A versão gasolina traz Motor HEMI® 6.4 l V8 com desativação de cilindro e Comando de Válvulas Variável (VCT) que oferece 410 cv.

A Ram Heavy Duty 2019 é a picape mais robusta e de maior capacidade no segmento com uma capacidade de reboque de 15,9 toneladas e uma capacidade de carga de 3,5 toneladas. Impulsionando tudo isso, um inigualável motor Turbo Diesel Cummins I6 com torque de 138 kgfm. A nova Ram Heavy Duty também se torna referência em dirigibilidade, luxo, materiais, inovação e tecnologia que ultrapassam qualquer concorrente. Oferecendo máxima resistência o dia todo, todos os dias com confiança, a nova linha de picapes Ram Heavy Duty 2019 avança com força total em direção à modernidade aliada à capacidade.

“Os proprietários da Ram Heavy Duty demandam constantemente os mais altos níveis de capacidade para lidar com os maiores trabalhos e com uma capacidade de reboque de 15,9 toneladas. Com isso, nós agora detemos os mais importantes títulos do segmento”, afirma Reid Bigland, Head da Marca da Ram da FCA. “Nós estamos oferecendo aos proprietários o luxo e a tecnologia que, até o momento, não eram possíveis em uma picape de trabalho pesado. Interiores da mais alta qualidade, sistemas de segurança ativos e nossa premiada tecnologia Uconnect contribuem para termos as melhores picapes Ram 2500 e 3500 já construídas.”

Com uma longa lista de inovações, o novo Turbo Diesel de alto rendimento Cummins de 6,7-litros I6 oferece até 138kgfm de torque a 1.800 rpm e 400 cavalos a 2.800 rpm. As mudanças começam com cilindros revestidos com grafite compactado, passando por pistões mais leves e mais robustos com anéis de baixa fricção. Este conjunto se conecta ao virabrequim que, agora, passa a ser apoiado em novos mancais, garantindo menos ruído e vibração. De um modo geral, o novo Turbo Diesel Cummins é 27 kg menos pesado que o propulsor da geração anterior, oferecendo mais potência e torque. O acréscimo de potência e torque (aliás, torque recorde na categoria, com nada menos que 138 kgfm ) se da também graças ao novo cabeçote que incluem novas válvulas, mais leves e com melhor passagens dos gases, assim como o novo coletor de escapamento que reposiciona o turbo compressor de geometria variável.

A segunda variante do Turbo Diesel Cummins também oferece impulso de desempenho com 370 cv a 2.800 rpm e 117 kgfm de torque a 1.700 rpm.

O motor standard na Ram 2500 e 3500 Heavy Duty 2019 foi aprimorado para o comprovado e potente HEMI V8 de 6.4 litros, oferecendo 410 cv a 5.600 rpm e 59 kgfm de torque a 4.000 rpm para atender os requisitos de carga e reboque de um usuário para trabalho pesado.

Os modelos Ram 3500 Heavy Duty equipados com Turbo Diesel Cummins de 6,7 litros de alto rendimento empregam o câmbio Aisin AS69RC de seis velocidades automático controlado eletronicamente. Essa transmissão é projetada para operar com o torque colossal do motor Turbo Diesel e níveis de peso de veículo aumentados enquanto oferece uma troca de marchas aprimorada. Juntamente com as inovações de hardware, a Aisin AS69RC utiliza um novo controlador de transmissão com o dobro de memória do anterior e um processador dual-core. Isso resulta em trocas de marcha mais rápidas e precisas em condições de rodagem e carga.

As picapes Ram Heavy Duty alimentadas pelo Turbo Diesel Cummins de 6,7 litros são equipadas com uma versão significativamente atualizada da transmissão automática de seis velocidades 68RFE. As mudanças projetadas para melhorar a qualidade de troca de marcha controlada eletronicamente incluem novos controles de solenoide de força variável para a embreagem de conversor de torque. Um novo acumulador reverso melhora a sensação de troca de marchas ao mudar da ré para a de estacionamento. As trocas de marchas de Drive para Park também foram aprimoradas por meio de um controle hidráulico refinado.

Pela primeira vez na Ram Heavy Duty, o HEMI V8 de 6,4 litros vem acoplado à transmissão automática macia de oito velocidades TorqueFlite 8HP75. Mais de 40 mapas de troca de marcha individual estão disponíveis para otimizar os pontos de mudança para economia de combustível, desempenho e dirigibilidade. As transmissões utilizam tecnologia de câmbio eletrônico, eliminando a conexão mecânica entre a transmissão e o seletor de engrenagem. A Ram Heavy Duty 2019 utiliza um inovador mostrador e-shift giratório do lado esquerdo do console central do painel de instrumento, liberando o espaço tradicionalmente ocupado por um console ou alavanca de câmbio montada na coluna.

A Ram Power Wagon 2019 é a picape off-road de produção mais capaz da indústria. A Power Wagon apresenta uma suspensão única, elevação de suspensão de fábrica, diferenciais dianteiro e traseiro de travamento, barra estabilizadora de desconexão e um gancho de 5,4 toneladas. Uma novidade na Power Wagon é uma câmera 360, que inclui linhas de grade da câmera de visualização dianteira para ajudar na navegação em obstáculos. Um gancho WARN Zeon-12 montado na frente integrado e totalmente novo oferece o exclusivo guia de cabo e retentor de guia de cabo com um novo cabo sintético que não dobra, não se desgasta e é mais manobrável. O novo cabo também diminui o peso em 13kg. Um pacote de conteúdo da Power Wagon continua a estar disponível na Tradesman, o que inclui todo o equipamento off-road, mas mantém os elementos de projeto da Tradesman.

As novas picapes Ram 2500 e 3500 Heavy Duty 2019 incluem mais de 100 elementos de segurança e proteção disponíveis, incluindo uma gama de sistemas ativos e passivos para auxiliar o motorista e passageiros, oferecidos em todos os modelos.

Frenagem de Emergência Automática (AEB), monitor de câmera de 360 graus e pressões de pneu selecionáveis são apenas algumas das novas tecnologias especializadas encontradas nas novas picapes Ram. Uma vez que a linha Ram Heavy Duty é projetada pensando na capacidade, faz sentido que muito da tecnologia fosse aprimorada a partir do uso em carros de passeio. Por exemplo, o Monitoramento de Pressão de Pneu, que pode monitorar até seis pneus na picape, agora inclui monitoramento de pressão de pneu do reboque para até 12 pneus. Embora uma câmera de ré seja um recurso padrão na maioria dos veículos, a Ram Heavy Duty oferece uma segunda câmera traseira (câmera de visualização de carga) para monitorar a carga na plataforma. Ela também pode ser usada para alinhar os reboques de quinta roda e pescoço de ganso, uma tarefa comum da picape Ram Heavy Duty. Como a primeira de sua categoria, os sensores de ré da Ram 3500 incluem sensores projetados especificamente para cobrir a largura adicional das rodas duplas traseiras, fornecendo uma visão mais ampla de cobertura ao dar marcha à ré com visão limitada.

A nova Ram Heavy Duty utiliza uma variedade de aços de alta resistência no chassi, painéis de carroceria e estrutura de núcleo para maximizar o desempenho de impacto e reduzir o peso geral, incluindo os pilares A, B e C, a estrutura dianteira e vigas de porta. As soldas de ponto de maior resistência reduzem a exposição ao calor do metal de entorno para manter a resistência e durabilidade de longo prazo.

Projetada para ser a picape de trabalho pesado tecnologicamente mais avançada do mercado, as novas Ram 2500 e 3500 são equipadas com uma gama de recursos inovadores e de última geração. O premiado sistema Uconnect de quarta geração oferece novos serviços conectados e de conveniência, e mantém os clientes Ram conectados, envolvidos e informados ao mesmo tempo que mantêm as mãos no volante e os olhos na estrada.

A Ram Heavy Duty 2019 é produzida na planta de montagem de Saltillo em Coahuila, México.

Artigos Relacionados
Leia mais em Destaques
Comentários estão fechados

Veja também

Novo Corolla feito no Brasil será o primeiro veículo híbrido flex do mundo

Com essa motorização, o Novo Corolla será o carro movido a etanol mais eficiente do País e…