Home Notícias Preços de carros usados voltam a subir em fevereiro

Preços de carros usados voltam a subir em fevereiro

0

Carros com 10 anos de uso chegam a passar dos 3% de variação média

Após um período de estabilização, os preços dos carros usados voltaram a experimentar tendência de alta mais forte durante o mês de fevereiro. Segundo o Monitor de Variação de Preços da KBB do último mês, os carros usados, com idade entre 4 e 10 anos, tiveram reajuste de 2,09% em média no período. Seminovos e usados variaram com menor força, mas ainda apontam acréscimo nos preços médios.

Dentro do grupo dos veículos usados, os mais antigos são os que sofreram a maior alta nos preços em fevereiro, já que o ano modelo 2011 teve reajuste médio de 3,25%. Já observando o comportamento dos modelos seminovos (com até 3 anos de uso), a maior variação ficou a cargo dos 2021, com 1,88% em média, sendo 1% o acréscimo médio considerando os anos modelo de 2021 a 2018.

Estes comportamentos aconteceram num contexto ainda aquecido do segmento de veículos usados. De acordo com dados da Fenauto (federação dos revendedores), o mês de fevereiro deste ano foi 2,3% superior em transações se comparado a janeiro anterior (com 1.188.275 unidades comercializadas), além de ter sido 15,2% melhor do que o mesmo mês de 2020 (quando ainda não havia impactos da pandemia).

Reajustes médios abaixo de 1% costumam apontar certa estabilidade no comportamento dos preços, contudo, no caso dos carros novos, a média de 0,84% de variação identificada em fevereiro mostra uma tendência de alta contínua de preços para esta categoria que se estende há seis meses, desde setembro de 2020.
Analisando de maneira mais aprofundada, observamos que os modelos 2022 foram os maiores responsáveis por puxar a média de variação dos carros 0 km, uma vez que, neste caso, a alta para o período foi de 2,14%.

Foram analisadas 28.231 versões para elaborar esta edição do MVP de fevereiro de 2021.

A KBB Brasil utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação de veículos novos e usados. O processamento é realizado por um complexo algoritmo alimentado semanalmente por uma base com mais de 800 mil informações de preços de diferentes fontes do mercado. Além disso, todos os dados são avaliados diariamente por uma análise rígida de uma equipe de especialistas para garantir a validação dos preços publicados no site de acordo com a realidade brasileira. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos. Todos os preços da KBB Brasil são públicos e podem ser consultados gratuitamente no site kbb.com.br.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias

Deixe uma resposta

Veja também

Novo Nissan GT-R NISMO é revelado no Japão

Com mais fibra de carbono, carroceria exibe nova pintura exclusiva, inspirada nos circuito…