A Prefeitura de Teresina, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), deu início a renovação dos alvarás dos taxistas. O prazo termina no dia 3 de abril. São 2.010 taxistas que precisam procurar a Superintendência para renovar o alvará.
De acordo com a gerente de Licenciamento e Concessão da Strans, Cíntia Machado, os taxistas precisam comparecer a Strans neste período com os documentos pessoais e do carro para proceder a renovação dos alvarás. “Estamos aguardando os taxistas para realizar a renovação dos alvarás o mais rápido possível. Os condutores devem trazer os documentos pessoais e do veículo e ainda o Cadastro Mercantil do Contribuinte (CMC) que é expedido pela prefeitura”, acrescentou.
O diretor alerta que neste ano o taxista precisa apresentar ainda o certificado do Curso de Taxista, que está sendo realizado no Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e no Centro de Formação de Condutores (CFC) e que tem como objetivo qualificar o taxista. “Desde 2015, com as mudanças que foram feitas no regulamento dos taxistas ficou decidido que a partir agora é preciso que os taxistas façam o curso para que ofereçam um atendimento melhor para os usuários do serviço e a outra mudança é que o carro deverá ter o máximo seis anos de uso”, acrescentou.
A gerente explica que o taxista que não estiver com a documentação obrigatória não poderá renovar o alvará. “Solicitamos que os taxistas compareçam o quanto antes para que não haja problema. Além da análise da documentação faremos a vistoria dos veículos, verificando inclusive os equipamentos de segurança”, finalizou.
Taxista há mais de 20 anos, Pedro de Jesus Barbosa diz que todos os anos faz questão de vir renovar seu alvará logo no primeiro dia. “Venho logo no começo para que eu possa trabalhar tranquilo e ficar em dia”, explicou.
O profissional acredita que o curso é muito importante para qualificação do taxista. “Fiz o curso e gostei muito, mas é importante lembrar que todos os ensinamentos que recebemos no curso precisamos levar para a nossa rotina de trabalho, mas infelizmente muitos dos nossos colegas fazem o curso somente para apresenta o certificado no momento da renovação do alvará”, finalizou.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Nissan comemora 20 anos de uma história de sucesso no Brasil

Da importação de carros à fabricante nacional de automóveis, marca consolida sua presença …