A Jaguar apresenta hoje em seu estande no Salão de Frankfurt seu mais novo veículo. O F-PACE é um crossover totalmente focado em desempenho e criado para oferecer agilidade, capacidade de resposta e refinamento, características renomadas dos carros Jaguar. Juntos, todos esses atributos trazem ao modelo uma dinâmica incomparável e ampla versatilidade, ideal para o uso no dia a dia.
Com influências do F-TYPE, o veículo é o primeiro crossover da história da Jaguar e foi desenvolvido com uma arquitetura predominantemente em alumínio. Seu design arrojado combina linhas puras, proporção, uma traseira marcante, saídas de ar e faróis característicos.
 
A parte dianteira do modelo conta com três entradas de ar bastante largas com trazem grades em preto que reforçam sua aparência esportiva. A assinatura dos faróis em LED e os vincos do capô reforçam o aspecto moderno e agressivo do modelo.
 
O novo F-PACE acolhe cinco ocupantes em absoluto conforto. O seu interior é uma mistura perfeita de materiais Premium e acabamentos impecáveis. Tecnologias de ponta que incluem o novo sistema de entretenimento InControl Pro e o painel do volante em HD com tela de 12,3”, garantem uma experiência única a todos os ocupantes.
 
 
“Ao permanecer absolutamente fiel aos nossos princípios de design, o novo F-PACE é imediatamente reconhecível como um Jaguar. Ele oferece todo o espaço interior esperado – e muito mais – mas, por causa de nossa abordagem para superfícies, proporções e pureza de linhas, nós projetamos o que eu considero ser o veículo mais atraente e mais equilibrado de sua classe”, reforça Ian Callum, diretor de Design da Jaguar.
 
O espaço traseiro para os pernas é o maior do segmento e o porta-malas abriga um volume de 650 litros. A estrutura leve e rígida traz em sua composição 80% de alumínio o que faz com que o F-PACE seja o único de seu segmento com essa característica. Concebido para ser extremamente leve, além do alumínio, o modelo traz peças projetadas para reduzirem ao máximo seu peso total. Exemplo disso é seu eixo traseiro.
 
O modelo foi projetado com foco total em desempenho. Por isso, os engenheiros da Jaguar Land Rover disponibilizaram, entre outras opções, o motor 3.0 V6 Supercharged a gasolina, o mesmo que equipa o superesportivo F-TYPE. O propulsor desenvolve 380 cv de potência e leva o F-PACE da imobilidade aos 100 km/h em apenas 5,5 segundos.
 
 
Para atender aos mais distintos perfis de clientes, a Jaguar colocou à disposição opções de motores a diesel e a gasolina para equipar o novo F-PACE. No mercado brasileiro estarão disponíveis, em um primeiro momento, a versão diesel com motor 2.0 de 180 cv e duas opções de motor a gasolina, ambas 3.0 V6 com 340 ou 380 cv de potência.
 
Independentemente do tipo de motor que vai debaixo do capô, toda a linha F-PACE traz sistema de transmissão ZF automática de oito velocidades, com relação de marchas configurada para proporcionar o máximo de força e retomada em baixas velocidades, combinado com conforto, economia de combustível e baixos níveis de ruídos em velocidade de cruzeiro.
 
O novo Jaguar F-PACE vem equipado com o sistema de entretenimento InControl Touch de série. O sistema integra uma tela de oito polegadas sensível ao toque com interface totalmente reestruturada, mais intuitiva e com melhor resolução, bastante similar a dossmartphones e tablets.
 
Além disso, o InControl Touch Pro conta com um sistema de navegação mais rápido e fácil de manusear, graças ao cartão SD de memória para informações de rotas. Os mapas são mostrados em 2D ou 3D, tornando a navegação simples.
 
O sistema ainda pode ser equipado com um processador quad-core, disco rígido de 60GB e link de internet móvel. Nesta configuração, o F-PACE traz uma tela de 10,2 polegadas e som Meridian com 17 alto-falantes e 825 watts de potência, dando uma experiência surroundúnica.
 
A segurança do pedestre também foi um importante ponto no desenvolvimento da estrutura do F-PACE. A parte frontal do veículo foi desenvolvida para ser rígida o suficiente para garantir a segurança de seus ocupantes e, num eventual impacto com o pedestre, a estrutura irá se deformar de maneira controlada, assegurando que a energia do impacto seja absorvida progressivamente, minimizando o risco de lesões mais sérias.
 
O formato do capô em alumínio também foi projetado com foco na proteção do pedestre. Uma vantagem inerente é a grande folga entre a superfície do capô e o motor, que dá mais espaço para a absorção da energia do impacto e também evita o contato com partes mais rígidas do motor. A estrutura do capô é mais fina – o que também ajuda na economia de peso – enquanto a parte interior é feita sob medida para distribuir a carga de forma totalmente eficaz.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Suzuki Jimny vem com novidades na linha 2022

Disponível em quatro versões, SUV traz atualizações estéticas e mantém o mesmo DNA 4×…