas da ABB FIA Fórmula E. Em 2019, Rosberg fundou o GREENTECH FESTIVAL, uma plataforma global para mostrar tecnologias verdes pioneiras.

Em setembro passado, Lewis Hamilton, seis vezes campeão mundial de Fórmula 1, anunciou a criação de sua própria equipe de corrida, a X44, que também fará sua estreia no Extreme E. Isto significa que Rosberg e Hamilton, dois grandes rivais na F1, vão competir mais uma vez entre si, mas desta vez será como donos de equipes.

RXR e Extreme E compartilham o compromisso de educar e inspirar o público do programa a agir na luta contra a mudança climática, tanto internacional quanto localmente, em um calendário de cinco corridas em 2021, passando por quatro continentes. O compromisso da equipe se estende a atividades e projetos com instituições de alto nível e iniciativas que geram impacto social e ambiental mensurável nos lugares remotos que o Extreme E irá visitar. Um dos primeiros projetos que o RXR apoiará em sua temporada de abertura é uma iniciativa da Fundação Príncipe Albert II de Mônaco, que trabalha com comunidades rurais no Senegal para monitorar os recursos hídricos disponíveis e o estado da vegetação.

Falando sobre a apresentação da equipe, o fundador e CEO da Rosberg Xtreme Racing, Nico Rosberg, disse: “Estamos muito satisfeitos em apresentar a Rosberg Xtreme Racing como a mais recente equipe do Extreme E. A série representa uma oportunidade incrível não apenas para aumentar a conscientização, mas também para inspirar ações na luta contra as mudanças climáticas, a maior ameaça ao nosso planeta atualmente. Desde que me aposentei da F1, tenho dedicado minha carreira às tecnologias sustentáveis, então posso combinar esses esforços com minha paixão por correr, é incrivelmente satisfatório. ”

Alejandro Agag, fundador e CEO da Extreme E, disse: “Estamos muito satisfeitos por finalmente anunciar que a Rosberg Xtreme Racing vai ser parte da nossa programação para a primeira temporada da Extreme E. Temos falado sobre este projeto por muitos meses e estamos muito satisfeitos que tenha escolhido Extreme E para seu retorno formal ao automobilismo como fundador e CEO de sua própria equipe de corrida. Há claramente uma grande sinergia entre os esforços de Nico no campo da sustentabilidade e os objetivos do Extreme E, razão pela qual sua equipe é muito bem-vinda à série. ”

RXR é a nona equipe a entrar no Extreme E, que competirá no início de 2021 em cinco locais remotos ao redor do mundo que já estão danificados ou seriamente ameaçados pelas mudanças climáticas devido a problemas como o derretimento das calotas polares, desmatamento, desertificação e aumento do nível do mar.
As equipes vão competir com um off-road elétrico chamado ODYSSEY 21, que pode ir de 0 a 100 km / h em 4,5 segundos, com inclinações de até 130%. É fabricado pela Spark Racing Technology, com uma bateria produzida pela Williams Advanced Engineering e pneus especialmente construídos e desenhados pela Continental Tyres, que são os mais radicais que a empresa alguma vez produziu.

Coincidindo com a entrada da equipe no Extreme E, o fabricante líder de catamarãs de luxo ecológico Sunreef Yachts e o presidente da empresa, Francis Lapp, expandiram sua parceria com Nico Rosberg e agora também são parceiros oficiais da equipe Rosberg Xtreme Racing. Outros parceiros serão anunciados nos próximos meses.

Foto: Rosberg Xtreme Racing

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Troller Brasil Festival reúne mais de 150 carros no rali em Itu

A tradicional prova de final de ano foi considerada uma das melhores dos últimos tempos O …