Para garantir a máxima vida útil do pneu, é fundamental fazer o alinhamento e balanceamento a cada 10.000 km

As férias de julho estão chegando. Antes de pegar a estrada e aproveitar com a família ou amigos lembre-se que a segurança sempre está em primeiro lugar. Na revisão do automóvel fique atento aos pneus, pois ele é o único ponto de contato entre o veículo e o solo. Pensando nisso, a Pirelli separou algumas medidas que todos devem tomar antes de viajar.

Após a revisão da mecânica de seu veículo, chega a hora de garantir também a sua capacidade de frenagem, estabilidade e dirigibilidade nas ruas e estradas. Faça a análise nos pneus checando seu estado, primeiramente olhando o TWI, (indicador de desgaste). Se ele estiver no mesmo nível, ou muito próximo, do restante da banda de rodagem, chegou a hora de efetuar a troca por pneus novos, sempre da mesma medida e dimensão,mantendo a originalidade do carro.

O TWI está presente em vários pontos da banda de rodagem e é sinalizado na lateral do pneu que, ao se desgastar, indica que o produto perdeu sua capacidade ideal de drenagem de água e, também, fica mais suscetível a perfurações e avarias. Para evitar cenários perigosos como aquaplanagem e dificuldade de frenagem, entre outros, mantenha os pneus nas suas condições ideais de funcionamento com vistorias regulares. Em caso de dúvida, sempre procure uma revenda Pirelli onde profissionais treinados irão avaliar os pneus e indicar o que o proprietário deve fazer.

O nível de desgaste dos pneus é importante, assim como a forma como eles estão se desgastando. Para garantir a máxima vida útil do produto, é fundamental fazer o alinhamento e balanceamento a cada 10.000 km, no máximo, ou se vibrações na direção, assim como tendências direcionais adversas do veículo, estejam cada vez mais intensas. Caso o veículo seja usado intensamente na cidade, onde as condições de asfalto são mais severas, principalmente após o período de chuvas, a Pirelli indica que este período entre uma revisão e outra seja reduzido para até 5.000 km. Outro sinal de alerta ao motorista é quando batidas em obstáculos ou buracos acontecem, o que podem provocar danos aos pneus, rodas e componentes da suspensão.

Mais uma indicação importante da Pirelli é que o proprietário do veículo faça rodízio a cada 10.000 km, para garantir desgaste por igual dos quatro pneus. Isso é importante já que os pneus localizados no eixo de tração tendem a se desgastar mais rapidamente do que os outros. Caso o proprietário opte por fazer a substituição de apenas dois pneus, a Pirelli indica que os dois pneus novos sejam colocados no eixo traseiro do veículo, independentemente do tipo de tração do mesmo. A justificativa é que a recuperação do controle da direção, em caso de perda de aderência da traseira do veículo, requer maior habilidade do motorista para redirecionar o veículo ao trajeto correto.

Para encerrar, reforçamos a importância da calibragem. Faça uma vez por semana, sempre com os pneus frios, sem esquecer do estepe, seguindo as especificações do fabricante, indicadas no manual do proprietário do veículo. Fique atento às alterações necessárias na calibragem para quando o veículo estiver muito carregado (situação comum em viagens com a família e com muitas malas no bagageiro). Com os pneus calibrados e todo o conjunto alinhado e balanceado, seu veículo irá consumir menos combustível, terá melhor dirigibilidade e aderência e a oportunidade de aproveitar com segurança e tranquilidade as férias em família será ainda maior.

Boa Viagem!

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Edição especial Dolcevita celebra o 62º aniversário do Fiat 500

Duas versões estão disponíveis: conversível, com um exclusivo teto de listras brancas e az…