A Ford vai equipar o novo Fusion com um sistema inovador de iluminação LED desenvolvido para ampliar em até 62% a eficiência luminosa do veículo. Já presente na F-150, esse sistema usa a tecnologia chamada “crystal diamond light” que, além de menor custo, cria também um efeito psicológico importante, melhorando o bem-estar do motorista.
 
A nova tecnologia de iluminação LED usa lentes facetadas em formato de diamante para uma ampla distribuição de luz. Além do Fusion e da F-150, será aplicada agora em outros modelos da Ford.  
Estabilidade da psique
 
Os designers de iluminação automotiva sabem o impacto que a luz tem na psicologia humana. A irritação que muitos motoristas sentem ao chegar em casa depois de enfrentar um longo dia de trabalho e congestionamentos também é causada, em parte, pela iluminação ruim do automóvel e o modo como ela afeta psicologicamente o homem.
 
 
“Sabemos que o nível e a homogeneidade da luz afetam o humor das pessoas”, diz Arun Kumar, engenheiro especialista em ótica da Ford. “Sabemos também que o olho foca em mudanças de contraste e outras inconsistências na iluminação, uma função automática do cérebro que pode causar alteração de humor. A iluminação mais eficiente ajuda a estabilizar a psique e também pode ter um impacto econômico e ambiental global.”
 
Influência das cores
 
A fisiologia humana é outro fator importante quando se pensa na iluminação interna. Na virada do milênio a Ford começou a atualizar a iluminação de cor verde do painel de instrumentos de seus veículos. O objetivo era escolher uma cor agradável, com maior qualidade de iluminação e bom contraste tanto no entardecer como à noite. Como homens e mulheres enxergam algumas cores de modo diferente, a tonalidade também tinha de ser aceita por ambos os sexos.
 
“Outra questão óbvia era atender as pessoas com deficiência na percepção de cores”, diz Shannon O’Day, engenheira de ergonomia e interatividade da Ford. “Não se deve usar verde ou vermelho muito saturados no painel, por exemplo, porque geralmente são as cores com as quais as pessoas mais têm problemas. Oito por cento da população mundial tem essa deficiência, a maioria do sexo masculino”.
 
Vermelho e verde também são normalmente usados em sinalização de emergência. Para o painel dos carros da Ford os designers optaram pela cor azul “Ice Blue”, que é percebida mais facilmente pelo olho humano e se destaca dos demais elementos do painel. Alguns modelos, como o Ford Fusion, oferecem ainda diferentes opções de cores na iluminação interna da cabine, que o motorista pode selecionar de acordo com a sua preferência e estado de espírito. 
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

FCA apresenta promoções de Black Friday para suas marcas de lifestyle: fiatwear, Jeep Gear e Ram Store

fiatwear tem itens a partir de R$ 15,96 A FCA apresenta para essa Black Friday descontos i…