Pioneira na tecnologia para veículos elétricos, a Renault também é referência em projetos envolvendo mobilidade zero emissão

O sistema de carros elétricos compartilhados VAMO, em Fortaleza, acaba de receber 10 novos veículos Renault Zoe. O VAMO, sigla para Veículos Alternativos para Mobilidade, é uma iniciativa inédita no Brasil e propaga a cultura dos carros compartilhados 100% elétricos. O sistema de carsharing foi implantado em 2016 em parceria entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza, o Sistema Hapvida (patrocinador do projeto) e a Serttel (responsável pela operação e manutenção). O principal benefício deste sistema é que incentiva energias limpas e renováveis, não emitindo gases poluentes e poluição sonora, assim como já acontece em sistemas semelhantes na Europa, como Paris, Milão, Londres, e nos Estados Unidos.

Para retirar o carro das estações é preciso que o motorista tenha um cadastro no VAMO. Esse cadastro deve ser feito pelo site do programa (vamofortaleza.com.br), preenchendo informações como nome, telefone, CPF, endereço e o número da carteira de motorista de habilitação B ou superior. As informações serão verificadas pela Serttel, que entrará em contato com o cadastrado para agendar hora, data e a estação de desejo do usuário para a assinatura do Termo de Responsabilidade, bem como para realizar teste drive acompanhado de técnico.


Renault, referência em Mobilidade Zero Emissão

Pioneira na tecnologia para veículos elétricos, a Renault também é referência em projetos envolvendo mobilidade zero emissão. Em Madrid, capital da Espanha, o projeto Zity disponibiliza 650 Renault Zoe em formato de compartilhamento, com reserva feita diretamente pelo aplicativo. Na França, nas cidades de Paris e Clichy, o Moov’in Paris disponibiliza 100 Zoe e 20 Twizy para uso compartilhado, com reserva feita também por meio de um aplicativo.

Além dos projetos de compartilhamento de veículos, a Renault também possui projetos de Smart Island, ilhas funcionais, inteligentes e eco-friendly. Em Belle-Ile-En-Mer por exemplo, 18 Zoe e 2 Kangoo Z.E. transitam pela ilha em um serviço de carsharing e aluguel, movidos a energia solar e com sete pontos de recarga espalhados pela ilha. O projeto também faz a utilização de segunda vida de bateria. A ilha de Porto Santo, em Portugal, é outro exemplo de Smart Island. Por lá, 14 Zoe e 6 Kangoo Z.E. transitam e atuam como armazenadores da energia solar e eólica em parte do dia, impedindo que a energia gerada seja inutilizada ou descartada.

No Brasil, a marca também desenvolve diversos projetos de mobilidade zero emissão. Em Fernando de Noronha, seis veículos 100% elétricos são usados pela administração e circulam pela ilha, sendo 3 Zoe, 2 Twizy e 1 Kangoo Z.E.. Em evento realizado em junho deste ano, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara assinou um decreto válido a partir de 2022, que permite apenas a entrada de novos veículos 100% elétricos em Fernando de Noronha.

Outro projeto é o VEM DF (Veículo Eletromobilidade), que foi desenvolvido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Governo do Distrito Federal (GDF). O projeto é pioneiro no uso compartilhado de veículos elétricos para frotas públicas e disponibiliza 16 Twizy em formato de carsharing para uso pelos servidores públicos. O aplicativo escolhido para fazer a gestão do projeto será o Mobi-e, desenvolvido pelo PTI e já utilizado em um programa de compartilhamento de veículos interno da Itaipu, que envolve também o Renault Twizy. O Mobi-e permite reservar os veículos disponíveis, acompanhar sua localização, monitorar a velocidade, a carga de bateria, as rotas percorridas, além de outras informações. O desbloqueio dos carros ocorre por meio dos cartões dos funcionários cadastrados no sistema.

Em Belo Horizonte e Curitiba, a MRV disponibilizou 2 Renault Zoe em formato de carsharing para uso pelos moradores de um condomínio. Outra solução de Mobilidade Zero Emissão, em São Paulo, é oferecida pela Beep Beep, que disponibiliza 20 Renault Zoe para uso compartilhado, com a reserva realizada diretamente por meio de um aplicativo.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

FCA brilha no Estudo de Qualidade Inicial da J.D. Power nos EUA

Desempenho geral da FCA está acima da média da indústria pela primeira vez A Dodge fez his…