Até março de 2020, equipe de engenharia alcançará pico de contratações, chegando a 130 profissionais atuando em Pernambuco

Os investimentos da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) envolvem mais do que equipamentos e instalações: envolvem também pessoas. A capacitação de colaboradores é um processo permanente e estratégico do grupo desde a chegada a Pernambuco onde, além de produzir carros, também desenvolve talentos e tecnologia de ponta. Criado em 2015, o FCA Software Center é o primeiro centro de desenvolvimento de software powertrain do grupo na América Latina e, para garantir a excelência de entrega, aposta na capacitação de seu time. Atualmente com 90 profissionais, o Software Center espera contratar mais 40 engenheiros até março de 2020.

São 40 vagas para engenheiro eletrônico, eletricista, computação, mecânico e de automação, do nível Júnior a Especialista. As posições serão divulgadas com consultorias especializadas, mas os interessados também podem enviar currículo através do e-mail curriculum@fcagroup.com .

Uma vez selecionados, os profissionais do FCA Software Center continuarão o desenvolvimento de suas habilidades em capacitações que ocorrem dentro da própria FCA. Cerca de 25% deles já passaram por capacitações no exterior, o que possibilita a visão ampla do mercado da FCA no mundo, respondendo às demandas e compreendendo que o Software Center é uma extensão da FCA North America (Estados Unidos) e da FCA EMEA (Itália) no estado do Nordeste brasileiro. É lá que também são desenvolvidos os softwares que são embarcados nos modelos da Chrysler e Jeep produzidos nos Estados Unidos que atendem não só o mercado norte-americano como outros como Canadá e México.

“O fato de eles terem oportunidade de treinar e conhecer tecnologias em outros países se tornou um diferencial competitivo para nós. Já entendem o que os nossos ‘clientes’ lá fora querem e que estamos sendo um importante complemento da FCA nos Estados Unidos e na Itália aqui em Pernambuco”, diz Paulo Giúdice, gestor do Software Center.

O investimento no processo de aprendizagem dos engenheiros do Software Center da FCA inclui desde a residência no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R) até parcerias com universidades públicas de Pernambuco e da Paraíba, além das universidades de Ohio e de Oakland (ambas nos EUA), englobando inclusive “training on the job” nos Centros de Engenharia da FCA nos EUA e Itália.

O Centro desenvolve, em colaboração global, softwares de alta complexidade com modelos matemáticos avançados para controle do motor e de transmissões automáticas visando, principalmente, redução de emissões de poluentes, melhoria no consumo de combustível, aumento de eficiência e detecção de possíveis falhas do sistema powertrain além de garantir melhor dirigibilidade e aprimoraramento do desempenho do conjunto powertrain (motor-transmissão), melhorando a resposta aos comandos do motorista.

“Esse Centro é um marco de localização de produção de inteligência automotiva no Brasil, participando da criação de novos sistemas e soluções para os automóveis produzidos pela Fiat Chrysler Automobiles em todo o mundo”, destaca Giúdice.

“A quantidade de centrais eletrônicas embarcadas no veículo vem aumentando exponencialmente para gerenciar sistemas cada vez mais complexos visando maior eficiência com menor consumo de combustível e controle das emissões de gases poluentes. Para que esses objetivos sejam sempre atingidos é necessária a constante evolução dos sistemas acompanhando as demandas de mercado cada vez mais desafiadoras”, explica.

As atividades do Centro de Software compreendem três pilares principais de atuação:
• Desenvolvimento para o mercado LATAM – desenvolvimento de produtos para atender todas as plantas da FCA na América Latina (Betim – MG, Goiana – PE e Córdoba – ARG). Exemplo disso é o software utilizado no controle do motor Tigershark, embarcado no Compass, Renegade e Toro, produzidos em Goiana e também exportados para o mercado sul americano. O desenvolvimento do software, que iniciou-se na FCA Estados Unidos, agora também possui participação do Centro de Software em Pernambuco.
• Desenvolvimento Global – reconhecido como um centro de excelência global em combustíveis alternativos, o Centro de Software está presente em projetos que buscam a maior eficiência e sustentabilidade na utilização do combustível utilizado nos carros produzidos pela FCA em todo o mundo;
• Offshoring – escopo mais recente do Centro de Software que agora atua para atender necessidades identificadas em outras regiões prestando serviços tais como: documentação, codificação e testes de validação de software, automatização de testes para simuladores, entre outros.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

DAF CF Electric percorre 150 mil quilômetros movido a eletricidade na Europa

A distância equivale a quase quatro voltas ao redor do mundo e é a experiência prática que…