Home Notícias Nissan usa solução do passado para conter distrações com smartphones ao volante

Nissan usa solução do passado para conter distrações com smartphones ao volante

Comentários desativados em Nissan usa solução do passado para conter distrações com smartphones ao volante
Invenção vitoriana, aplicação moderna. Na Grã-Bretanha, a Nissan adotou uma tecnologia com quase 200 anos de existência para criar um dispositivo-conceito que tem como objetivo conter a crescente distração provocada pelo uso dos smartphones ao volante.
A sacada do dispositivo está na simplicidade do seu conceito. O “Nissan Signal Shield” é o protótipo de um compartimento embutido no apoio de braço de um Nissan Juke revestido com uma Gaiola Faraday, invenção dos anos de 1830.
Quando um dispositivo móvel é colocado dentro do compartimento e a tampa é fechada, o “Nissan Signal Shield” cria uma “zona de silêncio” ao bloquear todas as conexões de celular, Bluetooth e Wi-Fi do telefone, tanto para envio como para recebimento. Veja seu funcionamento no vídeo ao lado.
O conceito foi projetado para que os motoristas possam escolher se querem eliminar as distrações causadas pelas inúmeras mensagens de texto, notificações de redes sociais e alertas de aplicativos, que disparam constantemente nos aparelhos.
 
Isso tem se tornado um problema crescente, pois o número de motoristas que admite manusear o celular ao dirigir aumentou de 8% em 2014 para 31% em 2016, de acordo com o Automóvel Clube Britânico (RAC) (https://www.rac.co.uk/drive/news/motoring-news/shock-statistics-reveal-alarming-rise-in-illegal-mobile-phone-use-behind-th/).
Os usuários sentem-se constantemente tentados a checar mensagens de texto e notificações assim que elas aparecem na tela do celular, mesmo quando estão dirigindo. Pesquisas realizadas pela própria Nissan mostraram que quase um a cada cinco motoristas (18%) admitiu já ter enviado mensagens de texto enquanto dirigia.
Todos os crossovers da Nissan são equipados com conectividade Bluetooth, o que permite que os motoristas realizem e recebam ligações quando as condições de segurança são favoráveis.
O dispositivo-conceito “Nissan Signal Shield” oferece excelente conectividade, proporcionando aos motoristas a opção de se manterem disponíveis para realizar ou receber contatos enquanto estão dentro do carro ou definir um tempo e espaço para ter uma “área livre de celulares”. Assim, é possível fazer um “detox” digital e ainda dirigir sem ser distraído pelas notificações que chegam.
Se o motorista deseja ouvir música ou podcasts armazenados no smartphone, é possível conectar o aparelho ao sistema de entretenimento do veículo por meio da entrada AUX ou USB. O dispositivo ficará conectado ao sistema com fio, mesmo quando estiver dentro do compartimento “Nissan Signal Shield”.
 
Para restaurar as conexões sem fio do celular, basta abrir o compartimento do apoio de braço – o que pode ser feito sem tirar os olhos da via e sem precisar tocar no celular. O telefone será reconectado à rede móvel e ao sistema de Bluetooth do veículo.
 
O funcionamento desta inovação está baseado no princípio da Gaiola de Faraday, que forma um compartimento isolado por meio do uso de material condutivo como a malha de metal, que tem a propriedade de bloquear campos eletromagnéticos. Michael Faraday, cientista inglês e o primeiro a realizar esta experiência nos anos de 1830, é quem dá nome à invenção.
Quando um dispositivo eletrônico como um smartphone é colocado dentro do compartimento, quaisquer sinais eletromagnéticos recebidos – como dados da rede de celular ou Bluetooth – são distribuídos em torno do material condutivo presente no revestimento, impedindo a conexão com o celular.
“Os carros produzidos pela Nissan estão entre os mais seguros atualmente, mas estamos sempre buscando novas formas de melhorar o bem-estar de nossos clientes”, comentou Alex Smith, diretor geral da Nissan Grã-Bretanha. “O uso do celular ao volante é uma preocupação crescente tanto para a indústria automobilística como para a sociedade. O Nissan Signal Shield apresenta uma solução possível, para que os motoristas tenham a opção de eliminar todas as distrações do smartphone enquanto dirigem.”
Pete Williams, porta-voz do Automóvel Clube Britânico (RAC), comentou: “Nossa pesquisa mostra que o uso de dispositivos móveis por motoristas alcançou proporções epidêmicas. Como a tecnologia de telefones celulares avançou significativamente, muitas pessoas acabaram se tornando viciadas em seu uso. Entretanto, o uso do celular ao volante constitui uma distração física e mental, sendo considerada uma infração desde 2003. O Nissan Signal Shield é um bom exemplo de tecnologia que pode ajudar os motoristas a fazer um uso mais racional do celular.”
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Fiat apresenta a joia de seu portfólio totalmente eletrificada: o 500e

Em sua terceira geração, o modelo ganhou nova plataforma e está completamente renovado Um …