O catalisador, principal peça do sistema de emissões dos veículos, é responsável por converter até 98% dos gases tóxicos em substâncias inofensivas.

Os veículos são responsáveis por uma parte significativa da poluição do ar, sendo que os automóveis geram 72,6% das emissões de gases tóxicos, segundo um estudo do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA). Com isso, é essencial o foco em soluções para o controle desses gases. Na data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Umicore, empresa especialista em tecnologias para o controle de emissões veiculares, destaca como o catalisador automotivo contribui para a redução dos gases tóxicos provenientes do motor a combustão.

O catalisador, principal peça do sistema de emissões dos veículos, é responsável por converter até 98% dos gases tóxicos em substâncias inofensivas. O componente transforma HC (hidrocarbonetos), CO (monóxido de carbono) e NOx (óxidos de nitrogênio), gases provenientes do motor à combustão, em vapores que não prejudicam o meio ambiente e a saúde, como H2O (água), N2 (nitrogênio) e CO2 (gás carbônico).

“A função do catalisador é de extrema relevância para o meio ambiente e para saúde. Sem o componente, os veículos poluiriam de cinco a dez vezes mais, em média. A peça ainda evita que uma tonelada de material poluente alcance o ambiente durante a sua vida útil, que varia de 10 a 15 anos. Isso equivale a 110 quilos de gases tóxicos evitados por ano ou 300 gramas por dia para cada veículo”, destaca Stephan Blumrich, vice-presidente e diretor da Umicore Brasil.

Motorista deve se atentar às revisões

Os motoristas também podem contribuir no combate às emissões, garantindo o bom funcionamento do catalisador, com revisões periódicas no sistema de exaustão para detectar e solucionar problemas, como rachaduras, amassados, vazamentos e furos nos componentes. “Além do catalisador, é importante ter atenção com outros sistemas do automóvel que influenciam na exaustão de gases poluentes, como o de ignição, que engloba velas, cabos e bobinas; o de arrefecimento do motor e, por fim, o sistema de alimentação de ar e combustível”, ressalta o executivo da Umicore.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

BMW apresenta os novos M3 Sedan e M4 Coupé

A suspensão M Adaptativa com amortecedores controlados eletronicamente oferece controle pr…