Lote de 30 unidades em pré-venda foi totalmente comercializado.

O novíssimo BMW M5 faz sua estreia este mês na rede de concessionárias autorizadas BMW do país. Fabricado na unidade produtiva do BMW Group em Dingolfing, na Alemanha, o novo M5 desembarca no Brasil com preço sugerido de R$ 694.950 e R$ 739.950, para a versão equipada com o Performance Pack. Como ação especial de lançamento, celebrando a comercialização de todas as unidades disponíveis para a pré-venda no Brasil, o Service Inclusive Plus está incluído em todas as versões.

A nova geração do BMW M5 (F90) traz sob o capô a mais recente versão do consagrado motor V8, de 4.395 cm³, a gasolina e dotado de tecnologia M TwinPower Turbo e apto a entregar 600 cavalos de potência, entre 5.600 e 6.700 rpm, com torque máximo de 750 Nm, dos 1.800 aos 5.600 rpm – 40 cv e 70 Nm a mais que o M5 anterior (F10). Capaz de proporcionar aceleração explosiva, além de um desempenho formidável, o V8 impulsiona o M5 com a ajuda da nova transmissão M Steptronic de oito marchas, equipada com Drivelogic, e da tração M xDrive habilitada a transmitir toda a potência do motor para o asfalto fazendo com que o esportivo acelere de 0 (zero) a 100 km/h em meros 3,4 segundos e atinja velocidade máxima de 305 km/h, neste caso, com ajuda do pacote M Driver. Pela primeira vez, o BMW M5 disponibiliza a oportunidade de o motorista escolher entre a tração traseira (2WD) ou integral (4WD), por meio do inédito sistema de tração integral inteligente, especificamente desenvolvida considerando as especificações do esportivo.

A BMW também está disponibilizando no novo M5 o pacote de equipamentos exclusivo Performance Pack, que engloba teto de fibra de carbono, capa do motor M Carbon, pinças de freio douradas com o logotipo M e discos de freio de cerâmica perfurados M Sport, com 400 mm x 38 mm (dianteiros) e 380 mm x 28 mm (traseiros). Além de deixar o visual do modelo ainda mais esportivo e instigante, esses itens reduziram o peso total do veículo em 21 quilogramas, otimizam a sua performance e o potencializam seu comportamento dinâmico: os discos de freio de cerâmica, por exemplo, são altamente resistentes a desgaste e corrosão e contribuem para o controle e estabilidade térmica dos freios.

Entre os principais destaques do novo BMW M5 estão as tecnologias assistentes de direção semiautônoma, entre elas os sistemas de assistência à condução e estacionamento, Driving Assistant Plus e Parking Assistant Plus, respectivamente, aptos a garantir dirigibilidade inteligente nas mais diversas situações de tráfego, como congestionamentos, trânsito lento ou longos deslocamentos. O Driving Assistant Plus, por exemplo, alerta, por meio de sinais visuais e sonoros, situações de trânsito cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento, e controle e prevenção de aproximação frontal. Ele é capaz de realizar intervenções de direção corretivas, com a ajuda de cinco sensores de radar e uma câmera estéreo em velocidades de até 210 km/h. O Parking Assistant Plus, por sua vez, permite estacionar com a ajuda de sensores e câmeras que proporcionam visualização do entorno do veículo, facilitando manobras e evitando colisões. Além disso, a posição do veículo pode ser verificada em tempo real por meio das funções do Surround View – Top View, Panorama View e 3D View –, que também possibilitam explorar a área em volta do veículo, por meio de visualização 3D em uma tela sensível ao toque.

Outra tecnologia de destaque do novo M5 é o BMW Night Vision, um recurso capaz de identificar, com antecedência, pedestres e animais na pista e auxiliar o condutor na tomada de decisões em situações de pouca visibilidade. Em situações de risco, um alerta prévio surge na tela e no Head-Up Display (se ele estiver ligado) e, caso os freios não forem acionados e o objeto não sair da pista, um alerta vermelho irá aparecer no mostrador acompanhado de um aviso sonoro até que motorista pise no freio. O pacote tecnológico do superesportivo inclui ainda painel de instrumentos digital multifuncional, que combina velocímetro, conta-giros, hodômetro e marcador de combustível, com informações de rota, chamadas telefônicas e entretenimento.

Além das inúmeras inovações embarcadas, o BMW M5 conta ainda com itens exclusivos como faróis Full-LED adaptativos, rodas de liga leve M Double-Spoke, de 20 polegadas; direção servo-assistida M Servotronic, capaz de assegurar maior agilidade em manobras de esterço; além de controles de tração e estabilidade e sistema de exaustão M Sport.


Somando-se à sua elevada sofisticação e desempenho, o novo BMW M5 é dotado de conectividade avançada e que agrega, entre outros dispositivos, Sistema de Navegação Professional com BMW iDrive touch Controller, com acabamento de cerâmica, um seletor sensível ao toque e preparado para reconhecer letras e sinais; tela de 10,25 polegadas também sensível ao toque; HD de 20 Gb para armazenamento de arquivos de áudio via USB ou CD; apresentação de mapas em satélite e gráficos em 3D; opção para gravar lista de destinos e rotas no GPS; comando de voz em português; e o BMW ConnectedDrive, um conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card – o mesmo utilizado em telefones celulares – conectado à internet. Esta tecnologia permite obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, serviço de alerta de manutenção de componentes (Teleservices), serviços de Concierge, como reservas de hotéis e recomendações sobre restaurantes; além de Chamada de Emergência Inteligente.

Outro recurso adicional ao amplo cardápio de inovações disponíveis no novo M5 é a preparação para Apple Car Play, em que é possível transferir a interface de alguns recursos do iPhone para o sistema de infotainment do veículo com a ajuda de conexão sem fio (wireless).

E por falar em equipamentos de infotainment, no BMW M5 eles também refletem alto nível de refinamento para os padrões do segmento superesportivos. O destaque fica por conta do sistema de áudio sistema de som surround Bowers & Wilkins Diamond, com amplificador de 10 canais totalmente ativos e 1.400 W distribuídos em 16 alto falantes. Ele traz sistema Quantum Logic Surround, com equalizador de sete bandas Dynamic Sound Equalising e três redes de crossover analógicos que mantém uma qualidade de som constante e uníssona em todos os assentos do veículo.

O pacote de infotainment agrega ainda sistema de entretenimento traseiro Professional, dotado de TV Digital e telas individuais ajustáveis de alta definição, instaladas nos encostos dos bancos dianteiros, com DVD Drive e entradas RCA, compatíveis com MP3 player. A lista de itens voltados à comodidade e conveniência dos ocupantes oferece ainda ar-condicionado com quatro zonas de climatização, assentos dianteiros M multifuncionais, com regulagem elétrica, memória e ajuste lombar; Comfort Access, capaz de controlar o travamento das portas sem a necessidade da chave, incluindo a tampa do porta-malas; e o Soft Close, que puxa as portas automaticamente, fechando-as por completo caso fiquem entreabertas.

E a proteção dos ocupantes do superesportivo é assegurada pela presença de inúmeros dispositivos como freios a disco ventilado com ABS, seis airbags – duplos frontais, laterais dianteiros, de cortina dianteiros e traseiros –; pneus Star Marking com tecnologia Run-Flat, e o sistema Active Protection, que aciona os mecanismos de proteção de ocupantes, entre eles os pré-tensionadores dos cintos de segurança e o fechamento automático das janelas, em situações de impacto iminente. O conjunto óptico agrega faróis em LED adaptativos, assistente de farol alto e luzes de condução diurna.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Toyota premia excelência de melhores consultores, técnicos e representantes SAC

Concurso de Habilidades Técnicas reconhece os melhores técnicos automotivos, consultores d…