O exterior do 911 se caracteriza pelos elementos de design da geração de modelos 992

A Porsche completa seu trio de carros esportivos a tempo para o verão europeu: seguindo o Coupé e o Cabriolet, a terceira versão de carroceria da nova geração do 911 estreia com os novos modelos 911 Targa 4 e 911 Targa 4S com tração integral. O item de diferenciação do Targa continua sendo seu inovador sistema de teto completamente automático e, exatamente como no modelo Targa original de 1965, ele traz uma larga barra de proteção anticapotagem (santantônio), uma área móvel do teto sobre os bancos dianteiros e uma janela traseira envolvente. O teto pode ser confortavelmente aberto e fechado em apenas 19 segundos.

O carro é impulsionado por um motor boxer de três litros e seis cilindros com dois turbo compressores: o 911 Targa 4 agora entrega 283 kW (385 cv) e, em combinação com o pacote opcional Sport Chrono, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,2 segundos – um décimo de segundo mais rápido que anteriormente. O motor do 911 Targa 4S chega a 331 kW (450 cv) e, nas mesmas condições, permite atingir a marca de 100 km/h em apenas 3,6 segundos – quatro décimos de segundo mais rápido que seu antecessor. A velocidade máxima do 911 Targa 4 é 289 km/h (dois km/h a mais), enquanto o 4S ganhou três km/h, atingindo 304 km/h.

Os dois carros esportivos estão equipados de série com uma transmissão de dupla embreagem com oito marchas (PDK) e a tração integral inteligente Porsche Traction Management (PTM), para proporcionar o máximo de prazer ao dirigir. Alternativamente, o 911 Targa 4S pode ser encomendado com a caixa de câmbio manual de sete velocidades recentemente desenvolvida, com o pacote Sport Chrono incluso. Novas tecnologias também foram integradas ao amplo espectro de conteúdo dos dois modelos 911 e, pela primeira vez foi disponibilizado o sistema Porsche InnoDrive, que inclui o controle de velocidade adaptativo. Graças à função Smartlift aperfeiçoada, a altura livre do solo pode ser programada, para que o carro fique mais elevado no uso diário. A lista de opções é complementada pela ampla linha da Porsche Tequipment e novas opções de personalização da Porsche Exclusive Manufaktur. A Porsche vai ampliar ainda mais a combinação de elementos de estilo tradicionais, design atemporal e tecnologia de ponta numa edição especial do 911 Targa que terá sua estreia em meados de maio.

Eficiente motor boxer biturbo

Como os modelos 911 Carrera, as duas versões do 911 Targa foram beneficiadas pelo aumento de potência proporcionado pelos motores boxer de seis cilindros e três litros. Tanto o desempenho como o uso no dia-a-dia tiveram ganhos. O motor do 911 Targa 4 desenvolve 283 kW (385 cv) a 6.500 rpm, ou seja, 11 kW (15 cv) mais do que seu antecessor. O torque de 450 Nm é disponibilizado ao longo de uma ampla faixa de rotações, entre 1.950 e 5.000 rpm. Com 331 kW (450 cv), o 911 Targa 4S entrega 22 kW (30 cv) de potência a mais do que seu antecessor e gera um torque máximo de 350 Nm (30 Nm a mais), entre 2.300 e 5.000 rpm.

Tração integral otimizada para melhor desempenho

A performance aprimorada dos novos modelos com tração integral acompanha o maior desenvolvimento da tração no eixo dianteiro. A unidade que reúne a embreagem e o diferencial é resfriada a água e tem discos de fricção reforçados para maior robustez e maior capacidade de carga. O maior torque atuando na embreagem aumenta sua precisão de ajuste e a função da tração adicional do eixo dianteiro. Acima de tudo, o eixo dianteiro aperfeiçoado com PTM (Porsche Traction Management – Gerenciamento de Tração) contribui para melhor tração em todas as condições de estrada.

Chassi desenvolvido ainda mais para maior conforto e segurança

O sistema PASM (Porsche Active Suspension Management – Gerenciamento Ativo da Suspensão) de amortecimento variável controlado eletronicamente faz parte do equipamento de série dos novos modelos 911 Targa. Esse sistema ajusta automaticamente as características de amortecimento em termos de conforto de rodagem e dirigibilidade para cada situação de condução e conta com dois mapas ajustáveis manualmente, Normal e Sport. O sistema Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus – Vetoreamento de Torque), que inclui o bloqueio eletrônico do diferencial traseiro com distribuição de torque totalmente variável, foi adicionado ao equipamento de série do Targa 4S e é disponibilizado como opcional para o Targa 4. Como as outras oito versões do Porsche 911, os modelos Targa também são equipados de série com o modo Porsche Wet. Sensores montados nas caixas de rodas dianteiras são capazes de detectar água na superfície da via e, se forem detectados volumes significativos, um sinal no cockpit recomenda ao motorista acionar manualmente o modo Wet. A partir daí a responsividade é adaptada para as condições, garantindo o máximo de estabilidade de direção.

A dinâmica do acerto de condução para o 911 Targa 4 inclui pneus 235/40 ZR montados em rodas de liga com 19 polegadas no eixo dianteiro e pneus 295/35 ZR em rodas de 20 polegadas no eixo traseiro. Já o modelo 4S é equipado com pneus 245/35 ZR em suas rodas dianteiras de 20 polegadas e pneus 305/30 ZR nas rodas traseiras de 21 polegadas. No Targa 4, a desaceleração fica a cargo de discos de freios de 330 milímetros nos dois eixos, com pinças fixas pretas de quatro pistões. As pinças de freios pintadas de vermelho do Targa 4S têm seis pistões no eixo dianteiro e quatro no traseiro, enquanto seus discos medem 350 milímetros na frente e atrás. O Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB – freio de composto de cerâmica) pode ser pedido como opção.

Extravagante design Targa com inspiração moderna

O exterior do 911 se caracteriza pelos elementos de design da geração de modelos 992. Comparado a seus precursores, sua carroceria apresenta caixas de rodas significativamente mais pronunciadas na dianteira e, entre seus faróis de LED, o capô traz um recuo diferenciado, remetendo ao design das primeiras gerações do 911. Sua traseira é dominada pelo defletor com extensão variável mais largo e pela barra luminosa integrada sem descontinuidade. Com exceção das seções dianteira e traseira, todas as superfícies externas são feitas de alumínio.

O interior reflete o dos modelos 911 Carrera e é caracterizado pelas linhas claras e retas de seu painel e pelos instrumentos embutidos. Os modelos 911 dos anos 1970 foram a inspiração nesse aspecto. Ao lado do contagiros central – uma característica muito típica da Porsche – dois estreitos displays sem molduras ampliam as informações fornecidas ao condutor. Uma unidade de interruptores compacta com cinco botões para acesso direto a importantes funções do veículo está colocada abaixo da tela central de 10,9 polegadas do Porsche Communication Management (PCM – Gerenciamento de Comunicação). Os itens de série do PCM incluem navegação online baseada em dados em tempo real fornecidos pelos sistemas de controle de tráfego, assim como o Connect Plus.

Modelo para uma nova classe de carros esportivos desde 1965

O 911 Targa 2.0 de 1965 foi o pioneiro de um tipo de carro completamente novo. Originalmente comercializado como um “conversível de segurança com barra anticapotagem”, o Targa, com seu teto removível, logo se firmou como um conceito independente e, na verdade, tornou-se um ícone de estilo. Desde então até os dias atuais, a Porsche continuou a combinar dois mundos no 911 Targa: as vantagens da condução com teto aberto num cabriolé combinadas ao conforto e segurança para o dia-a-dia de um cupê.

Artigos Relacionados
Leia mais em Destaques
Comentários estão fechados

Veja também

Fox 2021 chega com mais itens de segurança

O modelo traz de série cintos de três pontos e apoios de cabeça para cinco ocupantes, além…