O crossover 100% elétrico revela a nova direção da marca para a era da condução autônoma

A Nissan revelou hoje (23) o Ariya Concept, um crossover elétrico com dois motores elétricos, aceleração potente, tecnologia premiada de assistência à condução e um visual que aponta para uma reinvenção completa do design da marca.

O novíssimo Ariya Concept – apresentado hoje na 46ª edição do Salão do Automóvel de Tóquio – sinaliza o início de uma nova era para a Nissan à medida que a companhia está começando a redefinir sua filosofia de marca para a próxima fase da evolução do automóvel.

O Ariya Concept conta com uma cabine premium espaçosa, com recursos high-tech e uma carroceria que transmite a natureza pura e clean dos carros elétricos. Ela incorpora a visão Nissan Intelligent Mobility do transporte pessoal – por meio da qual a eletrificação e a inteligência veicular oferecerão experiências adaptativas e contínuas de condução, livres de acidentes e emissões nocivas.

O Ariya Concept vai além em relação aos elementos de design inicialmente apontados pelo Nissan IMx Concept no Salão do Automóvel de Tóquio de 2017. Entre os exemplos estão o ousado “escudo” eletrificado da frente V-motion característica da marca, a impactante traseira com faróis em formato de lâmina, o balanço dianteiro e traseiro menores, bem como um interior que mais parece um lounge do que um veículo convencional.

Apesar de ser um carro-conceito, o estilo arrojado do crossover elétrico e os elementos internos e externos inusitados podem fazê-lo entrar em produção em um futuro próximo.

“O Ariya Concept representa uma forte colaboração entre o design e a engenharia”, disse Yasuhiro Yamauchi, Representative Executive Offices da Nissan Motor Co., Ltd. “Esta é a próxima etapa da futura linguagem de design da Nissan, em que iniciamos uma nova era para a empresa, a próxima etapa em nossa evolução”.

O Ariya Concept divide o palco no Salão do Automóvel de Tóquio com o Nissan IMk, um conceito de veículo elétrico compacto e urbano revelado no início deste mês. Os dois veículos contam a história da nova visão da Nissan de uma identidade de marca eletrificada.

Nissan Intelligent Mobility – uma nova linguagem de design

O Ariya Concept representa uma direção totalmente nova para o design da Nissan.

“Uma nova arquitetura do veículo significa novas oportunidades para redefinir como os veículos interagem com a sociedade e como um carro elétrico equipado com capacidades de condução avançada pode oferecer uma nova perspectiva”, comentou Alfonso Albaisa, vice-presidente sênior de Design global na Nissan. “Com este veículo e o IMk Concept, quisemos garantir que a alma de cada carro da Nissan possua um DNA japonês característico, transmitido de uma forma poderosamente moderna e ao mesmo tempo simples, algo que chamamos de Timeless Japanese Futurism (Futurismo Atemporal Japonês).

Caracterizado pelos conceitos de “elegante”, “contínuo” e “sexy”, o Nissan Ariya Concept apresenta exemplos desta nova linguagem de design em todo o exterior, incluindo os amplos para-lamas dianteiros, faróis superfinos de LED, bem como o escudo frontal (normalmente uma grade em um veículo com motor a combustão), ornado com um emblema iluminado sob medida da Nissan. O escudo incorpora um padrão geométrico sutil, que se revela quando a assinatura eletrificada V-Motion é iluminada.

“Substituímos a grade convencional por aquilo a que chamamos de ‘escudo’ – uma peça expressiva, com uma inovadora textura interna em 3D que vai além de cosmética, mas que é também uma forma de destacar a tecnologia encontrada em todo o veículo”, disse Albaisa. “Neste caso, é um sensor radar e outras tecnologias que ajudam o Ariya Concept a ler a pista e visualizar coisas que o motorista não consegue ver”.

Destacando o perfil do veículo estão as rodas de alumínio de 21” com cinco raios, com pneus customizados. A linha elegante e mais baixa do teto faz com que o veículo possa romper o ar. O desenho da traseira do Ariya Concept também abandona o estilo dos SUVs tradicionais, com uma coluna traseira com declive acentuado, que se mescla de forma contínua à parte superior da traseira de aspecto musculoso. Peça única, a lanterna em forma de lâmina com lentes escurecidas percorre toda a largura da carroceria. Os alargadores dos para-lamas traseiros e o spoiler montado na parte superior da traseira sugerem, de forma não tão sutil, a potência do veículo.

“O exterior cria um equilíbrio perfeito entre a beleza dinâmica e a ‘nitidez’ tecnológica, com proporções que mostram o que é possível com uma plataforma de veículo 100% elétrico da Nissan”, disse Albaisa. “O balanço dianteiro e traseiro surpreendentemente curto, a ampla cabine, as grandes rodas e o esquema de cores sob medida em dois tons conferem ao modelo uma aparência elegante, que combina esportividade e luxo”.

O esquema de cores Suisei Blue (azul cometa) do Ariya Concept cria uma aparência dual, dependendo da distância em que é visto. De longe, o tom profundo de azul adquire um acabamento mais fosco. Mas um olhar mais próximo revela que grandes escamas de vidro embutidas produzem bilhões de refrações da luz, remetendo a um cometa atravessando o céu noturno.

A linha do teto e as rodas do Ariya Concept são destacadas por uma nova cor característica para os futuros VEs da Nissan: cobre, a cor do Sol quando este irrompe na noite para começar um novo dia. Ela simboliza o alvorecer de uma nova era automotiva, além de fazer reverência aos artesãos tradicionais japoneses, que transformavam o cobre em obras de arte funcionais.

Enquanto o exterior do Ariya Concept expressa principalmente as ideias de “elegante” e “sexy”, o interior reflete uma noção de continuidade – representada pela integração da tecnologia com a vida diária e a precisão das artes manuais japonesas.

“Com um assoalho plano – o que foi possível graças à configuração do módulo da bateria e a ausência de um motor de combustão interna – o Ariya Concept dá boas-vindas assim que os ocupantes entram na cabine, com uma sensação de expansão e abertura”, disse Albaisa. “Os painéis se mesclam entre si de forma natural e fluem de forma ininterrupta a partir da frente, das laterais e da traseira, dando uma impressão panorâmica a partir de qualquer assento”.

Minimalista, o painel de instrumentos não é obstruído pela profusão de botões e comandos encontrados nos veículos convencionais. Quando o Ariya Concept é energizado, controles táteis integrados de forma contínua ao longo do painel são iluminados, ganhando vida. Quando o carro não está sendo utilizado, eles desaparecem na superfície. Os únicos controles físicos são o botão start, um único botão de controle da tela de 12,3” e os controles de temperatura, que estão engenhosamente encravados na parte inferior do painel de instrumentos, feita em madeira legítima. O painel de instrumentos faz uma transição perfeita para as portas e elementos internos, ficando fora de vista quando não está sendo utilizado.

Os bancos do Ariya Concept são confortáveis e proporcionam um bom suporte. Graças à estrutura superfina, eles liberam espaço na cabine, aumentando a visibilidade. Os bancos dianteiros e traseiros são posicionados para garantir que todos tenham excelente visão do entorno, oferecendo uma sensação que remete a viajar em um tapete mágico. Para que os longos percursos sejam mais confortáveis, o encosto e os assentos do banco são forrados com couro perfurado, com maior concentração do material nos pontos que tocam a lombar e o quadril do ocupante. Um tecido em tom de cobre brilhante por baixo da perfuração acrescenta profundidade e beleza.

Em toda a cabine, materiais internos foram cuidadosamente selecionados para dar uma impressão de solidez, tecnologia e utilidade. Um fino couro sintético na cor preta cobre o painel de instrumentos e os painéis internos das portas. Já a coluna dianteira e o teto são recobertos por um tipo diferente de couro sintético, com granulação texturizada. O recurso proporciona um efeito visual contrastante e ao mesmo tempo sutil. Detalhes em alumínio acetinado na cor cobre, incorporados no painel de instrumentos, bancos e volante de direção, conferem uma sensação de unicidade em relação à cor externa.

Ariya Concept – o novo mundo dos veículos elétricos da Nissan

“A Nissan tem uma visão clara da mobilidade global. O Ariya Concept é apenas o começo, mostrando como a Nissan acredita que o design, os recursos tecnológicos e o prazer de dirigir podem ser transformados por meio da arquitetura de novas plataformas de VEs”, disse Yamauchi. “O Ariya Concept não é um carro-conceito criado a partir de ideias distantes, mas sim um carro que personifica a essência da visão Nissan Intelligent Mobility, destacando a promessa de uma experiência de condução totalmente nova em um futuro próximo”.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

123 mil trabalhadores da indústria automotiva estão de férias por conta do Covid 19

Observando março de 2020 com um todo, a queda em relação ao mesmo mês de 2019 foi de 21% p…