Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

 

 
Saber o momento certo de trocar os pneus do carro não é uma tarefa difícil. O próprio pneu dá as indicações de que está na hora de trocá-los. Com produtos de melhor qualidade e tecnologias avançadas, essa tarefa tornou-se cada vez menos rotineira na vida do motorista. Mas ainda assim é necessário ficar atento aos sinais que o pneu dá informando de que é hora de aposentá-lo.
 

\"\"

Sua manutenção preventiva é a garantia de que vai durar o tempo previsto pelo fabricante. Por isso ela é tão importante. Calibrar semanalmente os pneus, realizar o rodízio, o balanceamento e o alinhamento ajudam a prolongar sua vida útil, embora ela também dependa de vários outros fatores. “Pode variar de acordo com o tipo de pneu (radial ou diagonal), com o volume de carga transportada, a maneira como o motorista conduz o veículo (freadas, arranque, curvas, etc), o tipo de estrada onde o veículo trafega, o clima, a manutenção correta e muitos outros aspectos”, salienta o especialista da CarClub Firestone, oficina credenciada pela Bridgestone, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo.
 
Desta maneira, o motorista pode adotar como principal sinal de que é hora de substituir os pneus os indicadores TWI (Tread Wear Indicator). “São ressaltos de borracha que ficam nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 mm de profundidade. Quando chegam ao seu limite, sinalizam que o pneu está ‘careca’ e deve ser trocado”, informa o especialista.  Andar com o pneu careca gera dificuldade de frenagem, prejudica a dirigibilidade, a aderência no solo e representa um grande risco para a segurança do motorista e de seus passageiros, além de ser passível de autuação pelas autoridades de trânsito.
 
Qual pneu trocar
 
Uma dúvida frequente do motorista é saber qual a quantidade de pneus a ser substituída.
 
O recomendado é trocar os quatro pneus ao mesmo tempo, caso tenham sido utilizados de forma correta com os rodízios tendo sido feitos regularmente. Isso possibilita que todos estejam nas mesmas condições. Caso não seja possível a troca dos dois conjuntos, o par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, que é o maior responsável pela estabilidade do veículo.
 
No que se refere às especificações dos pneus, o ideal é seguir as orientações do manual do veículo. Quando o pneu original é substituído por outro com especificações diferentes, pode comprometer o desempenho e segurança do veículo. O mesmo é válido para o uso de diferentes marcas num mesmo veículo, pois cada um tem características diferentes, como as ranhuras – responsáveis pelo escoamento da água em contato com a pista – na banda de rodagem, que tem grande influência na dirigibilidade especialmente em dias de chuva. 
 
O pneu é um produto durável e importante item de segurança. Por isso, é fundamental que alguns fatores sejam levados em consideração na hora da compra, tais como a garantia do produto – a lei determina três meses de garantia contra defeitos de fabricação; a qualidade da matéria prima; o suporte oferecido antes, durante e após a compra; e a destinação adequada aos pneus descartados.
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Jeep B-Ute é exemplo de parceria com Mopar

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.Conceito funcional mostra como se…