Home Notícias Pirelli produz o primeiro pneu com certificação FSC do mundo

Pirelli produz o primeiro pneu com certificação FSC do mundo

Comentários desativados em Pirelli produz o primeiro pneu com certificação FSC do mundo

O pneu Pirelli P Zero equipará o BMW X5 Plug-in-Hybrid usando borracha natural certificada e rayon

A Pirelli se tornou a primeira empresa no mundo a produzir uma linha de pneus certificados pelo FSC (Forest Stewardship Council) e foram projetados para o BMW X5 xDrive45e Plug-in-Hybrid. Esses pneus contêm borracha natural e rayon com certificação FSC e representam um novo horizonte para a produção cada vez mais sustentável de pneus.

O pneu Pirelli P Zero com Certificado FSC

A certificação de manejo florestal FSC confirma que as plantações são manejadas de uma forma que preserva a diversidade biológica e beneficia a vida das pessoas e trabalhadores locais, ao mesmo tempo que garante a sustentabilidade econômica. O complexo processo de certificação da cadeia de custódia do FSC verifica se o material certificado pelo FSC foi identificado e separado do material não certificado à medida que segue seu caminho ao longo da cadeia de abastecimento, desde as plantações até a fabricante de pneus.

O pneu Pirelli P Zero, o primeiro pneu com certificação FSC do mundo usando borracha natural com certificação FSC e rayon proveniente de plantações certificadas pelo FSC, será fornecido na dimensão 275/35 R22 para a dianteira e 315/30 R22 para a traseira do BMW X5 xDrive45e Plug-in-Hybrid. A segunda geração do BMW X5 com direção elétrica combina um motor a gasolina de 6 cilindros em linha de 3,0 litros – com a tecnologia BMW TwinPower Turbo – com a quarta geração da tecnologia do BMW eDrive. O híbrido plug-in produz uma potência do sistema de 290 kW/394 hp, com um torque máximo do conjunto de 600 Nm, em uma faixa de energia elétrica de 77-88 km (WLTP). O BMW Group realizou uma certificação de CO2 de ciclo completo para o BMW X5 xDrive45e, desde a aquisição de matéria-prima, a cadeia de suprimentos, a fabricação e a fase de uso, até a reciclagem.

Este P Zero foi desenvolvido pela Pirelli de acordo com sua estratégia de ‘perfect fit’, atendendo assim às necessidades de desempenho do fabricante alemão para este modelo popular, ao mesmo tempo que contribui para a filosofia ‘verde’ deste veículo híbrido. O novo pneu será produzido exclusivamente na fábrica da Pirelli em Rome, Geórgia, nos Estados Unidos, e foi projetado para visar especificamente a sustentabilidade ambiental juntamente com baixa resistência ao rolamento (pontuação ‘A’ no rótulo europeu de pneus), o que melhora o consumo de combustível e reduz as consequentes emissões danosas. Além disso, os níveis de ruído são mais baixos, o que beneficia ainda mais o meio ambiente.

A certificação FSC para a borracha natural usada para fazer o novo pneu P Zero, destinado ao BMW X5 Plug-in-Hybrid, adquirida de plantações certificadas, é o último passo no caminho que a Pirelli trilhou por muitos anos em direção ao gerenciamento sustentável da cadeia de abastecimento da borracha natural. Isso é alcançado por meio de um roteiro de atividades baseado na capacitação e compartilhamento de boas práticas nos países de origem do material, em consonância com os princípios e valores contidos na Política de Borracha Natural Sustentável da Pirelli, emitida em 2017.

Este documento é o resultado de consultas às principais partes interessadas na cadeia de valor da borracha natural, incluindo ONGs internacionais, os principais fornecedores de borracha natural da Pirelli, produtores e comerciantes na cadeia de suprimentos, clientes automotivos e organizações globais multilaterais. A Pirelli também é membro fundadora da plataforma global para borracha natural sustentável (GPSNR). Esta plataforma multistakeholder foi criada em 2018 com o objetivo de apoiar o desenvolvimento sustentável do negócio da borracha natural em todo o mundo, beneficiando toda a cadeia de abastecimento.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Volkswagen anuncia atualizações remotas de software modelos ID.

Marca segue se transformando numa provedora de mobilidade orientada por software A Volkswa…