O Range Rover, modelo mais luxuoso da linha Land Rover e um dos mais refinados do mundo, foi apresentado ao público em 1970 como o primeiro veículo do mundo a unir o conforto e a sofisticação existentes nos sedãs da época somado à capacidade de trafegar em todos os tipos de terrenos, característica presente no Defender e em outros modelos, até então, restritos ao uso rural.
Ao longo das décadas, o modelo se tornou sinônimo de luxo e robustez e marcou a indústria automobilística mundial como ícone de inovação e tecnologia embarcada.
 
Agora em sua quarta geração, o Range Rover é um símbolo da Land Rover e até hoje é um modelo que define tendências dentro do segmento premium.
 
Listamos alguns fatos e curiosidades que talvez você não saiba sobre o veículo:
1 – Foi o 1º SUV de luxo do mundo
Apresentado em 1970, o Range Rover pode ser considerado o primeiro SUV de luxo do mundo. Ele foi o primeiro veículo a unir o luxo e a sofisticação presentes nos sedãs da época com a mesma capacidade e robustez para se trafegar em qualquer tipo de terreno que os modelos como o Defender, restritos ao uso rural, possuíam até então.
2 – Cruzou o pântano de Darien
Para demonstrar toda capacidade fora de estrada do modelo, a Land Rover colocou à prova o seu veículo mais luxuoso em um desafio extremo. O Range Rover participou da expedição British Trans-Americas Expedition. Liderada pelo explorador britânico John Blashford-Snell, a expedição saiu do Alasca (EUA) em 3 de janeiro de 1971 e terminou na Terra do Fogo (Argentina) em 10 de julho de 1972.
O trecho mais difícil a ser superado foi encontrado entre o Panamá e a Colômbia, na região de floresta tropical e pântanos do Estreito de Darien. Com cerca de 400 quilômetros, a área não tinha estradas ou pontes. O Range Rover foi o primeiro veículo do mundo a cruzar a região, o que coloca seus proprietários na posição de fazer a seguinte pergunta sem medo da resposta: “Você colocaria seu carro na lama?”.
3 – É o veículo preferido das celebridades
Em mais de 45 anos de existência, o Range Rover conquistou o gosto de celebridades ao redor do mundo. Em 1982, durante uma viagem do Papa João Paulo II à Inglaterra, uma unidade do Range Rover foi convertida em Papa-Móvel para transportar o Sumo Pontífice.
A Rainha Elizabeth II da Inglaterra também utiliza um Range Rover para se locomover por seu país. Keira Knightley,Bruce Sprinsteen, Madonna, Michael Jordan e Jack Nicholson são apenas alguns exemplos mais.
4 – Já ganhou o Paris-Dakar
Em 1979 o Range Rover participou pela primeira vez da mais famosa competição de rali do mundo, o Paris Dakar. Pilotado pelo francês Alain Génestier, o modelo venceu logo em sua estreia na categoria automóveis e  depois novamente em 1981. O modelo também já participou do Camel Trophy, famoso pelo alto nível de dificuldade.

5 – Primeiro SUV feito em alumínio
Sua quarta – e atual – geração apresentada para o público em 2012 fez do Range Rover o primeiro SUV do mundo com carroceria totalmente produzida em alumínio. O modelo é até 420 kg mais leve que a versão anterior o que o torna muito mais econômico em termos de consumo de combustível e também com menores emissões de CO2.
A atual versão do Range Rover também inaugurou uma série de tecnologias como o painel de instrumentos virtual em TFT, composto por uma tela de altíssima definição.
Outra tecnologia que chama a atenção e foi inaugurada no Range Rover foi a tela Dual View, em que motorista e passageiro dianteiro conseguem enxergar duas imagens distintas ao mesmo tempo na mesma tela, dependendo do ângulo de visão.
6 – Lançou no mercado o Terrain Response
Já imaginou um botão que transforma o carro de acordo com o tipo de terreno em que se está trafegando? A expertise todo-terreno da Land Rover levou-a a desenvolver a tecnologia e escolher o Range Rover para lançá-la. Em 1997, a versão não identificava automaticamente o terreno como faz a versão atual do Terrain Response 2 (lançado na quarta geração do Range Rover), mas já ajustava aceleração, suspensão, tração e relação de marchas para terrenos arenosos, escorregadios ou extremamente irregulares, com grandes rochas, por exemplo.
7 – Versão SV Autobiography é o SUV mais sofisticado do mundo
A Divisão de Veículos Especiais (SVO) da Jaguar Land Rover enriqueceu o modelo top de linha da Land Rover e não poupou mimos para quem faz questão de luxo. A versão SV Autobiography – que permite a maior gama de customização do mercado – possui dois assentos traseiros que reclinam como a primeira classe de um avião. A marca italiana de poltronas, Frau, desenhou descansos para pés e mesas dobráveis para computadores portáteis. Para não perder a performance, um motor V8 Supercharged com 550 cv de potência e 580 Nm de torque equipa o carro.
8 – Leva os turistas para a viagem mais luxuosa do mundo
Junto com a Abercrombie & Kent, agência especializada em viagens de luxo, a Land Rover disponibilizou um Range Rover SV Autobiography para levar os turistas que adquirirem o pacote de viagem mais luxuoso do mundo. A Provença francesa, o Lago Como na Itália, as montanhas Atlas no Marrocos, o Grand Canyon dos EUA, o Atacama no Chile e a Tasmânia da Austrália vistos de perspectivas únicas com o conforto do Range Rover. O pacote de £ 100 mil parte de Londres, Reino Unido.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Nissan comemora 20 anos de uma história de sucesso no Brasil

Da importação de carros à fabricante nacional de automóveis, marca consolida sua presença …