Caminhão registra consumo até 14% menor que a versão anterior

A Rede de Concessionárias DAF começa a receber no início de setembro os novos XF, fabricados em Ponta Grossa, no Paraná, e completamente remodelados para atender ao mercado nacional. O caminhão registra consumo de combustível até 14% menor que a versão anterior, fruto de um trabalho de engenharia liderado pelo Brasil, e com o suporte do Centro Tecnológico da companhia na Holanda. Foram quatro anos de desenvolvimento e testes, que resultaram em um modelo que eleva o patamar do segmento de extrapesados no Brasil.

O XF vem equipado com o novo motor PACCAR MX13, de 12,9 litros, redesenhado para trabalhar em rotações menores e mínimo atrito, garantindo alto torque e potência superior. Os clientes da marca terão opção de dois tipos de motorização, de 480 cv (até 2.500 Nm a partir de 900 rpm) e 530 cv (até 2.600 Nm a partir de 1.000 rpm).

O propulsor conta ainda com turbocompressor VGT, menor velocidade do compressor de ar-condicionado, bomba de direção variável e bomba de óleo variável de alta eficiência. O novo PACCAR MX 13 permite combinação de força, utilizando relações de eixo traseiro mais longas, movendo cargas mais pesadas com maior produtividade e menor consumo de combustível.

A transmissão que equipa o novo XF é a ZF TraXon, automatizada, com 12 velocidades e relações mais longas. Com ela, a troca de marchas ocorre de maneira mais rápida, suave e silenciosa, trazendo conforto ao motorista.

Seu projeto, mais robusto e leve, tem papel muito importante na economia de combustível. O sistema Eco-mode, combinado ao Controle Preditivo de Cruzeiro, garante uma troca precisa de marcha, ajustando a velocidade ao tipo de relevo, diminuindo ainda mais o consumo.

O freio motor PACCAR MX ficou ainda mais potente, com 490 cv, trabalhando altas potências em baixa rotação. O sistema também conta com três estágios, o que permite um planejamento melhor do seu uso, promovendo mais segurança e eficiência, além de trabalhar com nível menor de ruído.

Um grande diferencial do novo XF é o conjunto tecnológico, concebido para melhorar a dirigibilidade, a segurança e o consumo de combustível. O primeiro deles é o Assistente de Performance do Condutor, um computador de bordo que interage com o motorista, fornecendo dicas e dando notas para a sua condução. Desta maneira, é possível dirigir o caminhão explorando o máximo desempenho.

Já o Controle de Cruzeiro Preditivo é um piloto automático, que com a ajuda do GPS e de uma leitura do relevo, consegue ajustar a velocidade e a troca de marcha ideal. Desta maneira, com a tração e velocidade correta para a percurso, há um consumo inteligente de combustível.

O modelo também é equipado com sensores de pressão dos pneus, informando na cabine se houver uma calibragem inadequada que possa interferir no desgaste e atrito. Este sensor é um grande aliado na manutenção do custo operacional do caminhão, já que os pneus representam um valor importante na manutenção do caminhão.

O motorista também conta com um monitor de nível de energia da bateria, sinalizando também quando a carga estiver abaixo do adequado. O dispositivo ajuda a aumentar a vida útil da bateria e dos demais componentes do sistema elétrico.

Com relação à segurança, o Sistema de Frenagem de Emergência Avançada freia automaticamente o caminhão em caso de possível colisão frontal. O Controle de Estabilidade do Veículo corrige possível perda de estabilidade do caminhão, evitando acidentes e o L da carreta (“efeito canivete”).

Já o Sistema de Aviso de Saída da Faixa alerta o motorista se o veículo começar a sair da faixa de rodagem, mostrando erros de condução, sonolência ou distração do motorista. Por fim, o Controle de Cruzeiro Adaptativo ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente.
São duas opções de cabine, a Space e a Super Space, sendo a última a mais espaçosa e confortável do mercado, com 2,10 metros de altura interna. No exterior, o XF conta com design totalmente renovado, com direcionamento aerodinâmico para menor atrito do ar, auxiliando no consumo e na diminuição de ruído.

O exterior ainda possui novo parasol, logomarca no novo padrão da companhia, novos faróis com lentes Lexan®, as mesmas utilizadas em janelas de aviões, e projeto que assegura uma iluminação sólida e eficiente, com opcional de lâmpadas em LED.

O para-choque de aço é uma característica de robustez do XF, que agora recebe detalhes cromados, assim como a nova grade. Os clientes podem optar por maçanetas e para-lamas na cor da cabine, promovendo um visual mais moderno e elegante.

No interior, o painel recebe novas opções de acabamento em tons de areia, em uma composição com peças pretas ou detalhes em alumínio escovado. O pacote Exclusive conta ainda com um acabamento diferenciado em tons de conhaque, com detalhes em alumínio escovado. A ergonomia continua sendo um dos pontos altos da cabine, que ganhou novo painel de instrumentos, intuitivo, moderno e de fácil acesso pelos comandos do volante.

O ar-condicionado digital é eficiente, resfriando a cabine na temperatura desejada rapidamente, e de maneira inteligente e econômica. A iluminação interna conta com três níveis, todos com possibilidade de dimerização por meio dos controles digitais. O motorista pode ainda personalizar a posição dos botões internos, priorizando o comando que ele mais utiliza na sua operação.

Os atributos consagrados do XF continuam na nova versão: o maior e mais confortável colchão do segmento (81 cm x 220 cm) em espuma de alta densidade com opção de molas ensacadas, opção de beliche, cortinas black out, climatizador de teto, banco do motorista com ajuste pneumático e opção travas antiarrombamento Night Lock.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Audi do Brasil inicia projeto piloto de carro por assinatura

Ação piloto recebe o nome de Audi Luxury Signature e será realizada em parceria com a Flee…