Os engenheiros da Peugeot Sport se concentraram no Peugeot 308 e desenvolveram o 308 GTi, o modelo mais radical da gama criado pela divisão esportiva da Marca. Não satisfeitos com o sucesso da iniciativa, eles decidiram ir além ao conceber uma versão de corrida do veículo. Levar o carro das ruas para as pistas resultou na criação do PEUGEOT 308 Racing Cup.
 
A equipe de estilo da Peugeot desenhou as formas aerodinâmicas do 308 Racing Cup tendo como base uma tecnologia de competição destinada aos clientes mais exigentes, que buscam o máximo em desempenho e pilotagem. Equipado com o mesmo motor THP do 308 GTi da Peugeot Sport, o 308 Racing Cup já produz 308 cavalos de potência (38 cavalos a mais do que a versão de rua do 308 GTi) depois da primeira fase de seu desenvolvimento.
 
Uma silhueta elegante e agressiva
 
Baseado no 308 GTi da Peugeot Sport, aclamado por seu caráter esportivo, o 308 Racing Cup tem uma aparência ainda mais agressiva: graças as suas rodas mais largas, a lateral do carro ganhou novos contornos, deixando o esportivo um visual inconfundível. Essa é a principal razão para a maior largura total, que foi estendida para 1.910 mm – 106 mm a mais que 308 GTi. O spoiler na traseira do modelo foi inspirado na regulamentação do WTCC.
 
 
Os para-choques dianteiro e traseiro e o difusor são específicos para o 308 Racing Cup e aumentam sua eficiência aerodinâmica com um toque agressivo. Nessa mesma linha, suas rodas de 18 polegadas podem ser calçadas em pneus lisos ou piso molhado.
 
Tecnologia embarcada
 
O motor THP é derivado diretamente do propulsor do 308 GTi. Os especialistas em motores da Peugeot afiaram ainda mais seu desempenho para elevar a competitividade do modelo no automobilismo. Com a incorporação do turbo usado no 208T16, o 308 Racing Cup já ultrapassou a potência de 308 cavalos. Ainda em curso, o desenvolvimento desse trabalho vai oferecer a oportunidade de produzir ainda mais potência para um desempenho radical.
 
O 308 Racing Cup empresta elementos da suspensão do 308 GTi, como pivô e a travessa traseira. Para adaptar o carro para as pistas, os engenheiros da Marca também promoveram uma série de alterações, como pinças de freio com seis pistões e a transmissão sequencial de seis velocidades, que pode ser acionada por aletas atrás do volante.
 
O 308 Racing Cup também teve como prioridade o controle de seu peso, que ficará restrito à faixa entre 1.000 kg e 1.050 kg.
 
Uma carreira internacional adiante
 
O Peugeot 308 Racing Cup estará disponível para venda na Europa no fim de 2016. A intenção é que o carro suceda o RCZ Racing Cup nos campeonatos em disputa e nas séries de corrida de modelos esportivos, como VLN na Alemanha, CER na Espanha, CITE na Itália e BGDC na Bélgica, ou mesmo nos campeonatos de endurance, a exemplo das “séries 24hs”.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Equipe Mercedes-EQ de Fórmula E começa sua segunda temporada no próximo fim de semana

Neste final de semana a Equipe Mercedes-EQ inicia a sua segunda temporada na categoria Em …