Piloto especialista transforma carro esportivo da Nissan em um suporte para câmera de alta desempenho

A Nissan desenvolveu o Nissan GT-R NISMO 2020 para ser o auge do modelo. Para obter o desempenho máximo, o motor foi atualizado, a aerodinâmica aprimorada e o peso reduzido pelo uso meticuloso de materiais exóticos.

Mas quando chegou a hora de documentar o mais novo supercarro esportivo da Nissan em seu habitat natural – a pista – havia um problema. Como filmá-lo?

Procure na internet pelo nome Mauro Calo. É um piloto profissional, de precisão e especialista em vídeos automotivos. Também conhecido por seu trabalho em filmes de grandes orçamentos e programas de automóvel para televisão, Mauro tem o carro perfeito para perseguir e filmar o 2020 GT-R NISMO 2020: outro GT-R.

Enquanto a Nissan ajudou a localizar um GT-R adequado para ser transformado em um camera car construído para esse fim, o piloto já trabalhava no design do produto final. Quando a unidade do GT-R chegou, ele e sua equipe montaram uma estrutura tubular sob medida, soldada ao chassi e capaz de suportar o peso do sistema profissional de câmeras.

Até que Calo concebesse o melhor camera car de alta velocidade, o veículo escolhido para esse tipo de filmagem seria um SUV. No entanto, os SUVs, mesmo de alta performance, não têm velocidade ou agilidade para seguir o carro mais rápido do mundo na pista.

Graças ao seu baixo centro de gravidade, suspensão esportiva ajustável e configuração de quatro lugares, o GT-R é o carro base perfeito para acomodar uma câmera desse tipo. E uma vez que o desempenho do motor biturbo 3.8 V6 é atingido por meio de seu avançado sistema de tração nas quatro rodas, é fácil ver por que a Calo o escolheu.

“Quando comecei a pensar em desenvolver um carro com câmera de alto desempenho, percebi rapidamente que o Nissan GT-R era o único carro que atenderia aos meus critérios”, disse Calo. “Ele tem desempenho de supercarro, com excelente manuseio e estabilidade na tração das quatro rodas. É notoriamente confiável e pode acomodar a equipe de que preciso para operar o sistema de câmeras. Não havia outro candidato.

Imagens fabulosas

Não são muitos os clientes do Nissan GT-R que usam regularmente os quatro assentos, mas uma filmagem típica exige uma equipe completa de câmeras. Com Calo ao volante, um operador de cardan, um puxador de foco e um diretor podem estar no carro ao mesmo tempo, garantindo imagens fabulosas em alta definição do carro mais rápido do mundo em alta velocidade (com todas as precauções de segurança, em local fechado) circuito, é claro).

“Eu já sabia, por dirigir em sessões de fotos e vídeos, que carro incrível é o Nissan GT-R”, disse Calo. “Mas desde que eu adaptei meu Nissan GT-R para ser um carro com câmera de alta velocidade e o usei para filmar alguns dos carros mais rápidos do mundo na pista, meu respeito e apreciação por seu desempenho, confiabilidade e estabilidade só aumentaram. Surpreende a mim e às equipes com as quais trabalho toda vez que a usamos o carro.”

Portanto, não havia escolha sobre qual veículo seria capaz de acompanhar o Nissan GT-R mais rápido e capaz já criado: a versão NISMO 2020.

Com coreografia cuidadosa planejada com antecedência e coordenada por meio de rádios transmissores sem fio, os dois Nissan GT-R travaram uma perseguição controlada pela pista de Lausitzring, em Brandenburg, na Alemanha, para produzir o material de divulgação do novo Nissan GT-R NISMO.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Camaro atualiza visual e incorpora pacote avançado de conectividade

Superesportivo da Chevrolet ganha atualizações na parte dianteira, além de tecnologias com…