Tempo recorde na pista de corridas mais desafiadora do mundo

A Porsche estabeleceu novos padrões para carros esportivos de quatro portas totalmente elétricos em Nürburgring-Nordschleife. O piloto de testes Lars Kern conquistou novo recorde na lendária pista, conhecida como Inferno Verde, percorrida em sete minutos e 42 segundos. O tempo de volta foi obtido em Nordschleife, o trecho de 20,6 quilômetros usado costumeiramente para tentativas de recordes. Durante a tentativa, Lars Kern guiou um Taycan pré-produção.

“O Taycan também é adequado para pistas de corrida e mostrou isso de forma convincente no circuito mais desafiador do mundo”, explica Kern. “Cada vez mais, estou impressionado com a estabilidade com que o carro totalmente elétrico se comporta nos trechos de alta velocidade, como o de Kesselchen, e como ele acelera de forma neutra nos trechos mais estreitos, como o Adenauer Forst.”

“O Taycan superou sua Triple Endurance Run (Tripla Prova de Resistência) com maestria. Em primeiro lugar, nosso carro esportivo elétrico demonstrou a constância de seu desempenho num teste exaustivo que envolveu 26 acelerações sucessivas de 0 a 200 km/h. Depois disso, ele rodou 3.425 quilômetros em 24 horas na pista de Nardò, na Itália, sem apresentar nenhum problema. E agora, conquistou o recorde em Nürburgring-Nordschleife”, ressalta Stefan Weckbach, vice-presidente da Linha de Produtos Taycan. “Numerosos fatores contribuíram para esse desempenho e para a eficiência do trem de força também em altas velocidades. Eles incluem os sistemas de chassi que reagem numa fração de segundo, assim como a extraordinária aerodinâmica.”

Num estágio inicial, os engenheiros de desenvolvimento começaram pilotando um Taycan no circuito de Nürburgring Nordschleife num simulador de direção para poderem experimentar e avaliar seu desempenho numa pista de corridas virtual. Nesse processo, um dos principais objetivos foi determinar a energia elétrica com gerenciamento térmico, fator que dá uma importante contribuição para a conquista dos tempos de volta.

Primeiros passos: maratona de resistência de 24 horas e série de acelerações

O Taycan pode encarar tanto a pista de corrida como uma prova de resistência: em 24 horas, a Porsche cobriu um percurso de exatamente 3.425 quilômetros com um protótipo, como parte de um teste na pista de alta velocidade de Nardò, na Itália. Isso corresponde aproximadamente a uma viagem entre Nardò e Trondheim, na Noruega. Em temperaturas escaldantes, na pista de testes localizada no sul da Itália, a velocidade média mantida ficou entre 195 e 215 km/h. Com temperatura ambiente máxima de 42 graus Celsius e temperatura da pista de até 54 graus Celsius, o Taycan demonstrou sua capacidade para percorrer longas distâncias, mesmo antes de seu lançamento. O teste ocorreu sem interrupções: o protótipo do Taycan só teve que parar para cargas rápidas da bateria e trocas de pilotos.

No final de julho, um veículo de pré-série acelerou de 0 a 200 km/h nada menos que 26 vezes consecutivas numa pista de aeroporto. O tempo médio de aceleração nas arrancadas cronometradas ficou abaixo de 10 segundos. A diferença entre a aceleração mais rápida e a mais lenta foi de 0,8 segundo.

Novo Taycan: o primeiro carro esportivo totalmente elétrico da Porsche

Um leque completo de características técnicas está por trás do impressionante desempenho do Taycan na pista de corridas:

• O Taycan conta com dois motores elétricos excepcionalmente eficientes posicionados nos eixos dianteiro e traseiro e, por isso, tem tração nas quatro rodas. A tração integral e os sistemas de controle de tração operam de forma significativamente mais rápida do que os sistemas convencionais. Se uma roda escorregar mais, por exemplo, os motores elétricos reduzem esse comportamento numa fração de segundo.

• O sistema integrado Porsche 4D-Chassis Control (Controle de Chassi 4D) analisa e sincroniza todos os sistemas de chassi em tempo real. Os inovadores sistemas de chassi incluem a suspensão pneumática adaptativa com tecnologia de três câmaras, incluindo o controle eletrônico dos amortecedores PASM (Porsche Active Suspension Management – Gerenciamento Ativo da Suspensão), assim como o sistema eletromecânico de estabilização de rolagem Controle Dinâmico Esportivo do Chassi (PDCC Sport – Porsche Dynamic Chassis Control Sport), incluindo o Vetoreamento de Torque Plus (PTV Plus). O carro que quebrou o recorde possui eixo traseiro esterçante e pneus com 21 polegadas.

• O Taycan é o primeiro veículo de produção a contar com um sistema com 800 volts, em lugar dos 400 volts normais dos carros elétricos. Entre ele estão altos níveis de desempenho com consistência.

• O perfil dos modos de condução do novo Taycan disponibiliza regulagens especiais para permitir o uso integral de todas as suas propriedades elétricas. No modo “Sport Plus”, as solicitações do condutor são atendidas de uma forma extremamente dinâmica. Por isso, a estratégia de arrefecimento e aquecimento da bateria foi projetada para máximo desempenho. Ao mesmo tempo, os flaps de ar para resfriamento são abertos e o defletor traseiro é estendido mais cedo para diminuir a tendência à elevação, enquanto o acerto do chassi é otimizado para máxima performance na pista de corrida e a suspensão é ajustada permanentemente em sua posição mais baixa.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Mercedes-Benz aposta no HVO para redução de emissões de CO2

Óleo Vegetal Hidrotratado, o HVO se mistura perfeitamente ao diesel sem restrição nenhuma,…