Home Destaques Novo Peugeot 9X8 Hypercar – projetado para a competição

Novo Peugeot 9X8 Hypercar – projetado para a competição

Comentários desativados em Novo Peugeot 9X8 Hypercar – projetado para a competição

Peugeot revela o protótipo do Hypercar 9X8, seu carro de competição de última geração, que deve estrear em 2022 no Campeonato Mundial de Endurance FIA (WEC).

O Peugeot 9X8 é o novo carro de Endurance da marca do Leão. Ele será o sucessor dos Peugeot 905 e 908, modelos de Endurance que venceram as 24 Horas de Le Mans, respectivamente em 1992 e 1993, assim como em 2009. Na linhagem dos seus ilustres predecessores, o 9X8 deve perpetuar a tradição do fabricante no automobilismo, marcada per modelos de alto desempenho e dotados de forte identidade visual, identificáveis ao primeiro olhar.

A estreita e provavelmente inédita colaboração entre as equipes de Design e de Engenharia da Peugeot e da Peugeot Sport foi determinante para explorar novas soluções em matéria de aerodinamismo e de estilo, bem como para definir uma linha absolutamente original. Depois de intensos meses de colaboração, os engenheiros de desenvolvimento, sob a responsabilidade de Olivier JANSONNIE, Diretor Técnico da Peugeot Sport, e os designers dirigidos por Matthias HOSSANN, Diretor de Design da Peugeot, revelam as principais linhas e o conceito aerodinâmico do 9X8.

O novo regulamento Le Mans Hypercar (LMH), implantado pela FIA e pelo ACO para suceder à categoria dos LMP1, foi o responsável por essa proposta inovadora. Permitindo mais flexibilidade no tratamento das superfícies aerodinâmicas, ele promove uma reflexão radicalmente nova e favorece a concepção de carros inovadores e mais abertos à intervenção das equipes de design. Engenheiros e designers aproveitaram essa oportunidade para inventar novos processos criativos, subverter as convenções e criar um Peugeot Hypercar que inaugura um novo gênero.

Além da silhueta e do aspecto geral, a equipe de Design fez um trabalho de integração dos códigos característicos da Marca Peugeot em todos os detalhes da execução – num projeto perfeitamente eficiente, como não podia deixar de ser.

Assinatura característica da Peugeot, as três garras luminosas dos conjuntos óticos dianteiro e traseiro inserem plenamente o 9X8 na gama de modelos da marca. O novo emblema retroiluminado, sublimado pela cabeça do Leão, está presente na face dianteira e nas laterais do carro.

O novo emblema retroiluminado, sublimado pela cabeça do Leão, está presente na face dianteira e nas laterais do carro. A cor cinza Sélénium, realçada por detalhes contrastantes em Kryptonite (um verde amarelado ácido), integra o código de cores presente na carroceria e no interior do cockpit, ecoando o novo selo Peugeot Sport Engineered, inaugurado no 508 e no 508 SW.4{><0}

O cockpit do 9X8 também surpreende pelo trabalho cuidadoso da equipe de designers. No exterior, as rodas revelam um trabalho minucioso, pontuando as laterais sóbrias e bem estruturadas, enquanto as aberturas de ventilação revelam a parte superior dos pneus. Os retrovisores estão perfeitamente integrados, de modo que nenhum obstáculo venha se interpor aos fluxos de ar.

Na traseira do 9X8, elementos finamente esculpidos acolhem as três garras luminosas das lanternas, enquadrando um amplo difusor sobre o qual pode-se ler uma inscrição cheia de humor: “ We need no rear wing” (Não precisamos de aerofólio traseiro).

Introduzido pela primeira vez nos Chaparral 2F nas 24 Horas de Le Mans de 1967, o aerofólio traseiro é posto em causa pela primeira vez em mais de meio século. A traseira inovadora do 9X8 nasceu dos estudos dos engenheiros da equipe da Peugeot Sport.

A ausência desse apêndice aerodinâmico libertou a silhueta do 9X8, conferindo-lhe uma fluidez que não se via há décadas. Para os designers, cúmplices dos engenheiros, foi uma oportunidade de esculpir volumes harmoniosos e dinâmicos e de criar superfícies lisas que unem os flancos ou se estendem até as caixas de roda dianteiras.

Desde a confirmação oficial, em setembro de 2020, da participação da Peugeot na categoria LMH (Le Mans Hypercar), as oficinas de Versalhes entraram em efervescência para criar o 9X8.

Um V6 2,6 litros Bi-turbo de 500kW (680cv) com abertura a 90° (o motor térmico do grupo motopropulsor Peugeot Hybrid4 500KW que será instalado na traseira do 9X8) – vem acumulando, como previsto, quilômetros nos bancos de teste desde o mês de abril.

O motor/gerador elétrico de 200kW que será posicionado na frente, a caixa de câmbio sequencial de 7 marchas e a bateria estão em processo de montagem, de acordo com o cronograma de validação no banco de testes. A Peugeot Sport e a Saft, filial da TotalEnergies, enfrentam diariamente desafios tecnológicos para desenvolver conjuntamente a bateria de alta densidade, forte potência e de alta tensão (900 volts).

Artigos Relacionados
Leia mais em Destaques
Comentários estão fechados

Veja também

Prêmio TOP CAR TV chega a sua 20ª edição

Para avaliar o impacto da premiação na visibilidade das marcas de veículos na mídia, uma p…