O Novo Jetta chega à linha 2016 com melhor desempenho, equipamentos inéditos e tecnologia ainda mais sofisticada. O sedã Volkswagen passa a ser equipado nas versões Trendline e Comfortline com o novo motor 1.4 TSI de 150 cv, que  alia excelente desempenho e baixo consumo de combustível. A configuração Highline mantém o consagrado motor 2.0 TSI com 211 cv, associado à transmissão automática DSG de seis marchas.
Além do novo motor, o Novo Jetta 2016 passa a contar de série em todas as versões com itens como direção elétrica, controle de estabilidade, bloqueio eletrônico de diferencial e a nova geração de sistemas de infotainment da Volkswagen, capaz de espelhar a tela do celular com a do console central. Outra novidade é a oferta da transmissão manual de seis marchas para a versão Trendline.
O motor 1.4L TSI, da família EA211, é um dos mais avançados da Volkswagen no mundo e chega para substituir o 2.0 aspirado (da família EA113), que equipava as versões Trendline e Comfortline. Os números provam na prática os benefícios do downsizing (redução da cilindrada, com excelente desempenho). O Novo Jetta com o motor 1.4L TSI tem 150 cv na faixa de 5.000 rpm. O torque máximo é de 25,5 mkgf já disponíveis a 1.500 rpm. Ou seja: um motor 30% menor em cilindrada, porém com 25% a mais de potência e 38% a mais de torque em comparação ao 2.0 aspirado utilizado anteriormente.
 
O motor 1.4L TSI pode ser combinado à transmissão manual de seis marchas ou à transmissão automática de seis velocidades com função Tiptronic (que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante). Independentemente da transmissão, o Novo Jetta equipado com o motor 1.4 TSI acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e alcança 203 km/h de velocidade máxima. Um desempenho de modelos esportivos.
A sigla TSI representa toda a tecnologia que resulta nas qualidades entregues pelo motor: injeção direta de combustível, combinada ao turbocompressor, de forma a entregar muito prazer ao dirigir e alta eficiência energética. Todos os motores TSI se destacam por seu baixíssimo consumo de combustível, alta potência e elevado torque a partir de baixas rotações.
Todas as versões do Novo Jetta passam a contar, de série, com o sistema de infotainment mais inovador do mercado. O Volkswagen App-Connect, disponível para as versões Comfortline e Highline, permite espelhamento do smartphone com as plataformas MirrorLink (sistemas Android), Carplay (compatível com aparelhos com sistema Apple) e também com o sistema Android Auto (estando portanto já preparado para futuros lançamentos de smartphones da Google). Esses sistemas proporcionam a reprodução e operação da tela do telefone celular, diretamente na tela do infotainment, como se fosse um espelho e sem comprometer a segurança na condução do veículo.
 
Trendline – Todas as versões do Novo Jetta utilizam sistema de suspensão traseira do tipo Multilink, que garante conforto e segurança em todas as condições de uso. O Novo Jetta Trendline, que pode ser equipado com transmissão manual de seis marchas ou transmissão automática de seis marchas com função tiptronic, tem excelente relação custo-benefício. Sua extensa lista de itens de série inclui volante global da marca, bancos revestidos em tecido preto, direção com assistência elétrica, ar-condicionado Climatic, rodas de liga leve “Sedona” de 16 polegadas com pneus 205/55 R16, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e alarme com comando remoto “keyless”.
Complementam a lista de itens de série do Novo Jetta Trendline o apoia braço com tomada de 12V adicional e saída de ar-condicionado para o banco traseiro, porta-luvas refrigerado, sistema de infotainment “Composition Touch”, iluminação da placa de licença em LED, volante com ajustes de altura e distância e freios ABS com EBD (distribuição das forças de frenagem).
Comfortline – Disponível exclusivamente com a transmissão automática de seis marchas, a versão intermediária Comfortline traz todos os equipamentos da versão Trendline e acrescenta o novo volante global da marca revestido de couro com hastes para troca de marcha (shift paddles) e comandos do computador de bordo e dos sistemas de som e de telefonia, acabamento interno em native (oferecido nas tonalidades preta ou bege), rodas de liga-leve de 16” estilo “Atlanta” e controle automático de velocidade de cruzeiro (cruise control). Também é de série o sistema “Composition Media”.
 
 
 
A versão Comfortline oferece como opcional o teto solar e o pacote Exclusive, que conta com sistema de infotainment “Discover Media”, sistema Coming & Leaving Home, sensor de chuva, rodas “Queensland” de 17 polegadas e pneus 225/45, sistema Kessy (que permite abertura das portas por aproximação da chave e partida do motor por meio de um botão), ar-condicionado digital de duas zonas de resfriamento Climatronic, entre outros.
O ar-condicionado Climatronic possui duas zonas de climatização (para motorista e passageiro) e saída para o banco traseiro, conta com layout semelhante ao do Passat – a temperatura é exibida em mostrador digital.
Highline – Topo de linha para o Novo Jetta, a versão Highline traz o conjunto mecânico com o motor 2.0 TSI de 211 cv e transmissão automática DSG. Adicionalmente ao Novo Jetta Comfortline, conta com retrovisor interno eletrocrômico, rodas exclusivas “Lancaster” de 17 polegadas, entre outros itens.
O Novo Jetta Highline é equipado com a nova geração do motor 2.0l TSI, da família EA888. O motor utiliza sistema de injeção direta de combustível, turbocompressor e quatro válvulas por cilindro, com comando de válvulas variável, gerando uma curva de torque plana a partir de baixas rotações. O Novo Jetta Highline acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e tem velocidade máxima de 241 km/h.
 
Como opcionais, o modelo oferece, além do teto solar panorâmico, dois pacotes de equipamentos: Exclusive e Premium. O primeiro acrescenta ao sedã Volkswagen bancos de couro Vienna (com sistema de aquecimento para os dianteiros em duas opções de cores: preto ou bege) e sensores de chuva e de luminosidade. O pacote Exclusive também oferece retrovisor interno eletrocrômico, espelhos externos rebatíveis, porta revistas no encosto dos bancos dianteiros e função “Coming & Leaving Home”, que acende a farol ao entrar ou sair do carro.
Já o módulo Premium traz todos os itens do “Exclusive”, além de sistema de infotainment “Discover Media” com navegação integrada, comando de voz, sistema Kessy (que permite abertura das portas por aproximação da chave e partida do motor por meio de um botão), faróis bixenônio com luzes diurnas de LED e ajuste elétrico do assento do motorista.
As versões Trendline e Comfortline contam com quatro airbags de série (dois frontais e dois laterais nos bancos dianteiros) e a configuração Highline traz seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois do tipo cortina). Todo o Novo Jetta comercializado no mercado nacional traz o sistema ISOFIX, para a fixação de cadeirinhas de crianças.
Somam-se a isso importantes recursos de segurança, de série em todas as configurações do sedã Volkswagen:
ESC – Controle eletrônico de estabilidade – O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica essa para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.
ASR (Antriebsschlupfregelung) – Controle de tração – O sistema auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e a frenagem individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus em qualquer condição de utilização.
EDS (Elektronische Differenzialsperre) – Bloqueio eletrônico do diferencial – Em trilhas ou em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel.
HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa – Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.
HBA – Função adicional do sistema ESC, o BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem). O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência. Nesse momento, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Empresas do Espítito Santo vão operar primeiro ônibus 100% elétrico da BYD

Veículo BYD tem 350km de autonomia e é pioneiro no segmento O primeiro ônibus elétrico par…