\"\"
 
O preço do novo Audi A3 Sport já foi definido pela Audi para o mercado brasileiro. O hatch premium alemão chega às concessionárias da marca neste mês custando R$ 115 mil, já equipado com uma extensa lista de itens de série, como o Audi Drive Select com cinco modos de condução –  Conforto, Auto, Dinâmico, Eficiência e Individual. Este último permite a combinação livre de características de motor, acelerador, câmbio e direção que o motorista preferir. Como opcional, a Audi oferece o MMI (Multi Midia Interface) Touch com sistema de navegação e comando de voz em português do Brasil – é o primeiro modelo da Audi no mercado brasileiro já adaptado ao nosso idioma.
 
O hatch premium de três portas vem equipado com motor 1.8 TFSI de 180 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. O sistema Start-stop, de série, desliga o motor quando o veículo está parado e auxilia na redução do consumo e das emissões. Outro destaque é a tecnologia Audi ultra, de construção leve, aplicada ao habitáculo e o uso de alumínio em partes do carro como capô e para-choques.  O preço de R$ 115 mil faz parte da nova tabela de preços com cotas do Inovar-Auto e prorrogação do IPI reduzido.
 
Equipamentos e tecnologia
 
O novo Audi A3 Sport vem equipado, de série, com o sistema Audi Drive Select, que permite ter 5 veículos em 1. Por meio de um toque em apenas uma tecla, é possível modificar o comportamento de vários componentes do automóvel, de cinco maneiras diferentes. O motorista pode eleger o modo de condução e características do acelerador, direção hidráulica, câmbio S tronic e amortecedores escolhendo entre os modos Conforto, Auto, Dinâmico, Eficiência e Individual. Este último, permite “personalizar” a condução e mesclar características, como uma suspensão mais firme e esportiva aliada a uma direção mais confortável e macia, por exemplo.
 
\"\"
 
Entre os dispositivos de áudio e comunicação, são standard o sistema de som Audi Sound System, o Audi Music Interface, o Rádio MMI e o Bluetooth. A tela do MMI (Multimídia Mídia Interface) é retrátil, de 7 polegadas e espessura mais fina do que as tradicionais. O sistema também incorpora SD Card e Jukeboox. Como opcional, a Audi oferece a pintura metálica/perolizada e o MMI Navigation Plus com MMI Touch, com sistema de navegação e comando de voz em português do Brasil. O A3 Sport é o primeiro modelo Audi no mercado brasileiro já adaptado ao nosso idioma. Já o sistema Touch permite ao motorista controlar as funções de informação e navegação por meio de uma tecla rotativa ou “escrevendo” diretamente na tela touch com a ponta do dedo.
 
No quesito segurança, destaque para airbags frontais para motorista e passageiro, airbag para o joelho para o condutor, airbags laterais dianteiros de cabeça e cintos de segurança com sensor de afivelamento no banco do motorista. O modelo incorpora ainda direção eletromecânica, freio de estacionamento elétrico, ESP (programa eletrônico de estabilização) e travamento central com controle remoto à distância.
Motor e transmissão
 
O inédito motor 1.8 TFSI a gasolina – que combina injeção direta FSI com injeção indireta; além do sistema Audi Valvelift, que varia a elevação das válvulas – tem 1.798 cm3, 4 cilindros em linha, e produz 180 cv entre 5.100 e 6.200 rpm. O torque máximo de 250 Nm está disponível entre 1.250 e 5.000 rpm. Equipado com transmissão S tronic de 7 velocidades, com dupla embreagem, e  tração dianteira, o modelo é o mais rápido entre os compactos premiuns do mercado: acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,2 segundos e tem velocidade máxima de 232 km/h. O consumo médio combinado é de 18 km/l (14,3 km/l  na cidade e 21km/l na estrada), correspondente a 130 gramas de CO2 por km (162 g/km na cidade e 112 g/km na estrada).
 
\"\"
 
Outro sistema de série no novo Audi A3 Sport é o Start-stop, que também auxilia na redução do consumo de combustível e das emissões de CO2 ao desligar o motor quando o veículo está parado. Basta parar o veículo em um semáforo para que o sistema desligue o motor e entre novamente em funcionamento ao soltar o pedal de freio.
 
O modelo foi desenvolvido com tecnologia de construção ultraleve (Audi Ultra), que combina baixo peso com elevada rigidez. A conjugação de painéis e perfis de metal forjados a quente e a frio dá origem a uma carroceria leve e ultramoderna. Além das partes de aço de alta resistência, existem peças em alumínio, para reduzir o peso das peças de fixação, tais como capô e para-choques.
 
O novo Audi A3 Sport tem as seguintes dimensões: 4.237 mm de comprimento, 1.777 mm de largura e 1.421 mm de altura, com distância entre-eixos que mede agora 2.601 mm. O peso é de 1.325 kg. O hatch vem equipado com faróis estreitos bi-xenônio, com ajuste automático de altura e limpador, além de faróis de neblina. Na lateral, o acabamento das soleiras das portas é em alumínio e as capas do espelho retrovisor externo vêm na cor do veículo. Os retrovisores, eletricamente ajustáveis, são embutidos nas portas e seguem o padrão dos veículos de competição. Frisos decorativos pretos, para-brisa com faixa cinza de bloqueio solar, spoiler traseiro, luz de neblina traseira e rodas de liga leve de 17 polegadas, com pneus 225/45 R17, completam o visual esportivo.
 
\"\"
 
O modelo vem ainda, de série, com ar-condicionado automático de duas zonas, computador de bordo colorido, espelho retrovisor interno antiofuscante automático e pacote de luzes, além de sensor de luz e chuva e suporte ISOFIX para o banco traseiro. O teto moldado em tecido preto incorpora o teto solar panorâmico elétrico “Open Sky”. O compartimento de bagagem oferece 365 litros de capacidade na configuração básica, podendo ser expandida para 1.100 litros com o banco traseiro rebatido.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Groupe PSA inicia produção do Novo Peugeot 2008 em Porto Real

Lançamento é um dos 16 programados na região até 2021 em seu plano “Push to Pass” e reforç…