Home Notícias Pessoa com deficiência poderá ser dispensada de exames do Detran na renovação da CNH

Pessoa com deficiência poderá ser dispensada de exames do Detran na renovação da CNH

Comentários desativados em Pessoa com deficiência poderá ser dispensada de exames do Detran na renovação da CNH
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou projeto do deputado Renato Molling (PP-RS) que permite à pessoa com deficiência ser dispensada, por indicação de médico perito examinador, do exame de aptidão física e mental quando da renovação da carteira de motorista.
O projeto (PL 5148/16) recebeu parecer favorável do relator, deputado Valadares Filho (PSB-SE). O texto altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).
Atualmente, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) obriga toda pessoa com deficiência, ao renovar a habilitação, a passar por uma junta médica que realiza os exames de aptidão.
Caso a caso
Para o autor, a avaliação por junta médica deveria ser feita dependendo do caso. O relator concordou com a alegação. “De fato, há deficiências que não são afetadas, positiva ou negativamente, pela passagem do tempo”, disse Valadares Filho. “Aquele que, por exemplo, teve um membro amputado ou perdeu definitivamente o movimento das pernas não precisa ter atestada essa condição, reiteradamente, por junta médica especializada.”
Ele disse ainda que a avaliação só será necessária se o médico perito atestar que houve progressividade da deficiência.
Fonte: Agência Câmara Notícias
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Mopar apresenta novos lubrificantes e fluidos

O desenvolvimento foi realizado em conjunto com a Shell, para óleos de motor e câmbio, e c…