Novidade será uma das atrações da marca no Salão de Tóquio, marcado para o final desse mês

A Nissan revelou hoje (02) o IMk, um carro-conceito que reúne design elegante, tecnologias de ponta e a poderosa aceleração da motorização elétrica em uma carroceria compacta para criar a “última palavra em carro compacto urbano.” Modelo será umas das atrações da marca no Salão de Tóquio, marcado para o fim desse mês.

O carro 100% elétrico dá pistas sobre a nova direção da linguagem estilística da Nissan e como ela ajuda a dar vida à Nissan Intelligent Mobility – a visão da marca para mudar a forma como os veículos são propulsionados, conduzidos e conectados à sociedade.

Imersos nessa visão, os designers e engenheiros da Nissan estudaram o segmento automotivo predominante no Japão e que tem se tornado tendência em todo o mundo – o compacto urbano. Para atender as exigências dos clientes em termos de conectividade e condução ágil, que se encaixem em uma grande variedade de necessidades e estilos de vida, a Nissan partiu para a criação de um carro urbano que pudesse se destacar diante de qualquer outro modelo do segmento.

O resultado é o conceito IMk. Mais do que apenas um compacto urbano funcional, esse veículo elegante construído sobre a novíssima plataforma de veículos elétricos reduz o estresse do motorista enquanto oferece emoção e segurança.

Equipado com as últimas tecnologias avançadas ProPILOT de assistência à condução e recursos que permitem conectividade ininterrupta, o IMk revela como deverá ser o visual e as sensações proporcionadas pelos carros com foco em um uso urbano em um futuro próximo.

“O Nissan IMk é um veículo elétrico compacto para uma nova era, criado para se sentir em casa em meio à paisagem urbana, tal qual uma pequena cidade japonesa tradicional”, explica Satoru Tai, diretor-executivo de design na Nissan. “O IMk faz a fusão entre um visual moderno e ‘limpo’, inspirado em sua herança japonesa, com a tecnologia elétrica de última geração. Ele não se restringiu aos conceitos convencionais do segmento kei do Japão, mas a cultura japonesa aparece mesclada em seu design. Trata-se de um pequeno carro elétrico de luxo que, espero, muitos clientes venham a dirigir”.

Design: imponência inspirada no ‘Futurismo Atemporal Japonês’

A aparência e as proporções do IMk refletem uma estética minimalista, valorizada pela nova filosofia de design da Nissan chamada de ‘Futurismo Atemporal Japonês’. Adotando a natureza simplista do design tradicional japonês, o exterior é caracterizado por linhas fluidas. Motivos japoneses cuidadosamente aplicados acrescentam requinte e história. Mergulhado na paleta de cores Akagane – que reflete uma cor vermelho com toques de cobre – o conceito homenageia os artesãos que moldavam este metal para produzir obras de arte funcionais.

Um olhar mais cuidadoso revela outros elementos do “DNA japonês” em todo o IMk. O característico “escudo” V-motion e o conjunto de lanternas traseiras exibem um visual que remete a treliças feitas de madeira.

“Incorporamos o ‘DNA japonês’ no design do IMk”, afirma Tai. “Por exemplo, o tratamento do para-choque, rodas, pneus, vidros, rampas traseiras, teto e spoiler de teto emprestam a padronagem fluida dos mizuhiki, artesanato tradicional japonês em que são usados fios coloridos de papel washi, criado a partir do arroz. Assim como o design do mizuhiki é naturalmente fluido, no IMk este padrão fluido matiza a frente, traseira e laterais do conceito, resultando em um aspecto totalmente novo, tanto do lado de fora como de dentro. Substituindo a grade dos modelos movidos a gasolina, o escudo representa um novo elemento da assinatura a partir da redefinição da nossa linguagem estilística. Associa função e estilo, dando ao veículo inspiração e força visual, ao mesmo tempo em que oferece proteção e tecnologias avançadas na parte de baixo, já que incorpora sensores e componentes eletrônicos”.

Design interno: um habitáculo aconchegante com funcionalidades de última geração

A cabine do conceito IMk da Nissan é um novo tipo de “sala”, que remete ao ambiente de uma cafeteria ou lounge. O longo banco com textura perfurada acomoda de forma relaxante, dando a impressão de se estar sentado em uma nuvem flutuante. Já o painel e as laterais das portas são forradas com materiais em tons claros, contribuindo para a atmosfera de aconchego. Os detalhes na cor Akagane encontrados no painel de instrumentos, portas e volante de direção proporcionam clareza ao interior e uma sensação de acabamento premium ao veículo como um todo.

Ripas de madeira aparecem entrelaçadas na parte inferior das portas, fazendo reverência à técnica japonesa kigumi de trabalho em madeira, dando uma sensação de calma interior. Este detalhe fica ainda mais destacado graças à iluminação dissimulada. O carpete escuro em tom de café com fios de fibra metálica entrelaçados acentuam o cenário relaxante e aconchegante.

O fino painel do IMk não tem controles físicos, como botão de partida e câmbio borboleta. Em vez disso, o IMk revela configurações e controles que acentuam o conforto da cabine, com ícones suaves e reluzentes sobre o acabamento Akagane.

Importantes informações de condução, como velocidade e instruções de navegação, parecem “flutuar” por meio de um display em formato de prisma com cantos chanfrados. Informações customizadas são comunicadas ao motorista por meio de displays holográficos. A iluminação indireta interna empresta o esquema de cores do display em formato de prisma, dependendo do conteúdo exibido. Ao utilizar a superfície sensível ao toque – por exemplo, deslizando para visualizar um mapa – um toque de extravagância aparece sob a forma de um bando de pássaros voando sobre a tela. Um olhar mais cuidadoso consegue até perceber o suave desenho de um pássaro no prisma, mostrando como este display pode ganhar vida. Esta é apenas um dos níveis de interatividade e personalização oferecidos pelo IMk, proporcionando ainda mais emoção à experiência de condução.

De acordo com Tai, o design interno do conceito tem como foco oferecer uma experiência ao mesmo tempo relaxante e high-tech.

“Poderíamos ter deixado a cabine do IMk com superfícies planas apenas, o que poderia ter resultado em mais espaço físico”, comenta o designer. “Mas se tivéssemos feito isso, poderíamos ter perdido parte de sua beleza, e não queríamos seguir esta linha. O IMk nunca teve o objetivo de ser mais espaçoso do que um carro pequeno tradicional. A ideia era estar um nível acima, como um parceiro estiloso que oferece aos ocupantes um espaço elegante para curtir”.

Nissan Intelligent Driving: funções autônomas que aumentam a segurança ao dirigir

O conceito IMk da Nissan representa um passo além na evolução da condução autônoma. O modelo é equipado com as últimas tecnologias que auxiliam o motorista em uma série de situações de condução, desde vias expressas até no trânsito urbano e em estacionamentos.

Compatível com smartphones, o sistema ProPILOT Remote Park com recurso valet parking pode procurar por uma vaga de estacionamento de forma automática depois que você e seus passageiros já saíram do carro. E, quando estiver pronto para cair na estrada novamente, o simples apertar de um botão traz o carro de volta para você.

Entre as funções mais notáveis, destaque para a última geração da tecnologia de assistência ao motorista, derivada de uma versão avançada do sistema ProPILOT 2.0, que ajuda a tornar a condução mais segura, mais agradável e divertida para os motoristas, ao combinar a condução em via expressa por meio do sistema de navegação com capacidades de condução sem as mãos (hands off), em uma única faixa de rodagem.

Nissan Intelligent Integration: conectando motoristas com o mundo

Assim como os lounges e cafeterias mais badalados oferecem Wi-Fi gratuito para manter os clientes conectados, o IMk mantém os ocupantes constante e ininterruptamente plugados nas últimas tecnologias de conectividade.

O motorista pode, por exemplo, parear o smartphone com o carro para autenticar sua identidade, aplicar configurações pessoais de forma automática – como posição do banco, iluminação interna e controles de temperatura – e planejar sua rota.

Pelo smartphone, o IMk informa ao motorista o melhor horário de partida antes de iniciar um trajeto, considerando variáveis como tráfego congestionado. Quando chega ao destino, depois de se estacionar sozinho por meio do recurso valet parking, o veículo pode ser integrado de forma contínua a um sistema de energia residencial, utilizando capacidade excedente da bateria para equilibrar as necessidades energéticas da residência, por meio do sistema Nissan Energy Share (Vehicle-to-Home).

Durante o trajeto, os ocupantes podem desfrutar da tecnologia Invisible-to-Visible (I2V) da Nissan. Ao combinar informações de sensores localizados dentro e fora do veículo com dados armazenados em nuvem, a tecnologia I2V pode mapear o entorno do veículo e antecipar o que está à frente, mostrando até mesmo o que está atrás de um edifício ou após uma esquina. As orientações são dadas de forma interativa e quase humana, incluindo um avatar que aparece dentro do carro.

“O conceito IMk dá uma ideia a respeito da nova direção da visão Nissan Intelligent Mobility, conforme a tecnologia evolui para a eletrificação e a conectividade,” afirma Asako Hoshino, vice-presidente executivo mundial da Nissan responsável por marketing, vendas e veículos elétricos. “Na Nissan, queremos continuar lançando carros com os sistemas mais avançados, para manter nossa liderança em inovação automotiva.”

Artigos Relacionados
Leia mais em Destaques
Comentários estão fechados

Veja também

Jeep Compass e Fiat Toro recebem selo Maior Valor de Revenda

Ambos já foram premiados anteriormente em 2017 e 2018 também O Fiat Toro e o Jeep Compass …