Técnicos da Prefeitura de Teresina apresentaram, na última sexta-feira (29/12), ao secretário de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Henrique Pires, o Centro de Controle Operacional (CCO), que tem como objetivo monitorar o sistema de transporte público da capital. O investimento é de aproximadamente R$ 29 milhões com recurso do Ministério das Cidades.   
 
O CCO possibilitará o controle de parte dos semáforos, dos cruzamentos, dos corredores exclusivos de ônibus. O Centro de Controle funcionará no prédio da antiga Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (Strans).
 
“Desde 2015, aguardamos do Ministério das Cidades a autorização para fazermos a licitação. Agora, temos essa autorização e nossa intenção é que a licitação dos equipamentos ocorra no primeiro trimestre do próximo ano. O CCO vai permitir que seja feita a manutenção em tempo real do sistema de mobilidade e do trânsito da cidade”, afirma o secretário Municipal de Planejamento e Coordenação, Erick Amorim.   
 
De acordo com o diretor de Trânsito e Sistema Viário da Strans, José Falcão, a central de controle dará mais segurança ao trânsito e aos usuários. “Pelo CCO, é possível saber o que está acontecendo e intervir de forma a melhorar a fluidez da via”, comenta.
 
Em Teresina, Henrique Pires visitou também o local onde será construída a segunda ponte sobre o Rio Poti, a Vieira Toranga, e o Parque Brasil, onde será feito o residencial do “Minha Casa, Minha Vida” e que faz parte da segunda etapa do Programa Lagoas do Norte. As duas intervenções, assim como o CCO, serão executadas com recursos do Ministério das Cidades.
 
“O Governo Federal está empenhado para garantir a liberação de recursos para obras tão importantes para capital. O CCO por exemplo representará um marco na mobilidade urbana de Teresina e na segurança no trânsito”, disse Henrique Pires.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

MINI estreia no Rally Dakar com três equipes no Top 5

Todos os oito times MINI percorreram o trajeto de 331 quilômetros entre Lima Pisco, no Per…