Aconteceu na última segunda-feira (8), na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), uma reunião com os parceiros que fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) a fim de acertar os últimos detalhes para a abertura oficial do Maio Amarelo, que será nesta quinta-feira (11), às 16h, no Parque da Cidadania.
 
Várias ações já foram realizadas ao longo da semana em alusão ao Maio Amarelo, que este ano tem como tema central “Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito”. O movimento, que é realizado em todo o mundo, visa promover uma reflexão das possibilidades de escolhas no dia a dia, que feitas de maneira errada podem acarretar graves consequências no trânsito, como usar o celular ao volante, beber e dirigir, não usar o cinto de segurança ou capacete afivelado e ainda exceder os limites de velocidade, entre outras. Todas essas ações são passíveis de escolhas e, consequentemente, de prevenção de graves ocorrências.
 
De acordo com a gerente de Educação de Trânsito da Strans, Samyra Motta, ao longo do mês estão sendo realizadas ações com a participação de todos os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito duas vezes por semana e, além disso, nos demais dias os órgãos estão realizando atividades independentes. Todas as ações têm como meta chamar a atenção das pessoas para a necessidade da mudança de comportamento no trânsito. “Foram colocados vários carros batidos nos principais cruzamentos da cidade, para alertar as pessoas para a necessidade de fazer a escolha certa e assim garantir um trânsito seguro para todos”, acrescentou.
 
A gerente ressalta que nas ações serão distribuídos materiais educativos para os condutores. Também foram colocados adesivos nos ônibus urbanos com o símbolo da campanha Maio Amarelo para chamar a atenção das pessoas. “Este ano, mais uma vez estamos chamando as pessoas às suas responsabilidades, pois o comportamento inadequado no trânsito tem trazido consequências para a vida de todos. A escolha em agir de maneira errada tem feito a diferença no trânsito e tem trazido muitos prejuízos para todos que fazem parte dele”, finalizou.
 
Maio Amarelo – Atenção Pela Vida
 
Em 11 de maio de 2011 a ONU decretou a Década de Ação para a Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou a referência mundial para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Adotou -se a cor amarela por simbolizar a atenção e a sinalização de advertência no trânsito. O Maio Amarelo tem por objetivo contribuir para a diminuição dos índices de mortes e feridos no trânsito. O símbolo do movimento é um laço na cor amarela, que ressalta a segurança no trânsito como questão de saúde. Pontos turísticos, prédios e monumentos públicos recebem uma iluminação especial. Em Teresina, a Ponte João Isidoro França – Ponte Estaiada – em alusão ao mês ficará com a iluminação amarela.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Mercedes-Benz do Brasil é premiada por iniciativas de diversidade

Seguindo estratégia global da Daimler, Companhia valoriza as diferenças e fortalece a cult…