Primeiro carro de produção em série no mundo a oferecer sistema de condução autônoma nível 3.

Um dos sedãs mais luxuosos do mundo, o novo Audi A8 fará sua primeira aparição em território brasileiro durante o Salão do Automóvel de São Paulo 2018. Em sua quarta geração, o sofisticado modelo se torna novamente uma referência em tecnologia ao trazer uma nova linguagem de design, um inovador conceito operacional interativo e uma tração integral elétrica. O A8 também é o primeiro automóvel de produção em série no mundo com condução autônoma nível 3.

A parte frontal com a grade ampla e vertical de quadro único e a carroceria fluida e musculosa simbolizam elegância esportiva, sofisticação e status progressivo. O toque de maior classe do novo modelo está na parte traseira direita – o assento para relaxamento opcional no A8 L vem com quatro opções de ajuste diferentes e um apoio para os pés. Nesse assento, o passageiro poderá se aquecer e massagear as solas dos pés.

O interior adota um design minimalista; a arquitetura interna é clara e com uma orientação ligeiramente horizontal. A Audi traz seus altos padrões de qualidade para a era digital com um conceito operacional radicalmente novo. O painel de instrumentos agora está praticamente livre de botões e chaves de ajuste. Na sua área central há uma tela sensível ao toque de 10,1 polegadas que, quando desligada, funde-se quase invisivelmente ao entorno negro de alto brilho, graças ao seu visual escuro.

A interface do usuário é exibida assim que o carro é aberto. O motorista utiliza o sistema de infotainment com na ponta dos dedos na enorme tela do painel. Eles poderão usar uma segunda tela sensível ao toque no console central para acessar as funções de ar-condicionado e conforto ambiente, assim como inserir textos. Quando o motorista acionar uma função nas telas superior e inferior, ouvirá e sentirá um clique de confirmação. Os botões acionadores com visual de vidro respondem da mesma forma. A combinação de feedback acústico e tátil com o uso de gestos de toque comuns, tais como o deslizar das mãos, tornam o novo sistema de resposta ao toque MMI especialmente seguro, intuitivo e rápido de usar.

O novo A8 será o primeiro carro com condução autônoma nível 3 a ser produzido em série. O assistente de trânsito Audi AI assume controle da condução quando o trânsito está lento, até 60 km/h, em rodovias onde uma barreira física separa as duas faixas da pista. O sistema é ativado usando o botão AI no console central.

O assistente de trânsito administra a partida, aceleração, direção e frenagem. O motorista não precisa mais monitorar o carro permanentemente. Ele poderá retirar suas mãos do volante e, dependendo das leis nacionais, focar em uma atividade diferente oferecida pelo automóvel, como assistir TV. Assim que o sistema alcançar seus limites, ele convocará o motorista para retomar o controle da tarefa de condução.

Já o assistente de estacionamento remoto Audi AI conduz autonomamente o A8 para dentro e para fora de uma vaga enquanto a manobra é monitorada pelo motorista – que não precisará estar sentado no carro. Ele acionará o sistema a partir do seu smartphone usando a nova aplicação myAudi. Para monitorar a manobra, ele manterá o botão do Audi AI pressionado para visualizar uma imagem ao vivo gerada no seu dispositivo pelas câmeras 360o do carro.

O novo A8 traz dois motores turbo V6 totalmente reformulados: um 3.0 TDI e um 3.0 TFSI. O motor a diesel desenvolve 286 cv, e a versão a gasolina, 340 cv. Duas versões de oito cilindros – um 4.0 TDI com 435 cv e um 4.0 TFSI com 460 cv – virão logo a seguir. A versão com o exclusivo motor de ponta é o 6.0 W12.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Mercedes-Benz do Brasil é premiada por iniciativas de diversidade

Seguindo estratégia global da Daimler, Companhia valoriza as diferenças e fortalece a cult…