A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) foi uma das vencedoras do Prêmio Ozires Silva de Empreendorismo Sustentável, com o case “Programa Jeep de Biodiversidade”. O anúncio aconteceu na semana passada, em Curitiba (PR). Em sua 10ª edição, a premiação é uma iniciativa do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE) e tem como objetivo reconhecer os melhores projetos nas áreas de empreendedorismo e sustentabilidade no país, que contribuam para o desenvolvimento da sociedade.
A iniciativa da FCA venceu na categoria Empreendedorismo Ambiental. Desde 2014, a empresa desenvolve ações de conservação da Mata Atlântica, em um projeto pioneiro na região Nordeste. Localizado em Goiana (PE), o Polo Automotivo Jeep foi construído em uma área que abrigava há séculos a tradicional cultura da cana-de-açúcar. Por meio de parceria com as universidades Federal e Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE), a FCA realizou estudos bibliográficos e de campo sobre a flora e fauna secular da Zona da Mata Norte, promovendo o resgate histórico da biodiversidade local.
A partir dessa pesquisa, foi concebido o “Programa Jeep de Biodiversidade” que tem como objetivos o resgate de 208 mil mudas nativas da Mata Atlântica de 250 espécies diferentes, a criação de 304 hectares de área verde, além da produção trimestral de 22 mil mudas em viveiro próprio e formação de corredores ecológicos para atração da fauna local. “Dentro da área do Polo Automotivo Jeep, já plantamos mais de 50 mil mudas de 289 espécies diferentes”, afirma o gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho da FCA para a América Latina, Cristiano Felix.
Outro objetivo do Programa é contribuir para a educação ambiental. O viveiro se transforma em sala de aula ao receber, semanalmente, alunos de escolas públicas da região, na faixa etária de 10 anos, para promover experiências de aprendizagem sobre meio ambiente. Cerca de 500 adolescentes de escolas municipais já participaram do circuito. “Além de conservar a Mata Atlântica, queremos formar uma nova geração que entenda a importância da preservação da biodiversidade no contexto de promoção da cidadania e de qualidade de vida”, completa Felix.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Renault anuncia investimento de R$ 1,1 bilhão no Brasil

O anúncio reafirma a importância do mercado brasileiro para o Grupo Renault A Renault do B…